Depois de uma gostosa e tranquila noite dormida, tomamos um cafezão e decidimos conhecer a região. Como eram aproximadamente 9h pela manhã, demos um giro pela cidade de Petrolina, que dormia, buscando conhecer alguns de seus pontos turísticos, a citar: Museu do Artesão (fechado), Museu do Sertão (fechado), Estação de Trem (atualmente, funerária) e o famoso Bodódromo. Este merece uma história à parte.
Estávamos trafegando numa avenida principal e paramos para perguntar para um senhorzinho que estava no ponto de ônibus:
- Onde é o Bodódromo, senhor?
- É, veja bem, meu filho... ... O senhor vai, vai indo, e vai lá pra frente, e quando chegar lá na frente a rua vai acabar! Aí o senhor vai pra ZéMaria. Pega o redondo e vai, mas eu tô indo pra lá. Vocês me levam que eu mostro onde é o Bodóqui!
- !!?????????? Infelizmente não temos espaço, senhor! Mas a gente vai achar!! Obrigado!!
Decidimos ir em frente por nossa conta e, a pouco mais de 100 m, achamos o tal Bodódromo!
RSRSRSRSRSRSRSR O episódio virou piada. Continuamos rindo por horas sobre o assunto!
Percorremos o Bodódromo e descobrimos que se trata de uma Via Gastronômica, com inúmeros restaurantes e quiosques servindo pratos típicos à base de bode e carneiro.
Voltaremos mais tarde para comprar o tal bode pra janta!
Antiga Estação Ferroviária, atualmente Funerária |
Por algumas horas não encontramos Ivete, que também é juazeirense da gema, e ali estava fazendo o show da virada, e se divertindo ao lado do Rio. (Ivete é a Sangalo!!! já estamos íntimos! rsrsrsr)
Caiaques do Vale - R$20,00 o caiaque duplo por 1h (74) 9134-6454 ou (74) 8806- 6801 |
Após uma hora de refresco na água, fomos na direção de Sobradinho, pela BA 210, aproximadamente uns 80 km, sentido Oeste, onde está localizada a Represa e Usina Hidrelétrica de Sobradinho - CHESF. Não há informações e nem placas indicativas da represa. Paramos duas vezes para pedir informação e, ainda assim, nos perdemos, pois há inúmeros entroncamentos e rotatórias. Nossa recomendação é ir devagar e perguntar em postos de combustíveis.
Usina de Energia Eólica Pedra do Reino, no caminho para Piçarrão |
Um dos inúmeros canais de desvio das águas do Rio São Francisco |
Sistema de eclusas que permite a navegação |
Desnível das águas de aproximadamente 30 m |
Canal de navegação do São Francisco |
O lago está apenas com 3% de sua capacidade total e, por este motivo, a geração de energia elétrica também está reduzida. Para que ocorra a navegação pelo rio, e transposição da barragem utilizando sistema de eclusas, é necessário que o nível da barragem esteja em pelo menos 30% do total. O recuo do rio é evidente e já existem árvores e bancos de areia no meio do lago. Cumpre citar que este é o maior lago artificial da América Latina.
A barragem de terra zoneada tem 12,5 km de extensão e 41 m de altura |
A potência instalada é de 1050 MW, atualmente reduzida por conta da estiagem |
Acabamos fazendo um trajeto por dentro do leito de um rio seco para conhecer a verdadeira secura do nordeste, nos surpreendendo com a aridez que toma conta de toda a região.
Rio seco já há muitos anos |
Esse é um afluente do Rio São Francisco |
Nós no Aeroporto de Petrolina (PE) |
Filé de bode grelhado, macaxeira, angu, arroz e farofa de feijão fradinho |
Servidos de um bodinho? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.
SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO