Viagem Família______________________________________

.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uberaba a Belo Horizonte - MG

23 e 24 de janeiro de 2011
Uberaba – Belo Horizonte (MG)

Saímos de Uberaba aí pelas 7h15min, em direção à Belo Horizonte. Muitos km percorridos em pista simples, em mau estado de conservação, chegamos à entrada de Araxá. Daí em diante, melhorou um pouco, mas ainda em pista simples.
(Rodando pelas estradas de Minas, dá pra entender porque acontecem tantos acidentes: pista simples, esburacada, com sinalização horizontal precária, além da imprudência dos motoristas em excesso de velocidade são motivos suficientes!?!)

Chegamos à BH pelas 12h30min e ligamos pro Maurício, pra saber como chegar a sua casa. Ele foi nos buscar, pois estávamos a umas cinco quadras de distância!!!
Depois de uma boa hora de conversa com o casal Maurício e Mariana, resolvemos sair pra almoçar na região de Macacos (cidade de Nova Lima).
Petisqueira do Marquinho - Almoço com os amigos!

Lá chegando, entramos no Restaurante da Dona Dica, onde não tivemos sorte, pois não tinha o que queríamos. Diversos pratos que estavam no cardápio estavam em falta, assim, nos levantamos, pagamos as bebidas já consumidas e fomos ao outro lado da rua, na Petisqueira do Marquinho, onde o garçom Luisinho nos atendeu muito bem, fazendo o possível para nos satisfazer.
Morro Vermelho - Ig. N. Sra de Nazaré (1715)
Interior da mesma igreja.

Dali, fomos por uma estradinha de pó (que faz parte do traçado original da Estrada Real), subindo e descendo morros, pelo meio da mata, até chegarmos ao Morro Vermelho. Neste lugarejo está a igreja de N. Sra. de Nazaré, construída em  1715 , e que possui afrescos no forro e na nave principal, de onde se tem uma vista parcial da serra.
Caeté - Igreja N. Sra. do Bom Sucesso (1757)

Seguimos até Caeté, cidade que pertence ao circuito da Estrada Real, e aproveitamos para tirar umas fotos do coreto e da igreja matriz de N. Sra do Bom Sucesso, de 1757, estilo barroco, altares folhados a ouro e altar principal atribuído a Aleijadinho, na qual estava acontecendo a missa.
Sabará - Ig. N. Sra. do Rosário dos Pretos (1713)

Como já estava anoitecendo fomos conhecer Sabará. Lá a muvuca estava grande: nas praças centrais e no setor histórico havia uma grande concentração de jovens, bebendo, paquerando e se divertindo, porém a presença maciça da polícia nos confirmou o que o Maurício e a Mariana haviam dito sobre a cidade: Sabará é uma cidade muito pobre e está se tornando um local muito violento! Como em todos os locais de nosso país (e fora dele), o crack está dominando! Sabará é a cidade histórica mais próxima de Belo Horizonte e as atrações se concentram na praça principal, onde está a Igreja N. Sra. do Rosário dos Pretos, construída com paredes de pedra em 1766, inacabada, que circundam uma capela de taipa, de 1713. As obras desta igreja não foram acabadas, por ocasião da abolição da escravatura em 1888.
Chafariz do Rosário.


Vista noturna de Sabará - Igreja São Francisco de Assis ao fundo

Igreja São Francisco de Assis (1761)

A direita da igreja está o chafariz do Rosário de 1752 que até hoje funciona. Andando 2 quadras encontramos a igreja da São Francisco de Assis, de 1761, que estava fechada por ser noite. Porém possui um altar-mor em madeira policromada.

Resolvemos ir pra casa, pois já era tarde e, além da fominha, o cansaço também estava aparecendo!
Assim, voltamos pra casa de nossos amigos e jantamos umas pizzas, depois de vermos os filmes das viagens do Peru e de Ushuaia.

Como os donos da casa tem que trabalhar hoje, porque é segunda-feira (alguém tem que trabalhar nessa terra, não é mesmo?), ficamos por nossa conta, não sem antes de receber sugestões e mapa explicativo do Maurício, sobre o que fazer perto e mais longe de casa!
Como amanhã estaremos o dia todo dentro do carro, voltando pra casa, resolvemos fazer um passeio a pé pelo bairro, seguindo até a lagoa da Pampulha, vendo a igreja de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemayer e caminhando até o mercado, a fim de comprar o almoço e a janta.
Lago da Pampulha

Vista do altar principal - mural de Portinari

Igreja São Francisco deAssis - da Pampulha (1943) 

Igreja São Francisco de Assis, de 1943, fica às margens da lagoa da Pampulha e é um dos principais cartões postais da cidade. Possui estilo modernista e painéis de Portinari, sem contar o paisagismo de Burle Max nos jardins ao seu redor. De lá se avistam o Mineirinho e o Mineirão (estádio Gov. Magalhães Pinto).

Belo Horizonte é uma capital cheia de subidas e descidas... dá-lhe morro!!! Como está crescendo muito, está incorporando os municípios vizinhos. Possui uma rede de restaurantes, botecos e barzinhos incrível!
Na área central, pode se visitar a Praça da Liberdade, onde até pouco tempo atrás ficavam os prédios do governo e que, com o Gov. Aécio Neves, passaram a ocupar uma área concentrada fora da cidade, distante do centro. Aqui ficam construções antigas e centros culturais da cidade, inclusive o Milton Nascimento mora em um dos prédios antigos.
Dali pode se ir ao bairro Savassi, onde fica a Praça do Papa (Mangabeiras) onde há trilhas pelo meio da mata. Seguindo em direção ao Parque Municipal onde se veem o Palácio das Artes e escola de Música de BH. Mais adiante, na Av. Cristiano Machado, chega-se à Praça da Estação, onde está o Museu de Artes e Ofícios.

Como estamos com pouco tempo, dessa vez fizemos apenas uma visitação básica à cidade... as demais atrações ficarão pruma próxima!!!
Agradecemos aqui pela acolhida, hospitalidade mineira e carinho com que fomos recebidos pelos nossos amigos, Maurício e Mariana! Podemos dizer que "nós nos sentimos em casa"!!! Valeu!!!
Agora, estamos esperando pela visita deles “no Sul”.

Até a próxima!




5 comentários:

  1. Olá Família. Muito boas suas postagens, isso auxilia muitos que querem percorrer esses trajetos. Fizemos a algum tempo uma viagem em que saímos de Rio do Sul SC, e fomos até São João Del Rey, um belo estado pra ser visitado, com muita história e com um povo muito gentil. Esperamos que sua volta seja de total tranquilidade e muitas aventuras, Abraços do Marcelo e Silvana Souza.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos blogueiros!!!!
    Estávamos dando uma espiada no blog de vcs ...postagens muito bonitas...
    Estamos querendo ir para Minas Gerais agora na Páscoa...pelo jeito a viagem de vcs foi muito bacana..
    Quem sabe poderemos trocar idéias e dúvidas para a nossa viagem.
    Abraços,
    Jô e Marcos

    ResponderExcluir
  3. Amigos Jô e Marcos: Ficamos muito felizes com a sua visita ao blog e é claro que daremos todas as dicas que precisarem na sua visita a MG na Páscoa, visto que nós também iremos para lá visitar os "Maritacas" que moram em Juiz de Fora. Mande suas dúvidas para "amigosdeitajuba@ig.com.br"
    Abraços Marcos e cia(viagemfamilia.com)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a família!

    Gostei do Blog, sou mineiro e vocês foram pra lá.

    Abraço e muita luz.

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar, vocês passaram em Peirópolis.

    Bacana.

    Muita luz.

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO