Viagem Família______________________________________

.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curiosidades e informações gerais sobre o Paraguai

Desde o início de sua conquista, o Paraguai esteve no caminho para se chegar a outros destinos. Sua capital, Assunção, chamada de “Mãe das Cidades” era o ponto de partida de onde os espanhóis saiam em busca de outras terras e para fundar novos povoados.
Os missionários da Companhia de Jesus chegaram por volta de 1609 e lá permaneceram até meados de 1768. Daí o surgimento das Reduções Guaranis de “Santíssima Trinidad”, Jesús de Tavarangue (ambas declaradas Patrimônio Universal da Humanidade pela UNESCO, na década de 1990), além de “San Inácio Guazu”,”San Cosme e San Damian”, “Santiago”, “Santa Maria” e “Santa Rosa”.
 

A Redução de Jesús é chamada de Tavarangue (significa “aquele que foi sem nunca ter sido”), porque não chegou a ser utilizada e sequer concluída.

Jesus

O Paraguai tornou-se independente em 1811 e desde então, já passou por períodos de guerras (duas), ditaduras, transição democrática e regimes constitucionais.

O uso corrente do espanhol e do guarani está presente desde o nome de pratos que compõe sua culinária (chipá, mbeyú, chipa guazú, payaguá mascada... a base de mandioca, carne, queijo fresco e milho) até em locais onde ainda se podem verificar costumes indígenas, como Capiatá, Yaguarón, Itá, Caazapá,...


Chipa ou chipá - espécie de pão de queijo
Como o consumo de carne bovina é imenso no país, tudo se aproveita, desde o couro na confecção de artesanato típico como na confecção da guampa, que é feita com base no chifre de boi e no qual se toma o tereré (espécie de chimarrão servido gelado).

Guampa
                                                                                 
No artesanato, observam-se o uso do couro, penas, fibras naturais, sementes, além da arte em filigrana e dos instrumentos musicais (os luthiers paraguaios são famosos pelas harpas e guitarras que confeccionam)





Ñanduti

Mapa com as Provincias


População média: um pouco mais de 6 milhões de habitantes.


O desenvolvimento do Paraguai está estreitamente relacionado às duas Usinas Hidrelétricas Binacionais: a de Itaipu (compartilhada com o Brasil) e a de Yacyretá (com a Argentina), juntamente com a agricultura mecanizada e criação de gado.

Acima: Hidrelétrica de Itaipu. Abaixo, Hidrelétrica de Yacyretá

Principais cidades: Assunção (em torno de 600 mil habitantes), Encarnación (divisa com Argentina, ao sul), Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero (divisa a leste, com o Brasil).

Segue abaixo uma compilação do documento oficial recebido na divisa, com orientações básicas e importantes onde constam seus direitos e deveres. Pegue o folheto nas divisas e apresente-o sempre que se sentir lesado!

CAMPAÑA FELIZ VIAJE POR PARAGUAY CAMPANHA FELIZ VIAGEM PELO PARAGUAI
O BOLETÍN INFORMATIVO OFICIAL
Documentação necessária para se ingressar ao país:
- no caso dos brasileiros: Carteira de Identidade e cartão de ingresso, completo, timbrado e assinado pela autoridade de Migração – Lei 978/96 ou Passaporte.
Visto com permanência de 90 dias.

Em caso de não ter passaporte e não possuir o cartão de ingresso no país, a multa é de Gs 361.249 (algo em torno de R$ 145,00)ou (U$ 80,00) e se deve exigir o recibo oficial.

Para transitar pelas Rutas (rodovias) do país:
- o condutor deve ter o RG (e cartão de ingresso) ou Passaporte, Carteira de Motorista (melhor se for a Internacional), documentos de identificação dos acompanhantes.
- o veículo deve estar em condições técnicas adequadas e possuir documento.

- Sempre trafegue com o farol baixo aceso. A velocidade média permitida nas rodovias paraguaias é de 80 km/h, portanto, não exceda esse limite, pois você poderá ser flagrado e terá de pagar a multa. Não pague propina! No caso de estar trafegando em zonas urbanas, a velocidade permitida é de 40 km/h.
Caso seja parado numa blitz e tenha algo errado, o policial deverá expedir um documento com a infração descrita, o nome do condutor, identificação do veículo, e você deverá entrar em contato com a Secretaria Nacional de Turismo*, em Assunção, para pagar a multa. (*tel: 021 494 110).
Se nada estiver errado com a documentação e veículo, seja correto e não ceda a corrupção. NÃO PAGUE PROPINA!! Argumente, converse e exija seus direitos.


No momento do pagamento da multa, exija o recibo oficial.
Não pague nada na estrada, ajude-nos a combater as más práticas e a corrupção!



Multa por Infração de Trânsito: O boleto da multa fica em poder no motorista, que pode continuar sua viagem. Ele nada precisa pagar nesse momento.


Esperamos que com essas dicas vocês possam viajar e conhecer com segurança e tranquilidade o nosso vizinho e hermano Paraguay


Um comentário:

  1. Entramos hoje no Paraguai hoje. Alguns informações adicionais relevantes para os futuros viajantes. Se entrar por Foz, insista em dar sua saída oficial do Brasil, pois há informação desencontrada dos policiais da PF na rua, estacione e suba na sede da PF. Do lado Paraguaio, estão pedindo comprovante de vacinação de febre amarela. Não tinhamos o comprovante em mãos. Pediram uma "taxa" por fora para liberar e demos de desentendidos. Depois concordaram em aceitar foto dos comprovantes que estavam em casa. Providenciamos e conseguimos o visto.

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO