Viagem Família______________________________________

.

sábado, 24 de julho de 2010

Jalapão 2010 - Família MMDN (24/Jul - 25/Jul)

Jalapão - TO
24 e 25 de Julho de 2010

Gruta da Sussuapara

Esta gruta é, na verdade, um cânion de 20 m de altura por 500 m de comprimento, pelo qual corre o córrego Mata Nova. O local fica a 15 km de Ponte Alta, numa pequena entradinha escondida na mata, mal sinalizada por uma pequena “bacia” pintada. Percorre-se uma pequena trilha de uns 100m na mata, a partir da estrada e daí se desce até o leito do rio.


A vista é surpreendente, pois a cachoeirinha deságua num tanque que corre pelo cânion, serpenteando por paredes de arenito entrecortadas de raízes e cipós.


    Vista da parede de arenito                            Salão do cânion – Sussuapara
No local a temperatura é de 5 a 10 °C mais amena que o resto da região, que gira em torno de 35°C.

Cachoeira do Brejo da Cama

Seguindo mais uns 45 km, alcançamos a cachoeira Brejo da Cama, cujo acesso dá-se por uma estradinha lateral à direita, 10 km da principal, atravessando um areião fofo e profundo. Só 4x4!!!!

Acesso à Cachoeira                                         Cachoeira Brejo da Cama
            “Estrada” de acesso                              Lagoa Azul ou Lagoa do Enéia

Lagoa Azul ou Lagoa do Enéia

Mais 20 km em frente, entrando à esquerda, mais 6,5 km, fica a Lagoa Azul, também conhecida como Lagoa do Enéia. Nesse local rezou-se a 1ª missa da região pelo Bispo Dom Alano Maria Du Noday, há exatos 100 anos, pois amanhã será celebrada uma missa festiva comemorativa ao centenário do lugar.

Cachoeira da Velha - Parte Um

Para alcançar a Cachoeira da Velha percorre-se mais 30 km a partir da Lagoa Azul, até atingir um entroncamento em Y. Vai-se à esquerda e, mais 30 km de pirambeira e atoleiros, chegamos ao mirante da Cachoeira. Lindo o lugar que surpreendentemente possui deck/passarela de uns 500 m de comprimento eu nos leva até o mirante.

Esta Cachoeira é formada pelo queda do Rio Novo, com um altura de 25 m em duas quedas em forma de ferradura, com 100 m de extensão!!! Parece uma “Garganta do Diabo” em miniatura!!!

Caminho para a Cachoeira da Velha               Passarela com mirante da Cachoeira

Vista parcial da queda                                     Cachoeira da Velha
Chegamos à praia do Rio Novo, um quilômetro abaixo da Cachoeira da Velha. Local onde decidimos armar acampamento. Lá chegando, constatamos ser lindo, com uma bela praia de areias brancas!

São 17h30min e começamos a armar as barracas e preparar a comida antes do anoitecer completo! Mal sabíamos que a lua cheia nos acompanharia nesses dias de acampamento, pouco necessitando de outra iluminação!

No local já estavam instalados um casal de Palmas TO - Eduardo e Juciline, com seu filho Alex. Também são adeptos de aventuras e por isso rolaram altos papos entre todos!

Praia do Rio Novo                                  Nosso acampamento

Um comentário:

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO