Viagem Família______________________________________

.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Asunción - Ypacaraí - Salto del Monday

07 de janeiro de 2011
Asunción – Lago de Ypacaraí - Salto del Rio Monday

Depois de um delicioso café da manhã (desajuno), passamos pelo Palacio del Gobierno e seguimos em direção ao Lago de Ypacaraí.

Marcos observando um navio de patrulha fluvial da "poderosa" Marinha paraguaia.
Sentimos uma certa dificuldade para nos localizarmos e acharmos as atrações turísticas no país, pois não há placas indicativas e também faltam sinalizações nas ruas... é no PPPPPP (Pare Pergunte Para Primeiro Pedestre Passante) mesmo!!! Ainda assim, nem sempre é fácil descobrir o que as pessoas querem dizer!
Estrada que leva ao Lago Ypacaraí
 
Chegando lá, não resistimos: tomamos um gostoso banho refrescante!
A distância entre Asunción e Lago de Ypacaraí é de, aproximadamente, 50 km, percorridos com muito trânsito e falta de informações. O Lago não está indicado por nenhuma placa e, por conta disso, tivemos que parar umas 10 vezes para ter certeza da direção tomada.
 Eu, Mari, já estava quase desistindo e entregando os pontos, afinal, ficar no carro com essa temperatura não é mole, não!

O Lago Ypacaraí é um dos dois maiores lagos do Paraguai. O lago é muito popular entre os turistas e os habitantes do país. Ypacaraí (Lago do Senhor, na língua guarani), tem uma bacia de 1.017 km² e atrai anualmente centenas de milhares de veranistas.
O Lago Ypacaraí abrange cerca de 90km2 de superfície e suas dimensões são 24km de norte a sul e de 5 a 6 km de leste a oeste. Sua profundidade média é de 3 metros.

 Saímos de lá, depois de tomar uns helados e rodamos mais 280 km até achar o Salto del Monday, que fica na cidade de Puerto Presidente Franco, a uns 11 ou 12 km de Ciudad del Este. O lugar até tinha alguma indicação e vale a pena. Paga-se uma taxa de Gs 5000 por pessoa e seguindo por um caminho de 100 m, chega-se a alguns mirantes de onde se veem as cachoeiras.
O volume de água está bastante grande e proporcionou-nos um belo espetáculo!!

 O Parque Municipal do rio Monday
 ocupa uma área de 9 hectares, e
 após a Usina de Itaipu e complexo hidrelétrico binacional, as quedas del Monday é um dos principais atrativos turísticos do Paraguai.
O rio Monday deságua no rio Paraná, tem um fluxo variável dependendo da estação chuvosa.
 Quando estávamos indo embora, encontramos um caminhão da Alemanha que havíamos visto na pinguinera Senno Otway, em nossa viagem para Ushuaia, em janeiro de 2010.
Ficamos surpresos, pois isso já faz um ano!!!! O casal nos ouviu falar em alemão e apareceu na janelinha: Martin e Lynne são da região de Stutgart e não eram o mesmo casal (e caminhão) de 2010!!! Fizemos amizade, trocamos ideias sobre a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, demos algumas dicas e trocamos e-mails.
 Hospedamo-nos no Hotel Sama (dois quartos a R$ 64,00 cada) e amanhã seguimos rumo às Missões de Jesús e Trinidad, já perto de Encarnación. Boa noite!

Um comentário:

  1. ola, achei otimo seu site....gostaria de saber se tem como ir no salto del monday sem ser de carro??? estarei em ciudad del este por 8 diase nao sei muito o que fazer para passear com minha familia...obrigada... daniheise@hotmail.com

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO