domingo, 21 de fevereiro de 2016

Tiradentes - Minas Gerais

Dia 23 de janeiro de 2016
Tiradentes - MG: Museu da Moto (museudamoto@museudamoto.com.br)
Já depois do café da manhã, retomamos nossa viagem rumo à Tiradentes, cidade histórica onde já estivemos muitas vezes e onde temos amigos queridos.
A cidade de João Pinheiro, onde pernoitamos, possui pouco mais de 47 mil habitantes e sua principal atividade econômica é a agropecuária. A região foi colonizada por volta do século XVIII, pelos bandeirantes, antes da descoberta do ouro. De João Pinheiro a Belo Horizonte se percorrem 400 km, pela BR 040.
Este trecho da BR 040 é cheio de pedágios... a cada 100 km (ou cidade maior) há um posto de pedágio, a um custo de R$ 4,60 cada um. Infelizmente o serviço prestado pela concessionária não atende às necessidades, visto que ainda não há Centros de Atendimento ao Usuário - eles estão sendo construídos - e se você quiser usar o banheiro, por exemplo, terá de usar aqueles que funcionam precariamente em contêineres.
Atendimento ao usuário ao longo da BR 040 - feito em contêineres
Parece piada, mas depois de percorremos tantos quilômetros pelo Brasil (até aqui já foram pelo menos 9 mil), acabamos caindo num buraco imenso às margens da BR 040, a poucos quilômetros de Belo Horizonte. Paramos num congestionamento e resolvemos lanchar, pois era hora do almoço.
Usamos o acostamento para retornar alguns metros, pois havia um restaurante ali. Não tinha como ver a cratera que formada pela erosão e falta de conservação no trecho... resultado: a roda ficou no ar e o eixo ficou assentado na estrada. Tentamos inutilmente tirar o carro usando a tração...,... mas foi impossível visto que duas rodas (uma da frente e outra traseira) estavam no ar!!
Um cidadão de moto parou em nosso auxílio e sugeriu que ligássemos para o 0800 da concessionária da rodovia BR 040, dizendo que muitos outros motoristas já haviam caído no mesmo buraco, e desta forma foi feito. Após a ligação na qual solicitamos um guincho para reboque, passou-se aproximadamente uns 15 min e veio um carro pequeno de apoio da concessionária. O motorista alegou que não poderia ajudar, pois nosso automóvel é muito pesado e ele não conseguiria nos puxar. Conversando com o motorista o Marcos sugeriu que se houvesse mais dois homens fortes, para levantar a traseira, poderiam tirar o carro e, assim, foi chamada a ambulância que presta serviço à rodovia. Depois de poucos minutos lá estava a ambulância, com seus dois enfermeiros e o motorista levantando a traseira e o Marcos em cima do capô para fazer peso e encostar a roda dianteira esquerda no chão, eu (Mari) fui pro banco do motorista, engatei a reduzida 4x4 e... saímos com uma ajudinha valiosa!!! Ajuda improvisada, mas eficiente.

De Belo Horizonte a Tiradentes são mais 190 km, mas antes de chegarmos lá comemos um pão de queijo com suco na Queijaria Santa Maria, perto de Conselheiro Lafayete. A propaganda dizia: "pão de queijo por R$ 1,00"! É era enorme e gostoso!!!
Chegando à Tiradentes encontramos nossos amigos Mariana e Maurício, com sua filha Aninha no Museu da Moto, também dos amigos Rômulo e Andressa Garcia.
Estava acontecendo uma grande mostra de cinema na cidade, com projeções ao ar livre na praça central, com presença de milhares de pessoas. No Museu da Moto os amigos Rômulo e Andressa também entraram no clima e exibiram num telão o filme "Desafiando os Limites" , recomendadíssimo.
Com Mariana, no Museu da Moto, em Tiradentes MG
Marcos numa Kawasaki - ano 2002, igualzinha a utilizada pelos Chips do seriado americano
Aprendendo um pouco sobre a história do motociclismo
Fomos jantar no restaurante Vovó e CIA, na praça central, onde comemos "comida de boteco" (porção de linguiça com mandioca frita e torresmo de panceta). A cidade estava lotada, em função da Mostra de Cinema que sempre ocorre em janeiro, e retornamos ao Museu para nos despedirmos, pois iríamos pernoitar no camping da cidade, para não sair do clima descolado da nossa viagem.
Com os amigos aventureiros mineiros

Protagonista do filme Desafiando os Limites - com Anthony Hopkins:  Indian 2016
O Camping Tiradentes fica na entrada da cidade e possui boa infra estrutura, contando com cozinha comunitária, banheiros e quartos para alugar. Custo de R$ 40,00 para casal mais R$ 10,00 para estacionar o carro?!?!? (Até agora não entendemos o porque de cobrar o estacionamento do carro!!)
www.campingtiradentes.com.br
Chegamos lá às 23h, cansados, mas felizes por termos visto nossos amigos novamente. A proprietária nos recebeu e indicou os lugares onde poderíamos armar nosso acampamento. Rapidamente nos organizamos, tomamos um gostoso banho e dormimos, embalados pelo marulhar das águas do córrego Santo Antônio (afluente do Rio das Mortes).