quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LEP na Serra Gaúcha - 07-Set-2011

Acordamos às 07h15'. O café da Pousada Maré Mar estava muito bom e quentinho...importante para o desafio de encarar o frio e observar as baleias.

Logo em seguida caminhamos alguns metros e já estávamos na base da operadora Turismo Vida, Sol e Mar, onde fomos recepcionados calorosamente pela Nuben.

Fomos os primeiros a chegar e logo de cara conhecemos dois gatos. Adivinhem o nome deles...Alemão e ....Negão !!! isso mesmo, conheci um autêntico “negão”.

Negão e Luiz

Assim que o grupo todo estava reunido, a bióloga Paola proferiu uma pequena palestra sobre as baleias Francas e nos passou algumas orientações sobre o passeio embarcado.

Todo ano as baleias francas migram da Antártida para águas mais quentes para procriação e cuidados com os bebês baleias.

Pedro e seu amigo Franco
A gestação da baleia franca dura um ano e ela amamenta seu bebê por um ano também...isso faz com que ela tenha um filhote a cada três anos e apenas um por gestação.

No nosso passeio vimos 8 mamães com seus bebês e mais uma baleia solteirona.

Show das Baleias em Garopaba-SC
O pessoal da Vida, Sol e Mar é muito bom! Pensam em todos os detalhes, como: roupas impermeáveis para todos, Dramin, água, toalhas para secar os pés e um gostoso café no final do passeio.

Parabéns à equipe do Sr. Henrique!

Devidamente preparados pela Vida, Sol e Mar
O inusitado é que no nosso passeio estava também uma equipe de reportagem da TAM (Cassio, Marcel e Leonardo) que fez uma matéria que será exibida nos voos da TAM, a partir de out/2011. Essa reportagem também poderá ser vista no Youtube (Youtube/TAM).

Pedro será visto em Outubro nos voos da TAM
Na saída, passamos no IBF (Instituto Baleia Franca)...muito legal !

Agora, pé na estrada até Torres! Muita chuva e paciência com os inúmeros desvios por conta da interminável duplicação da BR101.

Praia de Itapeva - Torres - RS
Mas, eis que Bah!!! Chegamos em Torres por volta das 16h e fomos direto para o Parque da Guarita. Mas antes demos um giro com o Abutre na praia de Itapeva.

O Parque da Guarita é muito bonito e possui formações basálticas afloradas em plena praia. Fantástico!

Parque da Guarita - Torres/RS
Na sequência nos hospedamos no De Rose Praia Hotel, o mesmo em que a família Fiodi se hospedou há alguns dias (mas isso é outra história...).

Agora vamos jantar, seguindo a dica da Patricia (do De Rose Hotel), no restaurante Cantinho do Pescador, ao lado do Rio Mampituba, que separa Santa Catarina do Rio Grande do Sul.