Hoje descobrimos várias coisas sobre a Serra Gaúcha, mas a principal é que o tempo muda de uma hora para outra por estas paragens. Amanheceu chovendo muito e de tal forma, que somente às 10 da manhã tivemos coragem de sair do hotel pousada. Como de cima só vinha água então resolvemos fazer roteiros indoor e aqui em Gramado e Canela opções não faltam. Fomos no Mundo à Vapor que ficava muito próximo do hotel. O local agrada logo de cara, pois tem uma réplica de uma locomotiva despencada ainda fora do prédio. Lá tem várias maquetes e pequenos sistemas que explicam a capacidade humana de gerar energia ou facilitar indústrias através de máquinas a vapor. O mais impressionante é a menor fábrica de papel do mundo.
Quando saímos do galpão que abriga o Mundo à Vapor, uma grata surpresa nos esparava: Sol. Muito sol. Obviamente mudamos os planos e partimos logo para o Parque Caracol. A cascata do caracol, sua principal atração, é extremamente linda. Com as chuvas dos últimos dias a quantidade de água era bem boa e bem maior do que da última vez que estivemos por lá, em 1993. Infelizmente, a escadaria de acesso à base da cachoeira estava em reformas. Optamos, então, por subir até o observatório ecológico onde, com um elevador panorâmico, é possível ver a beleza do local um pouco mais ampla. Do lado de fora do parque existe um teleférico que conduz ainda mais alto e com uma vista frontal da cachoeira. Optamos não ir para poder aproveitar melhor o dia.
Fomos, então, para o Mini-Mundo. Muito bonito como sempre. O Pedro realmente adorou o lugar e bateu um monte de fotos. Lá fizemos um lanche de arrepiar. Torta alemã, ApfelStrudel e mais uma tortinha de limão de quebra. Entre outras coisas, descobrimos que existe uma cidade suíça, chamada Wassen, com igreja homônima. Tal igreja está representada no Mini-Mundo, assim como dezenas de outras. Descobrimos, aind, ,que bem breve o Mini-Mundo será ampliado permitindo uma maquete do Jardim Botânico de Curitiba.
|
Pedro no MiniMundo da Família Hoppner |
Do Mini-Mundo, paramos o carro no Belvedere do Vale do Quilombo e depois prosseguimos para o Alpen Park. Simplesmente um parque para pessoas com muita adrenalina. Descemos o trenó e a tirolesa. Logo que fechou o parque fomos numa loja de chocolate (coisa que todo turista que se preze e que vai para Gramado/Canela tem que fazer...). A loja era a FloryBal, cheia de maluquices para atrair a clientela, mas o chocolate estava muito gostoso.
|
Luiz e o Pedro radicalizando no trenó |
Para encerrar o dia fomos comer um galeto a primo canto. Escolhemos a Galeteria Mamma Mia. Muito bonita e boa, por sinal. Chegamos cedo e negociamos um bom desconto para o Pedro. A galateria servia muita coisa italiana, além de um bom vinho caseiro. Depois do jantar fomos para o hotel descansar... beijos
Ahh.. sobre as outras coisas que aprendemos sobre os gaúchos: a impressão que tivemos daqueles que moram por estas bandas: não vi quase nenhuma grande segurança (portões, concertinas, grades) na maioria das casas. Outra coisa: incrível como eles são generosos no trânsito. Aqui não dá para ficar estressado! Ou dá para ficar estressado, depende do teu estado de espírito.
|
Vale do Quilombo - Vista do Belvedere da Av.Hortencias |
Quando fomos a Gramado ano passado passeamos em todos os lugares mencionados acima e concordamos com todas as impressões. Fui no trenó também. Uma delícia! Vc não visitou o Castelinho Caracol? Lá tem uma mansão. Uma das residências mais antigas da região. Erguida em 1913, por meio de um perfeito sistema de encaixes, não se usa um prego sequer.Pertence à família Frazen.Nela conserva-se um pequeno museu mostrando o estilo de vida da época. Lá é servido chá de maçã e um dos melhores apfelstrudel. Ele é servido com sorvete ou nata (creme de leite fresco). hummmmmmmmm que saudades!!!
ResponderExcluir