10 de Janeiro
O grande dia... Saímos aí pelas 10 horas em direção ao nosso ponto extremo… As paisagens mudaram abruptamente, depois de muitos dias de deserto patagônico ! Para chegar de Rio Grande até Ushuaia são 200km de bom asfalto, quando se chega ao esplendoroso Lago Fagnano (uma linda visão) e depois passa-se pelas encostas das montanhas da cordilheira dos Andes até Ushuaia.
Rio Grande - Fin del Mundo |
Lago Fagnano |
Chegamos à Ushuaia debaixo de chuva fina (Uchuvaia!) e já aproveitamos para tirar a foto clássica na placa de entrada da cidade! Daí, seguimos direto para as cabanãs que haviam sido reservadas pelo Abutre, porém não pagas! (havia um certa preocupação no ar..).
Chegamos à esquina das “calles” “Pista de Esquí”com “Del Bosque” (o garmin levou direitinho até lá…) e o Roberto (proprietário) estava lá, veio ao nosso encontro, já nos orientando e recepcionando muitíssimo bem. (ps.: a internet encurta distâncias mesmo: como é que pode através de um simples email lá de Curitiba conseguir uma reserva tão certinha).
Mi Cabana - Roberto e Mabel |
Mabel e Roberto(Facebook-Mabel Chuliver) foram excelentes anfitriões ! Fora o fato da cabana ser muito linda, com uma bela vista da cidade, ele se ofereceu para assar um cordeiro para nós a noite. Então nos acompanhou ao super-mercado da cidade (bem grandinho por sinal), e já fez compras para o cordeiro assado e suínos para comer no jantar. Aproveitamos e compramos um super-lanche no super-mercado para almoçar!
Além disso, o Roberto ofereceu ajuda na compra dos tickets para o passeio de catamarã pelo canal de Beagle no dia seguinte. Pedimos então que ele providenciasse isso para nós. Show!
Com isso resolvido, fomos então até o Parque Nacional Terra del Fuego e optamos por fazer as trilhas de carro, e apenas as muitas curtas à pé já na beira da baía Lapataia.
A paisagem do parque nacional é muito bonita… Pode-se observar lagoas, montanhas, e com sorte, alguma fauna (castores fazem a festa nesta região), existem passarelas e trilhas muito bem cuidadas, uma beleza!
Tiramos então a foto clássica na placa indicativa do fim da Ruta 3e lá encontramos o casal gaúcho Alberto e “loura”, motoqueiros que acabamos reencontrando algumas vezes mais na nossa viagem (adesivamos a moto com o adesivo “viagemfamília”).
Na volta passamos novamente pelo centro, para conhecer a cidade e procurar alguns artesanatos e lembranças do local (obs.: muito caro os produtos oferecidos aos turistas, pois como Ushuaia é local de parada de transatlânticos os turistas “abonados” infestam a cidade e a tornam mais cara do que gostaríamos).
Voltamos para a nossa Cabaña e demos de cara com um belo carneiro sendo assado no chão, pelo Roberto!!! Que Beleza!!!
Mabel fez salada e nós cozinhamos arroz e batatas… acabamos convidando o casal para a confraternização do dia!!! Foi muito divertido, alegre e gostoso!!! O melhor cordeiro "a Patagônia" que se pode comer em Ushuaia!! Mabel ficou super-interessada na nossa viagem a Bolivia e Perú (eles sao “aposentados” e viajam todo anos…). Mais amigos para a nossa lista!!!
A familia CLAM ficou com a cabaña e LEP e MMDN ficaram na outra!!!
Banhos tomados, caminha gostosa nos esperando !!!!
Até amanhã!!!
Muito legal essa aventura. Acabei dando um tempo para ler um pouco sobre a viagem.
ResponderExcluirNão conhecia esse espírito aventureiro do (Luiz Santoro).
Deixa na gente com "água na boca" para fazer também.
Grande abraço
Frank & Nalva Honjo
Mari,
ResponderExcluirQue delícia de viagem...e de diário...
Por onde vcs andam? Já retornaram p casa?
Beijos
Elaine
Ushuaia eh show ... USHOWAIA ...!!!
ResponderExcluir