Viagem Família______________________________________

.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Ceres, Laguna Chiquita e Villa Carlos Paz

Dia 03 e 04 de janeiro de 2015
Ceres a Villa Carlos Paz, passando por Laguna Chiquita – Miramar (Balneária)


Logo após o café da manhã seguimos a Balneária para que os Quero Queros e os Abutres conhecessem a Laguna Chiquita, visto que os Garças estiveram nesse interessante balneário no ano passado quando da viagem para Santiago-Chile. Não sem antes todos do Viagem Família  fazerem uma operação de mobilização de busca ao celular do Luiz, que foi perdido! Encontrado o celular, seguimos viagem.



Miramar - Laguna Chiquita
Laguna Chiquita fica localizada em Miramar, distante 12 km de Balneária, na província de Córdoba. Suas águas salgadas são medicinais (para tratamentos de afecções reumatológicas, nervosas, dermatológicas e anti stress) e são alimentadas pelos rios Suquia, Xanaes e Petri. Nessa localidade também está o Gran Hotel Viena, já apresentado nesse blog em outra oportunidade, na visita realizada pelos Graças, em 2014. Para mais informações, veja: 

http://www.viagemfamilia.com.br/2013/12/morteros-villa-carlos-paz-cordoba.html




Após a visita ao Hotel Viena, o grupo se reuniu e almoçou no Petit Restaurante, a beira da praia formada pelo lago onde degustamos um delicioso buffet com frutos do mar, carnes e até cuio-porquinho da índia assado (delicioso).  Após o passeio pela orla da “praia”, seguimos viagem até a Estância Jesuítica de Colonia Caroya (séc XVII), onde foi instalada a primeira fábrica de armas brancas do país, em 1814, e que foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, distante, aproximadamente, 55 km de Córdoba (ingresso a $15 por pessoa).

Avenida principal de Colonia Caroya

Construção do séc XVII 





Tiradas muitas fotos e depois das explicações dadas pela Silvana, guia local, seguimos até Villa Carlos Paz, fundada em 1913. Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar hospedagem, mas após umas 5 tentativas, obtivemos sucesso no Hotel Afrik, onde pagamos $680 na entrada. Saímos pra jantar a duas quadras de distância no Restaurante Angelita’s. Na volta alguns membros do Viagem Família aproveitaram pra tomar um belo banho de piscina no Hotel.

Lago San Roque
Pela manhã, após o café da manhã, fizemos um pequeno tour pelas margens do lago São Roque onde estava um ponto de concentração do Rally Dakar, que se iniciou nesse dia em Buenos Aires e iria chegar ao local no dia seguinte.
Rio San Antonio


Visitamos algumas praias do rio Santo Antônio e retomamos o rumo a Mendoza, via Ruta Traslasierra pelo “Camino de las Altas Cumbres” – Ruta 34, chegando a Mina Clavero perto do meio dia. Dessa forma, após comprarmos deliciosos alfajores no El Nazareno e umas empanadas maravilhosas e fresquinhas no Mauro, distante uns 5 km estrada abaixo, continuamos nossa jornada até Mendoza, passando pela cidade de San Luis, capital da província de mesmo nome. 

Garça, Abutre e, mais ao fundo, Quero Quero

Mirante



Como não havia posto de combustível na Ruta 7, entramos na cidade de San Luis uns 10 km para abastecer para daí seguir viagem mais 600 km até Mendoza, nosso ponto de parada por dois dias.

El Nazareno é o local pra adquirir ma-ra-vi-lho-sos alfajores em Mina Clavero
Empanadas do Mauro: fresquinhas a toda hora!


Curiosidades: 
Mina Clavero (“água que brilha”) é uma cidade cheia de rios, nascentes e cachoeiras, formando um verdadeiro oásis. É local de veraneio de quem mora em Córdoba e Villa Carlos Paz, além das inúmeras fábricas de alfajores também é famosa pela pesca, especialmente da truta.

Lugares interessantes em Mina Clavero:
Parque Nacional Quebrada Del Condorito: Encontra-se a 60 km de Mina Clavero. Esta Quebrada se transformou em um refúgio de Condores é uma imensa fenda de 1500 metros de separação e sua parte superior tem 800 m de profundidade. O Parque acolhe também uma grande fauna nativa e cascatas permitindo a realização de atividades como trekking, escalada ou avistar os condores entre outras.
Museo Comechingón: Encontram-se objetos que pertenciam à cultura pré-colombina que povoou a região há mais de 8.000 anos. 
Museo Piedra Cruz del Sur: Com sua coleção de minerais e restos fósseis. Destaca-se a réplica do fóssil da maior aranha do mundo, pedras semipreciosas, hidrólitos, etc.
Balneario Central: Suas águas possuem funções terapêuticas e têm sido comparadas com as águas termais de Evian, na França.
Balneario Los Cajones y Los Elefantes: É um rio com rápidas y profundas ondas, e é ideal para esportes náuticos.
Residencia Serrana: O rio tem pouca profundidade e contém praias extensas, ideal para aproveitar com os amigos. Este é um ponto de diversão das famílias da zona.
Nido del Águila: É um balneário natural localizado somente a 1.500 metros do centro e é ideal para saltadores.
Camino de Las Altas Cumbres: Podem-se ver postos de produtores regionais, mirantes incríveis e o Museo de la Pampa de Achala.

Fonte: http://po.hostels.org.ar/Destinos/Mina-Clavero


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO