Viagem Família______________________________________

.

Salto Yucumã - RS - Jan/2006


12 de janeiro de 2006
Tenente Portela – Derrubadas – RS

SALTO YUCUMÃ

O Salto Yucumã é formado pela queda do Rio Uruguai, na divisa tripla no oeste de RS e SC com a Argentina. Situado no distrito de Derrubadas, pertencente ao município de Tenente Portela, no extremo oeste gaúcho, tem vista majestosa, por ser o maior salto do mundo em extensão, com 1800m de comprimento e altitudes entre 12 e 15m.
O Parque Estadual do Turvo (1942) tem 174 km² de mata virgem e a visitação do parque é permitida de 4ª feira a domingo (das 8h30min às 17h30min, com entrada permitida até as 15h). Nele ainda há espécimes de onça-pintada, puma, anta e cateto, além de mais de
 200 espécies de aves, como o pica-pau rei.

     De Ten. Portela segue-se em direção noroeste 45 km de terra até chegar na portaria do Parque, onde se preenche uma ficha de ingresso e paga-se uma taxa de visitação pequena (a taxa é cobrada por veículo: R$ 8,45). Percorre-se uma trilha de 16 km através da mata muito bem preservada até chegar ao estacionamento. Daí há duas trilhas de acesso: segue-se a pé de 500 a 600m vislumbrando as quedas. Olha-se para a direita e para a esquerda e vê-se o rio Uruguai correndo velozmente em direção ao sul. A profundidade do canal do rio Uruguai é de 90 a 120m. A vista do salto só é possível na época de seca, pois na cheia a queda fica submersa em virtude do grande volume de água do rio Uruguai. 
Não é permitido banho no local, pois é perigoso, apesar de haver uns remansos onde o pessoal molha os pés! Também não se pode acampar dentro do Parque e há passeios de barco só pelo lado argentino.
Há uma profusão de pedras diferentes e borboletas “matemáticas” que pousam na gente.





Em Tenente Portela (chamada assim desde 1942, em homenagem ao Ten. de Engenharia Mario Portela Fagundes, revolucionário da Coluna Prestes) hospedamo-nos no Salto Grande Turis Hotel, que possui uma boa estrutura e é confortável. A cidade possui uma estrutura básica de turismo, sem muito luxo, mas suficiente para atender à demanda. Jantamos no Big Bar Restaurante, onde encontramos argentinos (Buenos Aires) e brasileiros (Brusque-SC), com quem jantamos e conversamos alegremente. População (2004): 13.600 hab.

Existe um projeto para construção de uma hidrelétrica no rio Uruguai, e se ele for aprovado, 25% do Parque do Turvo ficará debaixo d’água e o salto desaparecerá!