São João del Rei a Juiz de Fora (MG)
Nos despedindo dos amigos Maurício, Mariana e Aninha |
Fomos muito bem atendidos pelo Márcio e pela Sueli e batemos um bom papo com eles, depois de ter degustado as tais delícias. Não sei se é o "melhor do mundo", mas estava bem gostoso um pão baguete com linguiça de 30 cm de comprimento e acompanhamentos ! Chegamos à Juiz de Fora ali pelas 16h... seguimos direto pra casa dos CLAM!
Nada como se reunir à família!!!
Juiz de Fora é uma cidade com, aproximadamente, 600 mil habitantes, estando entre os mais populosos do estado. Sua história se confunde com a história de Minas Gerais, uma vez que o Caminho Novo (Estrada Real) que ligava Ouro Preto ao Rio de Janeiro passava por lá, e a área naquela época era povoada pelos índios puris e coroados.
Em 1713 formou-se a Vila de Sto. Antônio do Paraibuna. Em 1865 passou a ser chamado de Juiz de Fora, provavelmente em homenagem ao magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa que ficou hospedado por pouco tempo na região, tendo função de juiz.
Mas, sem dúvida, não se pode falar de Juiz de Fora, sem se falar sobre o engenheiro alemão Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld, que realizou uma série de obras importantes e acabou fixando residência na cidade, que o homenageou com nome de rua e parque.
A cidade se desenvolveu muito durante o ciclo do café, foi entreposto de escravos, durante o período escravagista e depois do declínio da cafeicultura, passou a desenvolver um parque industrial invejável.
Mirante da cidade - às margens da BR 040 |
Morro do Imperador ou Morro do Cristo |
Cris, Mari, Maria e Alfredo admirando Juiz de Fora |
Visitamos o Mirante da cidade, localizado às margens da BR 040, com vista pra serra, e fomos até o Morro do Cristo (também chamado de Morro do Imperador) de onde se tem a vista de toda a cidade, pois fica a 930 m de altitude.
Museu Rodoviário - fica na Estrada Real, Caminho Novo |
Acervo esperando por reformas e manutenção! |
No Hotel Fazenda Santa Helena - vista da pedra do Paraibuna |
O café da tarde foi na casa de amigos, Neide e Cláudio, e a janta.... meu Deus! Ninguém mais consegue comer nada... estamos todos satisfeitos de tantas comidinhas gostosas!!!
Dia 14 a 16 de janeiro de 2013
Juiz de Fora (MG) a Itupeva (SP)
Os pés de acerola carregados! |
"A chuva cai lá fora...!" |
A população de Itupeva, hoje, é de, aproximadamente, 50 mil habitantes. Porém, se formos analisar o grande volume de pessoas que trabalham nas indústrias da região, pode-se duplicar essa quantidade tranquilamente.
Marcos, Tios Teodoro e Marília, primos Zé Roberto e Adriana , Douglas e Mari |
Itupeva era bairro (distrito) de Jundiaí, até que, em 1963, por plebiscito, foi emancipado e passou a ser município dois anos mais tarde.
Nossa aventura de férias está acabando... "levantamos acampamento" no dia 16/jan pela manhã, contrariando o tio Teodoro e seguimos em direção ao Sul... Nada como voltar pra casa!!!!
Agora já estamos sonhando e preparando as próximas aventuras!!! Aguardem!!!
Olá amigos!
ResponderExcluirAcompanhamos a "travessia" pelo país de vocês! Grande e bela viagem!!
Mas certamente, voltar pra casa também é delicioso!!
Um grande abraço!
Marcia
Com certeza, voltar é muito bom, mas basta ficar alguns dias parado que a "coceira" no pé do acelerador já começa!! A próxima já está quase decidida amiga Márcia. Agora só faltam acertar alguns detalhes e o roteiro definitivo. Viajar é bom demais!! Grande abraço aos amogos Caminhantes.
ResponderExcluir