______________________________________

.

.

.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pomerode SC


Pomerode - SC
09 de julho de 2011

2006 - Douglas e Natasha em frente ao Portal Turístico
Pomerode é uma cidade situada no chamado "Vale Europeu", no nordeste de SC. Ela foi fundada em 1863, por colonos vindos da Pomerânia, com a promessa do paraíso tropical. Não foi um paraíso, pois os colonos não conheciam a terra, o clima era quente e úmido e que, além dos índios, abundantes na região nessa época, faltava tudo! Por esse motivo, desenvolveram as famosas construções em estilo enxaimel - estruturas de madeira preenchidas com tijolos maciços feitos à mão e os rebocos feitos de taipa (mistura de barro, cal e capim seco).
2006 - Nati em frente à casa em estilo enxaimel
Foi emancipada em 1959, estando localizada entre Jaraguá do Sul e Blumenau. Sua economia é baseada num parque industrial bastante diversificado (porcelanas, confecções, máquinas e equipamentos, embalagens plásticas, etc) e o turismo na região é favorecido pela boa estrutura da cidade e pelas suas belezas arquitetônicas.
2011 - Mari em frente à casa em estilo enxaimel
Pomerode é considerada a cidade mais alemã do mundo, fora da Alemanha, pelo fato de possuir a maior quantidade de construções em estilo enxaimel que se tem registro.

No portal de entrada da cidade fica a Secretaria de Turismo, onde há farto material de divulgação da cidade, tanto destinos turísticos, quanto aventura, gastronomia, vestuário e demais informações relevantes à região.
2011 - Portal Turístico de Pomerode
Já estivemos nessa cidade diversas vezes e sempre acabamos voltando, pois a beleza do lugar, a farta gastronomia típica alemã e a simpatia do povo são atrativos que fazem com que se tenha vontade de voltar sempre!
Variedade gastronômica alemã



2006 - Ein Prosit!!

2011 - Ein Prosit!!! de novo!!!
Dessa vez visitamos Pomerode por ocasião da 4ª Winterfest, após termos sido gentilmente convidados pelo nosso amigo Cláudio Krueger, atual Secretário de Turismo,
Não podíamos deixar de degustar as delícias gastronômicas alemãs e aproveitamos para conhecer outro restaurante com culinária típica da melhor qualidade. Todas as vezes que visitamos Pomerode, procuramos prestigiar e experimentar um restaurante típico diferente. E, como sempre, não nos decepcionamos, pois todos são maravilhosos! Saboreamos Eisbein (joelho de porco), Kässler (bisteca defumada), Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo), Rot Wurst und Weiss Wurst (salsicha vermelha e branca), com os acompanhamentos possíveis. Um verdadeiro banquete!!!

2011- 4º Winterfest
O que é imperdível:

 Rota Enxaimel – são 16 km de estradas boas, algumas não pavimentadas, onde se pode observar as casas antigas dos colonos em estilo enxaimel – a estrutura é de madeira, preenchida com tijolos maciços feitos de barro a mão e as frestas e reboco feitos, originalmente, de taipa (barro, cal e capim seco). Aqui em Pomerode, há a maior concentração de casas deste tipo fora da Alemanha. A casa mais antiga é de 1867, Casa Wacholtz, mas há lindas opções para se tirar muitas fotos. Além da beleza dos quintais floridos e do estilo arquitetônico diferenciado, pode-se, ainda, comprar bolachas maravilhosas no fábrica de doces Multi Doces, da Eleonora, que mantém as receitas tradicionais que sua avó trouxe da Alemanha.

2006 - Multi Doces: HUM! Delícias caseiras!!!
1867 - Casa Wacholtz - "a casa de taipa": proprietário é o Sr. Helmuth Lümke, que nos recebeu muito amavelmente, conversamos em alemão, o que o deixou muito feliz. A casa pertenceu ao seu avô. 

Também, não se pode perder a oportunidade de degustar aqui , os pratos típicos da culinária alemã, destacando o Kässler (bisteca suína defumada e cozida), Eisbein (joelho suíno defumado, cozido ou assado) e Ente mit Rotkohl (marreco com repolho roxo).





· Entre as muitas atrações que a cidade proporciona, recomendamos o Museu Pomerano – com peças do colecionador Egon Tiedt, que conta a história dos primeiros habitantes da cidade; a Casa do Imigrante Carl Weege – um dos mais importantes e ricos comerciantes da região, morador na época de 1890, que reproduz com grande riqueza de detalhes, as moradias dos colonos daquela época.

Museu Pomerano
Zoológico de Pomerode, fundado em 1932 e conta com mais de 1200 animais diferentes e mais de 210 tipos de pássaros. É o terceiro mais antigo zoológico do Brasil e um dos mais diversificados, com uma grande quantidade de espécies!











 Na cidade ainda sobrevive o artesanato executado por exímios artesãos que mantém as tradições executando seus trabalhos nas técnicas trazidas pelos seus antepassados da Europa. Não deixe de visitar seus ateliês!

    Destaque especial para o ateliê da Silvana Pujol, que é uma verdadeira artista na pintura de ovos. Com uma técnica completamente diferente das Pêssankas ucranianas, cria motivos geométricos, utilizando desenhos de lapidadores de pedras preciosas em suas obras. Ela pinta desde os enormes ovos de avestruz até minúsculos ovos de lagartixa!

Artista Silvana Pujol - pinturas maravilhosas cheias de detalhes

Artesanato típico
  Festas de Pomerode: Pomerode possui diversas festas e eventos ao longo do ano, destacando: a Festa Pomerana (janeiro), Ostermarkt (festa da Páscoa), Winterfest (julho), junto com o Festival Gastronômico, entre outras. Mais informações: http://www.pomerode.sc.gov.br/ ou no http://www.vemprapomerode.com.br/                 

                                          


♠ Distâncias:


- Pomerode a BR 101: 90 km
- Pomerode a Jaraguá do Sul: 20 km
                              - Pomerode a Blumenau: 27 km
- Pomerode a Florianópolis: 179 km
- Pomerode a Joinville: 83 km
- Pomerode a Curitiba: 210 km
















2 comentários:

  1. Pomerode é um cidade muito bonita, nós visitamos o zoológico é sensacional, vale a pena conhecer a cidade.

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos!
    Acabamos de voltar de SC, sempre é uma delícia, conhecemos algumas cidades aí, mas Pomerode ainda não. Uma bela reportagem e uma ótima dica para nosso próximo retorno!!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO