______________________________________

.

.

.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Adventure Sports Fair - São Paulo

Portão de Entrada da Adventure Sports Fair

Adventure Sports Fair - São Paulo - 13 de agosto de 2011

Neste final de semana que passou, participamos novamente da Adventure Sports Fair, em S. Paulo, e que já está na sua 13ª edição.  Neste ano ela realizou-se no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera no centro de São Paulo, como há alguns anos atrás, diferente do ano passado em que foi no Anhembi ou anos anteriores, no Pavilhão Imigrantes.



Esta feira tem como objetivo a divulgação de produtos, atividades, empresas e outros afins dirigidos a empresas e público em geral para permitir e incrementar negócios, conhecimento e contatos para todos que atuam ou se interessam pelos esportes radicais, de aventura e turismo.
O ingresso custou, este ano, R$ 17,00 - valor que não pagamos, pois como somos sócios da BAS (Brazilian Adventure Society) e temos desconto de 50%. Nos outros anos em que frequentamos a feira recebemos convites de nossos amigos aventureiros expositores, mas neste ano, devido a uma falha na organização do evento pela empresa responsável, muitos deles optaram por não comparecer ou então acabaram aderindo 2 a 3 dias antes do evento acontecer, gerando grande confusão para todos.
Outro fato negativo foi a volta do evento para o Ibirapuera, local que, por ser um parque utilizado pelos paulistanos para lazer e esportes, acabou concentrando um número muito grande de pessoas no local, principalmente no que tange a questão do estacionamento dos veículos, pois todos que estacionam dentro do parque são obrigados a usar cartões de estacionamento com tempo restrito. Estacionamentos semi-clandestinos pipocaram nas imediações cobrando valores que lhes interessavam, não transmitindo segurança nem garantias.

Também notamos uma falta de organização na receptividade aos visitantes, pois não havia um ponto ou balcão de informações o que nos levou a percorrer diversos locais para encontrar nossos acessos e ingressos como convidados. Também não havia recepcionistas fluentes em idiomas estrangeiros, pois presenciamos ingleses completamente perdidos e que só conseguiram se encontrar no local após nós, do ViagemFamilia (que estávamos por perto), intermediarmos a situação: lamentável!
Após conseguirmos entrar, começamos a visita que, para nós viajantes aventureiros, sempre é um grande prazer, pois reencontramos, todos os anos, nossos pares e amigos de aventura e fazemos novos amigos que seguem a mesma vontade. Também nos interessa conhecer e aprender novas técnicas e equipamentos bem como fazer novos contatos profissionais e técnicos.


Rampa entre o primeiro e segundo piso
O Pavilhão da Bienal do Ibirapuera possui diversos andares e a feira estava concentrada nos três primeiros. No inferior, lojas de equipamentos, roupas e acessórios e veículos. No segundo piso, alguns esportes como "slack line", escalada, aventura em bike e 4x4 e muitas lojas, e finalmente o piso superior, agencias de receptividade turística dos estados, países e também dos outros esportes populares como futebol (com ênfase para a Copa do Mundo), tênis, basquete, artes marciais, ginástica, jogos de salão(???) e mais lojas de outras necessidades.

 Enfim, procuramos nos concentrar no que nos interessou que eram destinos de turismo de aventura e relacionados com nossos interesses, como equipamentos, vestuário e produtos e serviços voltados a esportes de aventura. Havia um interessante Museu da Bicicleta montado pela Caloi com diversas biclicletas de épocas diferentes, e que nos chamos a atenção.



Curtindo um 4x4
Nós, do ViagemFamilia, pelo fato de já termos visitado diversas feiras deste mesmo segmento de aventura, notamos uma certa diminuição de ofertas no que tange a locais e possibilidades de viagens diferenciadas... esse ano a Adventure Fair acabou oferendo muito espaço para esportes como futebol, futebol de botão,  ginástica, vídeo-games(sem comentários) e venda de roupas, calçados e demais equipamentos para academias e suplementos vitamínicos e alimentares, deixando o turismo e atividades de aventura em segundo plano. O que mais chamou a atenção foi a grande quantia de lojas ou stands de bugigangas e adereços completamente fora da linha esportiva como bijuterias "Made in China".


Claudio com Edu e Luiz
Apenas nossos amigos Joyce e Cláudio (http://www.terrasemfronteiras.com/) e Robert e Grace (CYD - http://www.challengingyourdreams.com.br/) estiveram apresentando seus projetos e viagens esse ano. Sentimos realmente falta de mais viajantes presentes, para podermos trocar experiências.

Com nossos amigos Ogros/Caminhantes e Lu(Fam. Muller)
Foi muito legal rever os amigosOs Caminhantes (http://www.oscaminhantes-ogrotur.blogspot.com/) e também conhecer pessoalmente a Lyanne do (http://www.vidadeviajante.com.br/) que é o casal Marcelo, Lyanne e o Gael que como nós todos, tem como lema de vida viajar. Todos somos viajantes e temos o mesmo pensamento de realizar nossos projetos de forma sustentável, e voltada a bons hábitos ecológicos e familiares, sem a necessidade de grandes investimentos.


Stand de SC com material de Barra Velha que levamos para expor na feira.

Com nossos amigos de Itajaí, Cleiton e Wagner
Os stands utilizados pelos estados brasileiros para divulgar suas atrações estavam bem representados, com destaque para São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso. Também como sempre diversos países da América do Sul, como Argentina, Chile e Perú, este último com bom material de divulgação à disposição dos visitantes.

Ao final fomos assistir a as palestras da Família Muller e do Challenging Your Dreams(Robert e Grace), no subsolo. Surpresa!!  As palestras anteriores não haviam respeitado o horário e estavam todas atrasada. Infelizmente só conseguimos assistir parte da palestra dos amigos Rony, Lu e Matheus (Fam. Muller) e pedimos desculpas por ter saído antes do final, e também a palestra do Rob e Grace que acabou sendo cancelada por falta de tempo pois a feira encerra as 22:00h e não havia mais tempo. Que pena que a falta de planejamento prejudicou este tão importante evento.

Saímos já no fim e voltamos a cidade de Itupeva onde estamos hospedados na casa dos Tios Teodoro e Marília, não antes de passar em Jundiaí e degustar uma deliciosa "pasta italiana" na Cantina Bertelli dos nossos amigos Adelaide e Flávio (http://www.cantinabertelli.com.br/), que estava, como sempre, deliciosa.


Domingo, dia de voltar para nossos lares, e aproveitamos para nos despedir em alto estilo com um belo churrasco em família.  Agradecemos aos Tios Teodoro e Marília pela sempre agradabilíssima hospitalidade bem como a ótima companhia da Adriana, do Zé Roberto e da Érica que com a sua filhinha Ana Úrsula nos fizeram novamente nos sentirmos em casa e EM FAMÍLIA.

3 comentários:

  1. Olá amigos!!!
    Concordamos com vocês, também sentimos muita falta do espaço para os viajantes, mais localidades para ampliarmos nossos roteiros e a confusão da palestra então... sem palavras...
    Obrigada aí pelo "marketing" da gente, e como já falamos, para nós valeu a pena realmente, o fato de revermos vcs e os Muller. Vamos continuar com aquela idéia de reunir as famílias viajantes? Iria faltar tempo para colocarmos os causos de todos!!!rsrsrs
    Um grande abraço e sempre, sempre, um enorme prazer encontrar vocês!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, primos e amigos!!! Vocês são nota 10 e moram no nosso coração!!! Ainda vamos viajar com vocês e compartilhar de toda essa alegria e entusiasmo.
    Não precisam esperar a próxima feira para voltar prá cá, tá?
    Beijos a todos.
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos,

    Obrigada pelas palavras. O prazer foi nosso em conhecê-los.
    Sobre a área de aventureiros, também sentimos falta de uma galerinha. E também de mais coisas que nos lembrem que a Adventure é uma feira de atividades que se pratica junto à natureza. Quem sabe no ano que vem a Adventure acontece sozinha e não junto com feira de atividades de academia né gente ;)

    Beijos e abraços nossos. A gente se encontra por essas estradas da vida :)

    Lyanne, Marcelo e Gael

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO