Viagem Família______________________________________

.

domingo, 5 de abril de 2015

Chegando ao Uruguai - Minas(Uy)

Dia 20 de janeiro de 2015
Saindo de Buenos Aires - ARG e chegando ao Uruguai, via Colonia del Sacramento
Vista de Buenos Aires de dentro do navio Buquebus.
Na nossa despedida de Buenos Aires, acabamos fazendo um amigo americano, Carl Rizzo, cidadão da Costa Leste, próximo de New York e que estava hospedado em Buenos Aires no mesmo hotel que nós, fugindo do inverno! Gente boa, muito simpático. Quem sabe logo visitaremos ele nos Estados Unidos.. Depois de trocarmos endereço de facebook e tirarmos mais algumas fotos (coisa que QUASE não fazemos!!!) seguimos até o Buquebus, localizado em Puerto Madero, Darsena Norte.
Despedida de Buenos Aires com o nosso novo amigo Carl Rizzo!
Estacionamento dos carros, dentro do Buquebus
Quase nos perdemos no caminho, pois as informações e placas indicativas são um pouco confusas, mas com algumas informações conseguimos chegar ao porto em tempo de fazer todos os trâmites aduaneiros - é importante chegar antes de forma a evitar qualquer imprevisto - pois nosso navio saía às 9h45min. Assim pudemos chegar com relativa folga no terminal de embarque onde saem os navios que fazem a travessia até o Uruguai, na cidade de Colonia del Sacramento. Realizamos os trâmites aduaneiros necessários para os carros e os passageiros e finalmente após 20 dias estamos deixando a Argentina.
Entrando no navio
Galera do Viagem Família a bordo do Buque indo para Colônia Sacramento
No deck, com vista para Buenos Aires
Duty Free dentro do navio! 
Como havíamos comprado as passagens há alguns dias (em Puerto Madryn), conseguimos o preço de PU$ 4.714 (Pesos Uruguaios) o que equivale a aproximadamente R$ 550,00 ou U$190,00  (para 4 passagens e mais o carro). O preço desta vez foi um pouco mais barato que na última vez que fizemos esta travessia, pois na vez anterior havíamos optado pelo navio expresso e ainda compramos a passagem exatamente 1 hora antes do embarque. Recomendamos efetuar a compra via internet (www.buquebus.com): é rápido, seguro e agiliza muito o embarque evitando filas e incômodos.
Embarcamos no Buquebus lento, que viaja a 12 nós por hora.
Levamos cerca de 2 horas para atravessar o Rio de la Plata, curtindo o vai-e-vem do navio, que navegava lentamente causando sono em uns e enjoo em outros!


Chegando ao Uruguai, adiantamos nossos relógios em 1 hora, pois o fuso horário do Uruguai é o mesmo que o do Brasil. Rapidamente passamos pela "revista" do carro na aduana uruguaia e seguimos até o centro histórico da cidade de Colonia del Sacramento, local lindíssimo, pois é uma cidade barroca portuguesa, parecida com Parati, no Rio de Janeiro.
A cidade foi fundada em 1680, quando a Coroa Portuguesa decidiu que se estendesse seu território até às margens do Rio da Prata de modo a intensificar o comércio.
O Tratado de Madrid, assinado em 1750 determinava que Portugal entregasse a região para a Espanha, em troca de ficar com os Sete Povos das Missões para si. Ela voltou à posse de Portugal em 1817, quando D. João VI incorporou toda a região do atual Uruguai aos domínios de Portugal.
Tornou-se independente e território uruguaio em 1828, quando foi assinado a Convenção Preliminar de Paz.

Passeamos pela cidade e, mesmo com chuva, conseguimos rever o forte, o farol (sem subir), andamos pelas ruas calçadas por pedras e fizemos um lanchinho. Descobrimos que o Uruguai está bastante caro, pois o lanche básico saiu U$ 40 para 4 pessoas! Encontramos, em Colônia, um grupo de amigas brasileiras que estavam viajando juntas e que tinham nos visto perambulando pelas ruas de Buenos Aires, sendo reconhecidos pelas nossas camisetas inconfundíveis do Viagem Família, nesta ocasião na cor roxa!
Seguindo pela Ruta 1 em direção a Montevideo
Como todos já haviam passado por Montevideo alguma vez, o grupo decidiu escolher outra rota, indo pela Ruta 11 passando por San José de Mayo, mais para o interior evitando a já conhecida estrada que passa por Punta del Este. Assim, passamos pela cidade de Canelones a de lá, já pela Ruta 8, fomos até Minas! Minas do Uruguai e não do Brasil!!!
Ruta 11
Próximo de Canelones
No caminho abastecemos e levamos um susto!!! O preço do combustível foi o mais caro que pagamos em toda a viagem: cerca de R$ 190,00 para 43 litros de diesel (PU$ 1619): mais de 4 reais por litro!
Muitas lombadas depois, mas por asfalto impecável, atravessando diversas cidadezinhas no interior uruguaio, chegamos à Minas, onde jantamos no Restaurante Ki Joia, localizado na praça principal da cidade - Plaza Libertad. Pernoitamos no Hotel Minas (www.hotelminas.com) a PU$ 1990 para 4 pessoas. Há na cidade casa de câmbio, o que facilitou bastante, visto que ainda tínhamos alguns pesos argentinos e a cotação para dólar não estava muito favorável!  Vale citar que em toda essa região o peso argentino é aceito e dessa forma pode-se gastar os eventuais pesos argentinos que ainda ficaram na carteira.
Amanhã estaremos em casa!!! Estamos todos felizes em retornar ao Brasil!!!

2 comentários:

  1. Bom dia

    Vou realizar parte desse roteiro e gostaria de saber se a Ruta 11 de San José de Mayo, passando por Canelones até Minas é tranquila, digo, bem sinalizada, asfalto em condições boas, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Assistence:
      A Ruta 11 é tranquila mas tem pouca sinalização e muitas bifurcações. Preste muita atenção por onde vai para não seguir por um caminho errado. O asfalto é ótimo mas nas cidadezinhas existem poucas opções de hospedagem, em médias 3 ou 4 por cidade. Mas é fácil de achar vagas. Da mesma forma opções de alimentação. São poucas mas boas. Qualquer outra dúvida mande email para viagemfamilia11@gmail.com
      Grande abraço,
      Marcos
      Viagem Familia

      Excluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO