Viagem Família______________________________________

.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

12ª Festa do Maracujá - Araquari - Santa Catarina.


Neste mês de abril, do dia 14 até o dia 21, está acontecendo a 12ª Festa do Maracujá na cidade de Araquari-SC.
Esta tradicional festa, já na sua décima segunda edição, acontece a cada 2 anos na cidade de Araquari, localizada no litoral norte catarinense, a aproximadamente 180 km de Florianópolis e 40 km de Joinville.
Araquari foi fundada oficialmente em 5 de abril de 1876 apesar de existirem registros históricos de sua povoação inicial ter começado apenas 40 anos após o Descobrimento do Brasil, em consequência das inúmeras navegações de exploração da costa sul brasileira. Dessa forma a cultura predominante da região é açoriana que, entre os anos de 1748 a 1756, teve grande afluxo dessa colonização. Desde então, juntamente com as culturas indígenas locais e mais a cultura africana vinda como decorrência da escravatura, houve uma miscigenação criando um entrelaçamento cultural produzindo o desenvolvimento da região.

Atualmente sua população gira em torno de 31.000 habitantes, segundo censo realizado em 2014. A economia do município está baseada na produção agrícola com destaque para sementes oleaginosas, cereais (arroz) e leguminosas. Também há pecuária, silvicultura e extração vegetal nativa. Nos últimos anos o desenvolvimento industrial do município cresceu bastante com a instalação de muitas empresas de grande, médio e pequeno porte em diversos segmentos. A logística e infraestrutura proporcionadas pelo município, aliadas a sua localização estratégica à beira de rodovias, perto de portos marítimos e um novo aeroporto em construção, alavancaram o grande crescimento do setor industrial de Araquari. Destaque para a última implantação da fábrica da BMW ( Bayerische Motoren Werke) no ano de 2013.
Pavilhão Gastronômico

Raro casal de cisnes negros

Nati junto a exposição de ovinos

Coelho curioso

Bubalinos-búfalos
A Festa do Maracujá começou no ano de 1995 decorrente da grande produção do fruto iniciada nos meados de 1987 pelo Grupo Sinuelo. Com o sucesso na produção e consequente expansão, o maracujá é hoje uma importante atividade e fonte de renda do município, diversificando as então tradicionais culturas de cereais existentes na região. A Festa do Maracujá faz parte do calendário oficial de festas no estado, sendo que é um sucesso de público, pois na sua última edição atraiu aproximadamente 250.000 visitantes.
Junto com festa realizam-se exposições de máquinas agrícolas, artesanatos regionais, shows musicais com atrações locais e nacionais e claro, muita gastronomia regional com ênfase a pratos e bebidas produzidos com o fruto do maracujazeiro.
Também é realizada exposição de animais como bois, ovelhas, coelhos, patos, gansos, e mais uma quantidade de outros bichos. Muito bom para divertir e entreter a família e todos visitantes
Exposição de máquinas agrícolas

Boa música
Contando com diversos pavilhões em um local amplo e de fácil acesso, a Festa do Maracujá de Araquari já é um sucesso. A gastronomia vai do tradicional churrasco, passando pelo regional pirão com linguiça e também peixes com molhos de maracujá, camarão e outros à disposição. Muito suco, batidas, licores utilizando o fruto além de outros sabores já tradicionais também são encontrados.
Nós não poderíamos ficar de fora e, aproveitando um sábado tranquilo, comparecemos a festa degustando peixe com molho de maracujá, batida de maracujá e muito suco, pois o calor do dia estava se fazendo sentir.
Degustando pratos típicos
Durante a festa circulam entre as mesas o Casal Maracujito e também as princesas e Rainha da Festa animando a todos com a sua alegria.
Os já conhecidos shows musicais acontecem na parte da noite, mas fomos agradavelmente acompanhados de música ao vivo durante nosso almoço neste dia.
Parabéns a Araquari por mais uma edição da Festa do Maracujá e sempre que o Viagem Família puder estaremos lá para prestigiar e apreciar a culinária e novidades apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO