quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ten Portela (RS) até em casa (SC)

Logo após o café da manhã, o Marcos e o Douglas saíram em peregrinação pela cidade para procurar a ventoinha do Garça. E após cruzar a cidade toda, percorrendo todas as lojas de autopeças da cidade, pasmem: ela foi encontrada num ferro velho! É claro que não era a original da Kia, mas um modelo de Chevette 85 (!) que foi devidamente refurada e adaptada, sendo montada e testada com sucesso!!! Nada como um improviso bem planejado.

Maior salto longitudinal do mundo - 1800 m de extensão
Enquanto isso, Luiz, Pedro, Edu e Nati seguiram até o Salto Yucumã, no Parque Estadual do Turvo, que fica a uns 35 km de distância de Tenente Portela. A estrada é de terra e depois da portaria, onde se apresenta o ingresso, ainda se percorre uns 7 km de pirambeiras através de uma exuberante floresta que possui exemplares de flora diversa, onças, muitos pássaros e macacos. Detalhe importante: os ingressos para o Parque devem ser adquiridos, obrigatoriamente, na cidade, no Posto de Informação Turística. Atualmente, os mesmos não são mais vendidos na portaria do parque (como antigamente, quando os Garças estiveram por lá pela primeira vez. - visite Postagens Anteriores no blog)

O Parque Estadual do Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947) e a sua principal atração é o Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. O Parque tem uma área de 17.491 hectares e fica às margens do rio Uruguai. O Salto fica, na realidade, em solo argentino, mas são os brasileiros que têm o privilégio de se deslumbrar com suas quedas, que aparecem de acordo com as cheias do rio.
É o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.
Passeio de barco - saí do lado argentino
Horário de Funcionamento do Parque:
Fechado na segunda e terça-feira.
De quarta a domingo, abre das 8h30min às 17h30min (entrada permitida até as 15 horas).
O ingresso ao parque não é cobrado por pessoa.
Ônibus ou Caminhão:R$ 112,00
Utilitário ( Kombi, Topic, Van, etc.):R$ 56,00
Carro de Passeio:R$ 8,45 ; Moto:R$ 5,13

"Panela" de pedra
A Mari, durante todo esse tempo, ficou no Hotel atualizando o blog, fazendo postagens mais antigas.

Aprendendo tudo sobre chimarrão e tererê, com Carlinhos e Júnior (ao lado do Marcos)
Aí pelas 13h, quando finalmente o restante do grupo retornou, resolvemos almoçar gostoso, antes de seguir de volta pra casa!
Foram muitas horas de estrada até chegarmos ao nosso ponto de despedida: pelo menos 680 km de distância!!!
Barracas de cuias e materiais diversos - interior do RS

Rio Uruguai - divisa de RS/SC
Algumas paradas estratégicas apenas para alimentação e abastecimento e, às 1h30min da manhã, chegamos ao entrocamento da SC 470 com a BR 101, de onde os Abutres seguiram até Bal. Camboriú e os Garças foram até Barra Velha, mais 30 km para cada lado!

A sensação de satisfação por ter concluído mais um projeto com sucesso junto com amigos/irmãos é indescritível!!! Na hora da despedida sempre dá um aperto no coração, pois foram muitos dias (23) de convivência diária, experiências que são compartilhadas e que nunca mais se repetirão!

No caminho para casa, a vontade de chegar é grande... e quando se chega, já se pensa e imagina qual será a próxima aventura! O gostinho de "quero mais" que nos move para sempre continuarmos a nos embrenhar nessas aventuras! Aguardem pela próxima!