______________________________________

.

.

.

domingo, 16 de outubro de 2011

Blumenau - SC - Oktoberfest

Oktoberfest - Blumenau - SC -2011 
video
                                                                                                                                
 Em frente ao Portal de acesso à Vila Germânica
A Oktoberfest que acontece em Munique, na Alemanha, é a mais famosa das festas alemãs e começou a ser realizada ainda no ano de 1810 por ocasião do casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia.
Aqui no Brasil, a maior e mais famosa festa alemã acontece todos os anos em outubro, em Blumenau, SC, perdendo apenas para a de Munique em quantidade de pessoas e litros de chopp consumidos.

Este ano, na sua 28ª edição, está apresentando durante as festividades mais de 100 atrações diferentes, entre bandas nacionais e estrangeiras, carros alegóricos, grupos folclóricos, e  conta com  a apresentação da Pirâmide Humana, constituída de uma motocicleta com 20 homens da Polícia do Exército.

 A Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição em 1984, logo após uma grande enchente que alagou a cidade toda, produzindo muito prejuízo para todos, reunindo 102 mil pessoas (o que era quase metade da população da cidade na época). Com o passar dos anos e o sucesso das edições, as cidades vizinhas passaram a parrticipar também, transformando a Oktoberfest no "carro-chefe" de todas as festas típicas alemãs de Santa Catarina e também a região de Blumenau como o principal pólo turístico do estado.


Nós temos participado da festa desde 1987 e de lá para cá, temos participado regularmente, não em todas as edições, mas a cada dois anos, aproximadamente, para conferir as novidades, rever amigos e nos divertir com as atrações e a população agradável, receptiva e alegre que é a blumenauense.


Atualmente a festa tem recuperado valores germânicos e familiares, transformando a cidade toda numa animada reunião de amigos de todas as partes do Brasil e do mundo.
A festa acontecia tradicionalmente, desde sua primeira edição, nos Pavilhões da Proeb, mas, a partir da edição de 2006, passou a ser realizada no Centro de Exposições Parque Vila Germânica, um local com decoração e construções típicas, dando a impressão que estamos dentro de uma pequena cidade da Alemanha.
Dentro da Vila Germânica, existem muitas lojinhas que vendem artesanato, roupas e acessórios típicos da cultura alemã, e também comidas e guloseimas diversas. Há uma ótima estrutura gastronômica com pratos variados, mas é claro que a grande procura são as especialidades da cozinha alemã que fazem a alegria e satisfazem os paladares mais exigentes de todos que vem para cá para se sentirem como se estivessem na Alemanha.
2006 - Primeiro ano da Vila Germânica

Dentro da Vila Germânica
Blumenau, por si só, já merece uma visita, pois é cheia de estilo, possuindo casas em estilo germânico, culinária e cultura preservadas; possui, também, praças e parques muito bonitos e conservados, com flores e árvores,  produzindo uma agradável sensação de bem estar ao visitante. Sua riqueza em atrações turísticas faz com que o turista passeie por museus, cafés,  "biergaten", além do Cemitério dos Gatos, ao lado do Museu da Família Colonial, bem no centro. Há, ainda, o Glasspark - Museu do Cristal, a poucos minutos do centro, que apresenta uma infinidade de trabalhos e peças feitos artesanalmente em vidro e cristal.  Há, ainda o roteiro das Cervejarias Artesanais e o Roteiro Arquitetônico, mas o que mais atrai na cidade de Blumenau é o ar de tranquilidade que se respira, passando a sensação de que estamos em casa.
Alameda Duque de Caxias

Cemitério dos Gatos - ao lado Museu da Família Colonial

Glasspark - Fabricando um vaso

Glasspark - Museu do Cristal

No turismo ecológico, destacam-se: o Museu da Água, o Parque Ecológico Spitzkopf, Parque das Nascentes, Nova Rússia, Museu de Ecologia Fritz Müller e o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis.
Delíciaaaaaaaaaaaa!

 "Vou tomar tudo isso!!!"

Curiosidades da festa:

- recorde de litros de chopp consumidos:  7ª edição, em 1990: com 774 672 litros
- recorde de público presente: 9ª edição, em 1992, com 1010 060 pessoas
- até 2002, apenas as cervejarias Antartica e Brahma participavam da Oktoberfest. Hoje, além das grandes cervejarias, há a participação de diversas pequenas cervejarias artesanais da região.
- em média, o consumo de chopp tem se mantido nos últimos anos em 0,5 litro per capita.
- a partir de 1998, houve uma determinação do "fim da salada musical" com a ênfase à cultura e música germânicas.
Marcos "pilotando" a Fuscopteropeia

Fritz e Frida 
- o nome oficial do "Vovô Chopão" é Fritz e da "Vovó" é Frida.
- a participação de carros alegóricos com o tema voltado ao chopp à Oktoberfest têm aumentado e incrementado os desfiles ano-a-ano. O seu inventor é Nerino Furlan, que fez sua primeira criação: a Centopéia do Chopp, ainda na década de 80.
- o concurso de tomadores de chopp em metro existe, para o naipe masculino, desde a 1ª edição, em 1984. O recordista é Deusdith de Souza Jr, de Blumenau, em 1997, com um tempo de 10s78
Já no naipe feminino, as competições iniciaram-se em 1987, com a recordista blumenauense Schirley Lucas, em 1994, com o tempo de 12s36
Esse concurso consiste em se tomar uma tulipa com um volume de 600 ml  chopp  e de um metro de comprimento, sem retirá-la da boca ou babar em menor tempo possível.
Ein prosit! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO