Viagem Família______________________________________

.

domingo, 9 de outubro de 2011

25ª Marejada - Itajaí - SC

09 de outubro de 2011
25ª Marejada em Itajaí

O mês de outubro é conhecido pelas festas em Santa Catarina, ocorrendo mais de 28 diferentes por todo o estado. A grande maioria é voltada à manutenção e divulgação da cultura germânica, como a famosíssima Oktoberfest, de Blumenau, a Schützenfest, em Jaraguá do Sul, a Kegelfest, em Timbó, entre outras. Por esse motivo, resolvemos conhecer uma festa diferente: a Marejada é uma festa que preserva as origens portuguesa-açorianas e é realizada na cidade litorânea de Itajaí.

A cidade de Itajaí está fazendo 150 anos em 2011 e é conhecida por ter um porto de grande porte, sendo o segundo em movimentação de containers no Brasil. Ela fica situada às margens do foz do Rio Itajaiaçu, e a, aproximadamente, 80 km ao Norte de Florianópolis. Possui, em média, 170 mil habitantes e nos últimos anos passou por muitas mudanças, hoje sendo uma cidade muito agradável, perdendo a má fama de ser uma cidade portuária, com mau cheiro e pouco infraestrutura.

A festa da Marejada iniciou-se como uma pequena festa regional, em 1986, sem muita infra estrutura e em instalações precárias e provisórias. Aos poucos foi se consolidando e melhorando chegando hoje a ser uma das mais importantes festividades na região, com ótima estrutura, possuindo um local específico e definitivo. Foi contruído um Centreventos à margem do Saco da Fazenda (estuário localizado à direita do rio Itajaí) e que abriga uma grande concentração de lojas, palco e área de alimentação, além de palcos alternativos e área para exposições externas.


Nosso reflexo com o Bonde do Portuga

Alguns cartazes da Festa Marejada dos últimos anos

Hoje, em sua 25ª edição, a Marejada se destaca por ser a mais importante festa portuguesa do Brasil.












O público presente é bastante diversificado e provém de todo o país... Música, culinária, quitutes e vestuário típico em geral podem ser encontrados e adquiridos a bons preços e com destaque para os incríveis e deliciosos doces portugueses que se desmancham na boca. Pastéis de Belém, Tocha - fios de ovos, travesseiros de creme e amêndoas, pastéis de Santa Clara -com creme de ovos, Torta de Sintra, travesseiros da Piriquita - amêndoas, brisas do Conde -com nozes, entre outras delícias podem ser degustadas a R$ 5,00 cada. Os imperdíveis bolinhos de bacalhau estão por toda parte (R$3,00), a sardinha assada na brasa também está presente, além de muitos pratos a base de bacalhau e frutos do mar em geral. Uma maravilha!!! E além de tudo, os preços estavam bastante acessíveis!!!
A animação no palco principal correu solta, tendo um revesamento de grupos folclóricos e grupos musicais de fado, fandango e outros ritmos de diversas regiões de Portugal e Açores.

 









Na área externa, bonecos gigantes acompanhados do grupo Bonde do Portuga, animavam a todos com sua música alegre, ensaiando coreografias em meio ao público presente.
Banda Bonde do Portuga



O artesanato presente no pavilhão era bem variado, incluindo roupas, adereços, presentes, enfeites, sempre mantendo o foco na cultura e tradição portuguesas. E, é claro, nós não resistimos e compramos alguns.


Essa festa é interessante, pois foge do lugar comum da tradição das festas alemãs em Santa Catarina, proporcionando ao visitante uma opção cultural diversificada.

Marcos com o Marejão e a Marejona
                              
                Vídeo de dança típica portuguesa na 25ª Marejada                                                                  

Um comentário:

  1. Olá amigos!!!
    Bela postagem! Nunca tinha ouvido falar desta festa. Realmente, a gente sabia das tradicionais festas alemãs, mas esta portuguesa, nos surpreendeu! E as iguarias, hein? Deu água na boca, só de ler e ver as fotos!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO