______________________________________

.

.

.

domingo, 10 de abril de 2011

NINHO DOS GARÇAS - BARRA VELHA - SC

Nestas próximas postagens, daremos um enfoque diferenciado, explicando a origem de nossos nomes, as cidades onde moramos, com alguns de seus aspectos culturais, turísticos, gastronômicos e curiosidades em geral.
Morro do Cristo
   NINHO DOS  GARÇAS - Barra Velha – SC
Barra Velha foi fundada entre o final do século XVIII e o começo do século XIX, quando, em 1806, foram concedidas as primeiras sesmarias de 150 braças para colonizadores da região e alguns deles tiveram a missão de construir um estabelecimento (armação) para o processamento do óleo de baleia. Joaquim Alves da Silva, açoriano, pescador de baleias recebeu oficialmente como prêmio as terras da região, por ordem de D. Pedro I, por ser um grande fornecedor de óleo de baleia, óleo este utilizado para a iluminação pública em candeeiros nas grandes cidades, como o Rio de Janeiro.
Mas muito antes disto, há milhares de anos atrás, a região era habitada por grupos seminômades coletores, pescadores e caçadores que utilizavam os rios como caminho natural para o interior, fato este comprovado pelos sambaquis - oficinas líticas e inscrições rupestres que existem na região.
           Depois, ainda no ano de 1504, o explorador e navegador francês, Binot Palmier de Gonneville, já subia a barra do Rio Itapocú, localizado ao norte da atual cidade, com o objetivo de verificar o potencial do lugar. O Rio Itapocú serviu de referência e uma das pontas do Caminho do Peabirú, importante estrada que ligava o Oceano Atlântico às montanhas dos Andes e ao Oceano Pacífico
Desde a sua descoberta por Gonneville, o rio (Itapocú) que desembocava junto às pedras de um costão formava uma barra (saída) de boa profundidade, mas com o tempo e a ação dos ventos e marés, esta saída foi sendo assoreada (fechada) causando uma grande inundação da região. Isto ocasionou a formação de outra saída (barra) da água do rio, chamada atualmente de Boca da Barra, fazendo com que a localidade anterior fosse chamada de Barra Velha.
Nos idos de 1820, o conhecido naturalista e botânico, também francês, Auguste Saint-Hilaire, mapeou e desbravou toda a região, tendo inclusive subido com canoas pelo atual Rio Itajuba, no bairro Itajuba, onde nós, os Garças, moramos.

Barra Velha tem grande influência português-açoriana, percebida pelas suas festas típicas como: Boi Mamão, Festa do Divino, Terno de Reis e também pela culinária que está representada atualmente pela Festa Nacional do Pirão, e que ocorre desde o ano de 1997.
A emancipação do município aconteceu em 07 de dezembro de 1961 e atualmente, Barra Velha possui uma população fixa de, aproximadamente, 23.000 habitantes, podendo chegar a 100.000 durante a alta temporada de verão.
Barra Velha está localizada no litoral norte catarinense, a 130 km a norte de Florianópolis,  580 km a norte de Porto Alegre, 175 km ao sul de Curitiba e 570 km ao sul de São Paulo.

           PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE BARRA VELHA
Ponte Pênsil - Barra da Lagoa

Artesanato típico executado com folha da bananeira

Praia da Barrinha - Itajuba

Praia da Barrinha - Praia do Grant


Boca da Barra - Barra do Rio Itapocú


Centro de Barra Velha


Costão dos Náufragos
Recebeu este nome, pois foi o local onde ocorreu um naufrágio de combatentes da Guerra do Paraguai, em 1865.

Praia do Grant
Antigo refúgio de piratas até a região ter sido adquirida na época da 2ª Guerra Mundial por Alexander Grant, Mr. Grant, engenheiro inglês, que fixou aquí sua residência e mais tarde hotel, hoje já demolido.

Ilha de Canas - Monumento ao Pescador - Praia do Grant

Lagoa de Barra Velha

Praça Lauro Loyola - Centro

Praia Central - Pescadores


Pedras Brancas e Negras - Itajuba
Rara formação geológica (única no Brasil) com idade superior a 2 bilhões de anos, que apresenta rochas ígneas ultra-máficas de duas colorações.

Monumento ao Surfista - Pedras Negras

Vista Geral da Lagoa de Barra Velha


Praia do Sol - Itajuba

Praia do Cerro - ( Siphodes) - Itajuba
Praia do Tabuleiro



Um comentário:

  1. Boa tarde .
    Muito bom seus relatos de viagens.
    Gostaria de me encontrar com vocês para um bate papo sobre viagens. Também viajo muito com moto e motorhome. Vou sempre a Barra Velha onde mora minha mãe. Se puder mande e mail para aconod012@gmail.com assim poderemos marcar um encontro para troca de informações.
    Abraço
    Ayrton

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO