Bonito - MS - Set/2004

Bonito MS
setembro de 2004

Esta viagem foi uma das mais importantes que realizamos, pois foi o embrião que deu origem ao ViagemFamília. Como inicialmente éramos em duas famílias e nossos objetivos e gostos por aventura eram semelhantes, planejamos essa viagem à Bonito (MS)  levando em conta o feriado prolongado da Semana da Pátria. Assim, no dia 03 de setembro, saímos de Curitiba (PR), nosso domicílio daquela época, após o almoço, seguindo pelo interior do Paraná, via Reserva, Cândido de Abreu,... fugindo dos inúmeros pedágios da BR 376 e estradas mais movimentadas.

(Nosso roteiro iniciou-se em Curitiba, passando por Ponta Grossa (BR 277). De Ponta Grossa rumo ao Norte, pela BR 376, mais 80 km até o entroncamento à esquerda para no município de Reserva. As estradas pelo interior são pouco movimentadas e estão em bom estado de conservação, sendo uma opção mais viável nesse caso. Passamos por inúmeros pequenos municípios até chegarmos a Campo Mourão- perfazendo mais 247 km).
Nossa primeira parada foi em Campo Mourão, onde jantamos uma deliciosa picanha e dormimos no hotel Tonello Business, muito confortável, novo e com preço adequado. Cumpre-se falar que nessa época não existiam nem Garças, nem Maritacas, e muito menos, Abutres. O projeto Viagem Família não havia nascido ainda!!!

No dia seguinte, seguimos em direção a Umuarama, por rodovia de terra (que hoje já está asfaltada) e dali em direção ao Mato Grosso do Sul, atravessando pela ponte sobre o Rio Paraná e entrando no Parque Nacional Ilha Grande. Muitas retas depois, cruzando por imensas plantações de soja e milho e algumas extensões de pasto, chegamos à Bonito aí pelas 17h.

Antigo Hotel Excel Park (no centro da cidade) - foi tranferido de local posteriormente
 Como tínhamos reserva no Hotel Excel Park, seguimos direto até o centro da cidade, numa das inúmeras agências de turismo a fim de marcar nossos passeios para os próximos dias. Simone, da Agência Tamanduá, nos aconselhou e deu boas dicas de locais a serem visitados, sendo muito atenciosa e cobrando um  preço justo (dentro do possível, pois Bonito é cara!!!) pelo pacote de dois dias.

Jantando jacaré e javonteiro
Como estávamos no Pantanal, não podíamos perder a oportunidade de jantar comida típica,estando inclusos: jacaré, javonteiro (javali + porco selvagem) e demais acompanhamentos.

Nosso primeira reserva de passeio era na Gruta Azul, às 7h da manhã... No dia seguinte, 05 de setembro, acordamos às 6h, ainda tudo escuro e nada de café!!! Na recepção do Hotel, depois de perguntarmos ao recepcionista sonolento o porquê de não haver sido ainda servido o café da manhã o mesmo nos avisou que ainda eram 5h e que no Mato Grosso há um fuso horário de diferença.
Pagamos pela inexperiência e voltamos para os quartos, esperando calmamente pela hora certa!!!
Área de concentração dos grupos - Gruta Azul

Apesar de haver a possibilidade dos passeios serem feitos com vans das Agências, optamos por fazê-los com nossos próprios veículos, pois apesar das estradas serem todas de terra, elas são transitáveis em época de seca. Assim, dirigimo-nos até a Gruta Azul para fazer o passeio que dura apenas 25 min, em grupos de até 25 pessoas por vez. Na época, pagamos R$ 25,00 por pessoa. Como a presença de mosquitos e borrachudos é intensa, utiliza-se o repelente natural a base de citronela, que existe no local.
Dentro da gruta o visual é lindo, as águas azuis transparentes proporcionam uma composição muito bonita junto com as estalactites. Sua coloração deve-se a alta concentração de magnésio e não é recomendável a sua ingestão, por ser laxante! Cabe aqui destacar que o visitante não pode tocar na água ou tomar banho!

Como o passeio é curto, já havíamos agendado o restante do dia na Fazenda Eno Bókoti*(significa "muitas cachoeiras"), às margens do Rio do Peixe, onde faríamos a primeira flutuação. Deixamos os carros na sede da fazenda e seguimos, de trenzinho, até o início da flutuação por uma estradinha. Pelo caminho pudemos ver jacarés, peixes e outros animais da fauna pantaneira.

Nossa guia, Otília, nos levou até um poço de água cristalina, no Rio do Peixe, onde pudemos interagir com piraputangas, dourados e demais peixes do Mato Grosso. Depois desse momento, uma parte do grupo fez a flutuação por, aproximadamente, 1h, descendo o rio ao sabor da correnteza até um "rancho" onde seria servido o almoço pantaneiro e onde também havia toda a estrutura para o visitante (redário, banheiros, tirolesa, jangada, caiaque, etc).

Foi assado um boi mamão à moda pantaneira, com espetos de madeira, sob intenso fogo e todos os complementos que se puderem imaginar.. um verdadeiro banquete!!! Ao final da comilança, os adultos foram até o redário colocar o sono em dia, enquanto as crianças, após breve descanso, foram acompanhadas até o rio para brincar e se esbaldar até o final da tarde!!!
Às 17 horas, voltamos até a sede da fazenda e no rancho do café nos foi servido um lanche bem caprichado com bolos, pães e café fresquinho.

Voltamos pra cidade e saímos a procura de um restaurante de massas, pois era o aniversário de 10 anos da Mirele. A sobremesa foi comida no quarto do hotel: bolo de aniversário encomendado anteriormente numa confeitaria local!!! HUM!

Telefones públicos no centro de Bonito - MS
No dia seguinte, 06 de setembro, fomos até a Praia da Figueira, local paradisíaco, com um balneário de areias brancas e águas calmas e quentes. Esse passeio foi um presente, pois havia poucas pessoas e as opções de diversão náutica eram muitas: caiaque, natação, bóia, mergulho no avião afundado,... e as crianças podiam brincar sem susto, pois a presença de guarda-vidas era constante e a profundidade próxima das margens era pequena.

Praia da Figueira
Almoçamos e novamente fomos até um redário... uma enorme figueira (que dá nome ao local) que serve de abrigo e proporciona sombra muito bem vinda nessa região quente! Aproveitamos para passear ao redor do lago por trilhas existentes e pudemos observar bandos de bugios e outros bichos na mata.

Redário da Figueira
Ao final da tarde, às 17 h, voltamos para a cidade admirando os tucanos e demais pássaros que estavam voltando para seus ninhos ao entardecer.
Uma vez na cidade, fomos conhecer a vida noturna de Bonito, que é muito agitada e intensa! Aproveitamos para comprar souvenirs e outros presentinhos, pois no dia seguinte teríamos que começar a volta pra casa.

Pela manhã do dia 07, fomos ao Balneário Municipal fazer mais uma flutuação e curtir o Rio da Prata, onde as crianças se divertiram fazendo competições de espaguete, natação e mergulho de uma plataforma fixa, sob os olhares de muitos banhistas e frequentadores do local que ficaram torcendo e incentivando-os.

Competição de espaguete!

Infelizmente tínhamos que partir... ainda tínhamos, aproximadamente, 1300 km para voltar para casa.
Após o almoço, onde degustamos petiscos de pintado na brasa, mandioquinha e batata frita, seguimos até Naviraí, chegando lá à noite! Dormimos no Hotel e Churrascaria Dois Gaúchos e no último dia do feriadão, chegamos em casa, satisfeitos e felizes por termos conhecido mais um lugar lindo!!!!

Colhendo trigo no MS
* O local chamado Eno Bókoti não existe mais com esse nome! Porém, os passeios pelo Rio do Peixe e Rio da Prata continuam existindo, inclusive aparecendo em programas de TV.

DICAS DE BONITO - MS:

1) A quantidade de tempo mínimo para se conhecer bem a região de Bonito é de, aproximadamente, 7 dias!

2) Não deixe de conhecer a cozinha pantaneira e de degustar pratos a base de jacaré, javonteiro, piranha, dourado e os outros peixes do Pantanal!

3) É imperdível fazer, pelo menos, uma ou duas flutuações!! Torna-se monótono e repetitivo fazer mais flutuações em todos os locais e rios disponíveis...

4) Reserve pelo menos uma noite para conhecer bem a cidade de Bonito, pois ela oferece boa estrutura noturna, com bares, casas noturnas, lojas e demais atrações.

5) Planeje bem seus passeios nas atrações que circundam a cidade, contratando uma boa agência  de turismo no centro. Pesquise: nem sempre o pacote mais caro é o que é mais adequado para você e suas necessidades!

6) Não deixe de conhecer a fauna e flora da região, disponibilizando um dia para o Aquário Natural, o Buraco das Araras, Abismo Anhumas, cachoeira Boca do Onça,... que, por falta de tempo, não conseguimos fazer dessa vez!!!

7) Leve roupas leves, não esqueça do protetor solar e repelente (ecologicamente correto, de preferência), bem como: boné, óculos escuros, roupas de banho e calçados adequados para caminhadas.

8) Bonito não é uma cidade barata! Por isso, planeje-se conforme suas prioridades e preferências!

9) É imperativo a reserva dos passeios em agências credenciadas na cidade, pois senão você ficará de fora, não tendo acesso aos passeios e atrações: há uma quantidade limite de pessoas por dia em cada local!

10) Bonito tem época certa para ser visitada: evite o período de chuvas (normalmente de novembro a março), pois a água fica turva e se perde uma das principais atrações: a flutuação!

11) A cidade tem uma infra-estrutura excelente, com hotéis, restaurantes, pousadas, bancos, lojas, passeios para todos os níveis sócio econômicos. Escolha aquele onde você se encaixa e divirta-se!!!!!!

*   Pedimos desculpas e informamos que não temos fotos subaquáticas e das flutuações, pois estávamos todos dentro da água e não possuimos equipamento para fotos desta natureza.