Viagem Família______________________________________

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segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Quando as coisas podem dar errado...

Aos amigos que nos acompanham em nossas aventuras pelo mundo, um pedido de desculpas pelo longo período sem relatos e postagens. Tivemos uma grande intercorrência e neste post vamos contar sobre estes "pepinos" que às vezes acontecem em nossas vidas!

Em algum lugar (lindo) da Europa

O INÍCIO

Em novembro de 2021 decidimos voltar para as Américas, mais especificamente para a Colômbia, onde reiniciaríamos nossa volta para o Brasil. Esta decisão foi tomada em função das tantas reviravoltas ocorridas no mundo ocasionadas pelo COVID-19, que estavam tornando nossa permanência na Europa muito custosa, além do que podíamos suportar. 

Com o "fique em casa", a economia europeia (e global) desabou, com inflação passando dos dois dígitos, empresas fechando e desemprego por todo lado e os preços aplicados ao consumidor já não cabiam mais em nosso orçamento. Só para citar um exemplo: o litro de combustível, que quando chegamos à Alemanha em dez/2019, estava €0,95, agora (nov/2021) não era encontrado por menos de €2,40.

Desta forma, após algumas pesquisas, contatamos um brooker- despachante, chamado Robert (Robert WWW Shipping Ltd.) muito bem recomendado por um amigo alemão viajante que já havia feito diversos envios utilizando  seus serviços. Por não haver container disponível pelos próximos meses, decidimos enviar nosso Garça por RoRo (Roll on, Roll off: modalidade em que o veículo é dirigido para dentro do navio), com um custo de € 1639,50.

Eu, Marcos, fiz diversas manutenções preventivas no Garça e no dia combinado, despedimo-nos de nossos amigos/irmãos alemães (que na verdade são brasileiros rsrsrsr), seguindo rumo à Bremerhaven, distante pouco mais de 700 km, no noroeste da Alemanha.

Nossa família em Illingen: Tati, Chris e as cachorrinhas Elly e Trixi

Mal havíamos saído de casa, percebemos que o ronco do motor estava diferente, bastante barulhento. Não havíamos percorrido 50 km em direção Norte, quando num estrondo uma fumaça branca denunciou o que temíamos... Tivemos de percorrer uns 6 a 7 km ainda sem força e devagar, buscando um acostamento onde pudéssemos parar para verificar o tamanho do dano sofrido!!! 

Debaixo de chuva fina e muito frio, afinal o inverno está começando, Marcos constatou o improvável e inacreditável: havia um buraco de 12 cm de diâmetro no bloco do motor e uma biela quebrada!! Nossa viagem rumo ao porto de embarque acabava aqui, por hora, mas, mal sabíamos que nossos perrengues, preocupações e prejuízos  mal haviam começado!!!!! 

E AGORA, JOSÉ?

Garça com motor quebrado às margens da 35, próximo de Bruchsal

Chateados e preocupadíssimos, começamos a ligar para os amigos na Alemanha em busca de "uma luz"! Christian já entrou em contato com serviço de grua e aluguel de plataforma. Rainer, amigo e vizinho, veio nos encontrar na estrada e trazer algum conforto, além de ideias para processarmos o que havia acontecido!

Também ligamos para nosso amigo Perry, onde iríamos dormir naquela noite (e que havia indicado o brooker), para explicar o ocorrido! Ele ficou consternado e propôs uma solução que nos pareceu ótima e viável economicamente, tendo em vista tudo o que aconteceu: ele viria nos buscar, no dia seguinte bem cedo, com uma plataforma alugada, e iria nos rebocar para o porto, onde nosso agendamento já estava feito, para dali a dois dias (no sábado, dia 06/11).

Decidido isto, deixamos nosso Garça abandonado na beira da rodovia, num local "seguro", pegamos uma muda de roupa e voltamos de carona com Rainer, para casa, frustradíssimos e tristes!

AGORA VAI...


                             


No dia seguinte, na hora e local combinados, estávamos na beira da estrada esperando o Perry, que pontualmente chegou com a sua esposa Ellen a tiracolo! Foi muito legal reencontrá-los, apesar da situação! Também muito triste nos despedirmos de nosso amigo Rainer, que se mostrou tão solidário e prestativo! Realmente somos afortunados por termos amigos leais espalhados mundo afora! Isto não tem preço!

Garça empurrado pra cima da plataforma, preso com as cintas, pronto para uma viagem de 410 km até Northeim, onde Perry e Ellen moram. Chegamos na casa deles já no entardecer (em novembro, perto das 17h já está praticamente noite nesta parte da Europa).


Hora do lanchinho da noite, com os amigos Ellen e Perry

No dia seguinte, cedo, seguimos até Bremerhaven, distante 280 km. No porto explicamos o que aconteceu e que o carro não poderia mais ser dirigido para dentro do navio, pois o motor estava quebrado com um enorme buraco. Eles nos indicaram outro terminal de onde são embarcadas cargas diversas que necessitam reboque ou empilhadeira como caixas, mercadorias paletizadas, máquinas agrícolas, etc e lá estacionamos o nosso Garça avariado. Com a documentação em mãos, deixamos o porto e nossa casinha rodante e fomos de carona com Perry e Ellen até a estação de trem de Bremenhaven.


Nossa despedida do Garça, já dentro do porto

Nossa despedida dos queridos amigos, Ellen e Perry

Mal sabíamos que os problemas com nosso envio do carro só haviam começado...

Pegamos o trem até Bremen e de lá fizemos uma conexão para Hamburgo, onde iríamos ficar dois dias. Chegamos à cidade lá pelas 14h e decidimos ir a pé até o Hostal, distante uns 4 km. Aproveitamos para conhecer a cidade e no caminho fomos digerindo o que havia acontecido!!!

Dentro do trem, a caminho de Hamburgo

Ao chegarmos ao Instant Sleep Hostal, a pessoa responsável nos explicou que por não termos o certificado de vacinação teríamos de apresentar um PCR válido e que a farmácia que ficava ali perto, umas 8 quadras de distância, fazia o teste rapidamente e com um bom preço. Fomos até lá, explicamos para o farmacêutico responsável que necessitávamos um PCR que também pudéssemos usar em nosso voo internacional, dali a 1,5 dia, e ele rapidamente coletou o material. Esperamos o resultado por ali mesmo e em menos de meia hora estávamos com um documento registrado atestando que estávamos negativos para COVID-19. 


Voltamos ao Hostal, fizemos nosso check-in e saímos pra passear e espairecer. Jantamos um delicioso falafel e outras iguarias da culinária turca e voltamos pro hostal, sem vontade de participar da confraternização que estava acontecendo. 

Nosso passeio por Hamburgo e os detalhes desta cidade linda já foram descritas em outra postagem postagem... confira em: https://www.viagemfamilia.com.br/2021/11/despedida-da-europa-em-grande-estilo.html 

Nosso embarque em Hamburgo, na segunda-feira, foi super tranquilo. Ninguém pediu o PCR e seguimos para Madrid, onde esperamos nossa conexão por 5 horas. Quando fomos fazer nosso check-in, a atendente/comissária de bordo fez dificuldades, alegando que não podíamos embarcar para a Colômbia sem uma passagem de volta. Explicamos calmamente para ela que não iríamos voltar para a Europa, pois nosso carro estava num navio, indo pra América do Sul (especificamente Cartagena) e que de lá seguiríamos por terra para o Brasil. Ela foi irredutível... diante disso, eu, Marcos, informei a ela para chamar seu superior visto que a tal Sra. não teria a competência e autonomia para solucionar o problema por ela causado. Ao conversar com este superior, via telefone, e explicar o que estava acontecendo, prontamente nossa passagem foi emitida e corremos para o portão de embarque, que era em outro terminal, alcançado com um metrô interno do aeroporto. Ufa! Fomos os últimos a embarcar... ah! ninguém pediu o PCR!!!! 


Chegando a pé no aeroporto de Hamburgo, debaixo de chuva fina e temperatura de 5 graus


Passando o tempo no aeroporto de Madri

Chegamos em Bogotá pontualmente às 6h e esperamos duas horas para pegar a última pernada de voo até Cartagena. A temperatura externa em Cartagena, quando chegamos, perto das 11h, estava ao redor de 35°C... , bem diferente de quando deixamos a Alemanha, 26 h antes, com temperatura de 5°C!!!! Uau...

RETORNO À AMÉRICA DO SUL - A ODISSEIA CONTINUA

Chegamos a Cartagena e logo fomos para barrio Getsemani, onde nos hospedamos por 5 dias num hostal. Como havíamos permanecido muitas horas sentados nos aviões, resolvemos percorrer os 5 km que separam o aeroporto de Cartagena do centro a pé. Como já conhecemos a cidade relativamente bem, pois já havíamos estado aqui em 2019, quando enviamos nosso carro para o Panamá, não tivemos problemas para nos localizar. 

Os dias iam passando e a data de chegada do Garça estava se aproximando, porém não havíamos recebido ainda o BL (Bill of Landing), documento de envio do carro e necessário para retirá-lo do porto. Entramos em contato com o Robert, que também estranhou o fato de não termos recebido o documento ainda. Ele conversou com a empresa marítima e descobriu uma coisa terrível: NOSSO CARRO AINDA ESTAVA NA ALEMANHA, PARADO NO PORTO! 

Sob  alegação de que a documentação do Garça estava errada (não era mais RoRo, pois o carro não podia mais ser dirigido para dentro do navio), o capitão se recusou a carregá-lo e deixou-o para trás. A empresa ainda enviou um e-mail comunicando que o carro era mais alto do que o descrito no documento de entrada do porto em 10cm (estava 2,17m e eles alegaram que na verdade tinha 2,27m) e como não estávamos lá para contradizer ou explicar ou reclamar, simplesmente, nos cobraram €270 adicionais! Caso não pagássemos o valor acrescentado, não embarcariam o Garça no próximo navio! 

Já havia se passado 20 dias, outro navio havia passado por Bremerhaven, e eles não carregaram o Garça. Desta vez, a alegação era que para carregá-lo para dentro do navio tínhamos que pagar a grua ou transporte. O valor estipulado para fazer este pequeno transporte, de 200m, foi de € 850!!!! Isto mesmo, você leu corretamente: 850 Euros!!!! Quase tivemos um ataque cardíaco... não tínhamos este dinheiro e não era justo nem correto este valor! Já sabíamos que o valor aproximado girava em torno de 60/80 dólares. 

Ficamos arrasados... estávamos sendo assaltados à distância, sem direito a reclamar! Robert, nosso brooker, nos ajudou com o pagamento, pagando de seu bolso 200 Euro e nós acabamos pagando 650 Euro!

Nosso bairro predileto em Cartagena: Getsemani

 GARÇA SEQUESTRADO!!!!!!

Com tantas idas e vindas, acabamos descobrindo o que estava acontecendo e o porquê da deslealdade e desonestidade da empresa com nosso transporte: Robert, nosso brooker, havia intermediado um envio de um outro veículo grande pela mesma empresa alguns meses antes. Este caminhão ia para o porto de Manta, no Equador, e o custo total do envio era de 9000 Euro. O proprietário desse veículo combinou de pagar em 3 vezes, porém só pagou a primeira parcela, ficando com uma dívida de 6000 Euro com a empresa marítima. 

A empresa, desta feita, cobrou o prejuízo do Robert, e como este não pagou (afinal, a dívida não era dele!) eles sequestraram nosso carro e não liberaram o BL, mesmo depois de termos pago tudo com adicionais e excessos... 

O Garça foi embarcado na Alemanha no dia 09/dez/2021 (piada de mau gosto, pois ele deveria ter chegado em Cartagena no dia 06/dez) e a data prevista para chegada do navio no porto era 27/dez! 

Não acreditávamos mais em nada... o pesadelo só aumentava a cada dia! Todo este tempo que ficamos esperando o Garça em Cartagena foi usado, entre outras atividades e trabalhos, para buscar uma oficina mecânica para arrumar o motor do Garça e ela já estava contratada. 

Com nossa estada cada dia mais longa em Cartagena, não tínhamos mais condições de permanecer num hostal, por mais econômico que este fosse. Fomos visitar a Ana, amiga e agente aduaneira que conhecíamos há anos e que estava nos ajudando no processo de desembaraço do carro,  e contamos pra ela o que estava acontecendo. Ela prontamente ofereceu lugar no escritório para ficarmos e durante todo o período que lá estivemos - quase 7 meses - trabalhamos e auxiliamos com os trâmites de outros viajantes estrangeiros, fazendo traduções, levando os clientes para os portos, cozinhando, limpando, consertando, construindo móveis, organizando o escritório, cuidando das cachorras,.... e de quebra, ganhamos uma família maravilhosa! 

Iniciando os trabalhos auxiliando no escritório. Com o primeiro viajante, Rob (UK)

Nosso aniversário de casamento: 31 anos de casados! Com Juan (na cabeceira da mesa) e o casal Ana e German


Nossa família reunida

Ano Novo em família

Natal em família

Construindo a cama. Kira observando

Com Manchas, linda!

Nosso Natal, Ano Novo, aniversário de casamento, aniversário da Mari (eu), bodas de prata do casal Ana e Germán, aniversário de outros membros da família foram passados ao lado destas pessoas especiais e maravilhosas!!!! Mais que amigos, tornaram-se realmente nossa família do coração! 

PARECE QUE AGORA VAI...

No dia previsto, 27 de dezembro, o navio aportou em Puerto Bahia. O Garça, finalmente, chegava ao destino, mas o BL não havia sido emitido pela empresa. Não pudemos retirá-lo do porto, mesmo sabendo que ele estava lá!!!! Com os feriados de Ano Novo, o escritório da empresa japonesa não estava funcionando e só voltaram a responder os e-mails depois do dia 02 de janeiro. 

Robert, nosso brooker, parcelou a dívida do outro cliente e pagou a parcela de 3000 Euro. Assim, a NYK Shipping Co., empresa (de mer.....) liberou nossa documentação e no dia 10 de janeiro, à noite, conseguimos resgatar nosso companheiro de aventuras!

À espera de nosso companheiro de aventuras - Puerto Bahia

Nosso companheiro foi, enfim, resgatado

QUANDO A GENTE PENSA QUE O PIOR PASSOU 

Foi um misto de alegria e tristeza... quando abrimos o carro, descobrimos algo desagradável e inacreditável! O CARRO HAVIA SIDO PILHADO... TUDO QUE HAVIA EM SEU INTERIOR FOI MEXIDO, MUITO FOI ROUBADO E ALGUMAS COISAS FORAM QUEBRADAS, POR NÃO TEREM UTILIDADE! Desde aparelhos eletrônicos, computadores, GolPró, ferramentas até sapatos, roupas e panelas foram roubadas. As lembranças que havíamos comprado para nossos filhos, amigos e familiares também foram roubadas. 

Os roubos ocorreram no trajeto de navio, onde os atos de pirataria são comuns (infelizmente) e às vezes até incentivados pelo capitão, que fica sua parte no roubo! A tripulação dos navios é composta de pessoas de muitos países da Ásia (Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, etc.) e seu soldo é baixo. Isto talvez seja a justificativa para tantos crimes que ocorrem nos envios de mercadorias e que se tornaram muito comuns nos últimos tempos. 

O Garça foi levado para a oficina CJS Automotriz - do Julian, que já esperava por ele e nós fizemos um rescaldo, tirando tudo de dentro para descobrir o que havia sido roubado, o que sobrou, o que estava quebrado e podia ser consertado! 

Não havia uma única coisa no lugar correto

Reorganizando tudo

Os primeiros dias após a descoberta do roubo foram difíceis... ficamos muito tristes, bravos e com desejo de justiça! Conversamos com nossos amigos europeus em busca de um advogado que pegasse nossa causa e entramos com uma ação judicial contra a empresa NYK, já que esta em momento algum se mostrou profissional no sentido de oferecer uma solução para o roubo causado. As respostas obtidas foram vagas, o custo para processarmos a empresa seria maior que o prejuízo tido... enfim! 

Com o coração mais tranquilo, depois repensamos tudo que ocorreu e resolvemos dar a volta por cima! Eram só coisas... nossa essência e experiências vividas ninguém pode nos tirar!

"Só tens uma vida, faz aquilo que te dá tesão e seja feliz"

ENFIM O GARÇA REVIVE - SERIA UMA FÊNIX???

Depois que levamos o Garça pra oficina, semanalmente íamos até lá para verificar os avanços em seu conserto. Marcos não podia mexer no carro, por conta legal... se um fiscal pegasse ele lá trabalhando, iria causar muitos problemas ao proprietário da oficina, então ele ia regularmente para prestar ajuda, já que conhece bastante bem o nosso Garça.

Demorou para que achassem todas as peças e fizessem as recuperações em algumas peças danificadas! Enfim, após 4 meses, finalmente, o Garça voltou à vida!!! 

Com a Equipe da CJS, que trabalhou arduamente pra reviver nosso companheiro

Durante todo o período de novembro de 2021 até maio de 2022, estivemos em Cartagena, trabalhando bastante (afinal tínhamos que recuperar os prejuízos), conhecendo muita gente bacana, ajudando e aprendendo! 

Eu, Marcos, acabei prestando assessoria de gestão de pessoal na Oficina CJS Automotriz, a pedido do nosso novo amigo o Julián, proprietário do estabelecimento. Fiquei ministrando novas metodologias de trabalho e organização com a equipe toda, e de quebra ganhei muitos amigos que aprenderam novas formas de trabalhar com eficiência. Todos ficamos muito felizes com as mudanças e resultados alcançados com a parceria.

Por fim, quase viramos colombianos quando apareceu uma oportunidade de abrir uma sociedade com a Ana Rodriguez ao entramos num negócio e ficarmos por lá.... mas esta já é outra história!!!

Ah! A postagem sobre Cartagena será especial (é a próxima), afinal, esta cidade foi e sempre será marcante em nossa vida! 






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