______________________________________

.

.

.

domingo, 2 de junho de 2013

Viagem Familia na 20 ª Fenajeep 2013

Reta principal da pista com a maior bandeira do Brasil de todo o país.
Todos os anos a cidade de Brusque-SC sedia a maior festa Off-Road da América Latina. É a FENAJEEP, que neste ano completa 20 anos de ininterruptas atividades. Esse encontro dos amantes dos esportes 4 x 4 acontece sempre nas dependências do Pavilhão de Exposições Maria Celina Vidotto Imohf, mais conhecido como Pavilhão da Fenarreco e reúne pessoas e amantes do Off-Road de todo o Brasil e até do exterior. Ali acontecem competições indoor de diversas categorias, como jipes e gaiolas, e também exposições e vendas de veículos, peças e acessórios para veículos 4 x 4. Dentro do pavilhão principal também se  concentram stands de diversos segmentos de lojas e atividades fora de estrada, e como com o passar do tempo essa grande festa jipeira só aumenta, nos últimos anos ao redor do pavilhão inúmeras tendas têm sido instaladas para atender a crescente demanda e interesse pelo setor aventureiro.

Vista geral da Fenajeep
Com nosso amigo Samuel, viajante como nós
Petra e seu caminhão "HerMAN", da Alemanha
O Viagem Família tem participado regularmente nos últimos 7 anos e sempre fazemos ou reencontramos amigos na Fenajeep. Este ano não foi diferente e foi muito bom rever o amigo Marcos Welter que foi de Brusque até o Alasca com um Toyota Hilux. Também o amigo Samuel da Pizzaria Coração Melão- Brusque, que acabou de voltar de uma "voltinha" pela Patagônia, aproveitando para conhecer o Fitz Roy entre outras belezas da região.
O que gostamos ainda mais, desta vez, foi de ter conhecido o casal Stefan e Petra ( http://www.tvware.eu) da Alemanha que por ocasião da Fenajeep estavam na região e acabaram sendo convidados a participar. Eles têm um projeto de viajar pelo mundo pelos próximos 20 anos, sem tempo para voltar, já estão na estrada há pouco mais de 3 anos. Gostamos muito deles, da ideia, do projeto, da simpatia e, principalmente, do lema deles:  "Träume nicht dein leben, lebe deinen Traum"! Traduzindo:  "Não sonhe a tua vida, viva o teu sonho"! 
Eles viajam num caminhão MAN - 1979, reformado, do exército alemão, reforma e equipagem que demorou 5 anos para ficar pronta. Venderam tudo e pé na estrada. Muito show: já estão há quase 4 anos longe de casa!!!
Capotagens
Muitas capotagens
Às vezes precisam de alguma ajuda

Na Fenajeep, durante os 4 dias do evento, que regularmente é realizado na época do feriado de Corpus Christi, em maio/junho, acontecem, além das competições internas, rally, Trilha 4x4, e Expeditio-Passeio Ecológico. Cada qual com seu grau de dificuldade e adrenalina ou adrenalama, como se diz na linguagem off-road. A estrutura levantada com arquibancadas pode receber atualmente até 6 mil pessoas sentadas, contando com atendimento de alimentação em área coberta, estacionamento e demais necessidades. O valor do ingresso no ano de 2013 foi de R$ 20,00 sendo a metade desse valor para estudantes identificados e isento para menores de 10 anos ou maiores de 60 anos. Todo visitante é identificado com pulseira tornando a participação e ingresso uma ação fácil, segura e rápida. Nossa única crítica é com relação a quantidade e higiene dos banheiros à disposição do público, sendo insuficientes e com baixa manutenção durante o evento. Na eventualidade do visitante não querer utilizar serviços de alimentação dentro do evento, diversas opções existem na redondeza, pois a localização e o acesso são bem fáceis.
Pulseira de identificação
Mari entre o pequeno e o GRANDE
Exposição militar
4 x 4 alinhados após as competições
A cada ano que passa, a Fenajeep apresenta alguma novidade e neste ano o traçado da pista mudou, apresentando inclusive um cruzamento, fato que proporciona uma pitada a mais de adrenalina nos pilotos competidores. O serviço de locução e animação já se tornou uma marca registrada do evento, pois além do serviço de narração normal, traz serviços de utilidade pública e informação aos visitantes. O Toledo -locutor oficial, já se tornou conhecido e reconhecido como parte da Fenajeep com sua voz inconfundível e comentários durante as corridas. A quantidade de público a todo ano aumenta e nesse ano é estimada uma presença de 40.000 pessoas nos dias do evento. A velocidade dos veículos competidores também aumenta e a cada ano se vê uma série de capotamentos e acidentes espetaculares, graças a Deus e à organização, sem maiores consequências ou vítimas. O evento conta com completa estrutura de segurança, bombeiros, polícia e equipes de limpeza e alimentação, esta última que conta com todo tipo de guloseimas e bebidas(caras) vendidas ao público até mesmo nas arquibancadas.
Revista Fenajeep
A Fenajeep é um evento que é frequentado por famílias e amigos de todos os lugares, tornando-se um ponto de encontro de grupos e caravanas de outros estados que comparecem para competir e se divertir. No ano de 2013, junto com o aniversário da Fenajeep, foi lançada a Revista Fenajeep, que em belíssima edição conta com detalhes a história e evolução de como um simples e pequeno encontro de jipeiros transformou-se numa festa e até marca registrada. Muito pó e algum desconforto podem acontecer durante o dia e tempo que se permanece na Fenajeep, mas nada que tire o brilho e vontade de cada ano retornar a este diversificado acontecimento na cidade de Brusque. E que venha 2014!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO