______________________________________

.

.

.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura

Olá, pessoal:  
Sem dúvida, essa exposição é estarrecedora!!!!

          A Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura está acontecendo em Itajuba, Barra Velha - SC, entre os dias 07 de dezembro e 04 de janeiro e vale a pena ser visitada...
Apesar da crueldade retratada em seus instrumentos e aparelhos expostos, as explicações e fatos históricos relacionados são interessantíssimos, mostrando a que ponto chega o ser humano quando quer impor suas ideias e crenças!

 A Cadeira da Inquisição foi usada na Europa Central até meados de 1846, especialmente na Itália. O réu deveria sentar-se nu e ao mínimo movimento as agulhas penetravam no corpo provocando dores alucinantes.
Este é um modelo único, que foi encontrado num castelo e tem 1821 pontas de madeira e metal. Faz parte do acervo fixo do Museu de Milão(Itália).


Amassador de dedos polegares

A guilhotina foi inventada pelo médico filantropo Dr. Joseph Ignace Guilhotin, em 1738. Normalmente se associa o seu uso à Revolução Francesa, porém versões diversas e mais rudimentares já eram usadas no séc XIV para execução de nobres.
Invenção deveras interessante para um filantropo, não acham???
Em exposição dois modelos, um dos quais com lâmina em madeira, que, por não cortar a pele, rasgava-a lentamente, sendo ajudada por marretadas!!! UIA! 

Essa Mostra foi trazida para o nosso município através da Secretaria da Cultura, cujo secretário é o Cacá, um historiador muito respeitado e "filho da terra", para incrementar os festejos do aniversário de Barra Velha, que acaba de completar 49 anos e também, como uma atração a mais para a Temporada de Verão 2010/2011 em nosso município.

Carlos Fagundes, o Cacá, nosso Secretário de Cultura.

O cinto de castidade feminino, ao contrário do que se pensa e se divulga romanticamente na literatura (os maridos iam pras Cruzadas e colocavam o cinto em suas mulheres para não serem traídos!), era utilizado pelas mulheres para se protegerem dos estupros, que não eram considerados crimes naquela época e ao qual estariam sujeitas em caso de andarem pela rua sozinhas, por exemplo.

O curador da mostra internacional é o Sr. Franco Gentili,  um italiano de Parma que foi professor na Universidade de Verona.  É uma pessoa interessantíssima... conversamos muito, pois temos bastante assuntos em comum! Ele nos contou sobre suas viagens de carro pela Europa, África, Ásia e conhece nosso país muito bem!!! Atualmente mora em Florianópolis  sendo o representante do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina. 
O curador da Mostra, Franco Gentili 

Sua vida foi marcada pela 2ª Guerra Mundial, na qual seu pai esteve em campos de concentração e ele, com apenas sete(07) anos, ficou sozinho em um abrigo, até que sua mãe o encontrasse lá depois de muitos anos.

Não percam a oportunidade de visitar esta exposição que já percorreu diversas capitais brasileiras e outras cidades do Brasil e do mundo, e venham nos visitar.
Itajuba  -  Barra Velha  -  Santa Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO