Viagem Família______________________________________

.

domingo, 16 de agosto de 2020

República Tcheca: um país com identidade própria


Castelo de Praga e ponte Carlos sobre o rio Moldava


Deixamos a Polônia para trás e entramos na República Tcheca passando por estradas secundárias, próximo de Ostrava, seguindo para Opava, cidade muito bonita e com arquitetura bem diferente da polonesa. Na represa localizada em Leskovec nad Moravicí, buscamos um camping para passar a noite, fria e chuvosa, com bastante vento. Um banho quente seria muito bem vindo!!! Como não tínhamos sacado Coroas Tchecas ainda (Korunas - CZK), batemos um papo com uns locais e a Mari, esposa de um pescador, nos deu duas moedas de 50 CZK para o banho!!! Gente boa demais!!! 


Leskovec nad Moravicí - lago da represa. Os barcos são todos elétricos, com placas solares

                             

Diferentemente de outros países do Leste onde estivemos, aqui na Rep. Tcheca são poucas as pessoas que falam inglês!! Para realizarmos a negociação do camping, tivemos de usar pela primeira vez, o tradutor do celular! A moça que nos atendeu era super simpática e prestativa, porém não sabia uma única palavra em inglês ou alemão. Apenas o gestual não foi suficiente desta vez e após umas perguntas e respostas usando a tecnologia, conseguimos nosso pernoite por 240 CZK (aproximadamente, 9,15 Euros). 



Na manhã seguinte, já com o clima melhorando, percorremos estradas secundárias, passando por estações de esqui (Cervená Voda) até Trebechovice pod Orebem, onde sacamos dinheiro tcheco (CZK: Korunas) e pegamos informações turísticas. Como na região há uma outra represa, seguimos para lá - Česka Skalice - para acamparmos. O local escolhido acabou servindo apenas para fazermos nossa refeição, pois fomos alertados por um local de que ali não era permitido estacionar (ou acampar). Ainda no contorno do lago, encontramos outro local disponível, free, onde apenas alguns pescadores estavam. 


Trebechovice pod Orebem

Casario antigo e sólido


A história da Tchéquia é cheia de batalhas e conquistas e assim como outros países desta região, ela foi incorporada à monarquia dos Habsburgo em 1526, passando a fazer parte do Império Austro-Húngaro. Entre os anos de 1618 e 1620, protagonizou a Revolta Boêmia, o que levou à Guerra dos Trinta Anos, tendo sido reintroduzido o catolicismo após a germanização de toda a região. 


Apenas após o colapso do Império Austro-Húngaro no fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918, foi formada a República da Tchecoslováquia, único estado democrático que permaneceu na Europa Central  após 1933. Durante a 2ª Guerra Mundial, a Tchecoslováquia caiu sob ocupação nazista e em 1945 foi "libertada" pelo Exército Vermelho. Após o golpe de Estado em 1948, a Tchecoslováquia passou a ser um Estado comunista de partido único e sob a influência soviética. 

Castelo de Praga: residência oficial do governo (ao fundo)

A Primavera de Praga, em 1968, demonstrando a insatisfação contra ao sistema imposto foi sufocada e o país continuou ocupado até 1989 quando, através da Revolta de Veludo, o regime comunista caiu e uma república parlamentar multipartidária foi formada. Em 1993 aconteceu a dissolução da Tchecoslováquia. De forma pacífica, foram criados dois estados constituintes: a República Tcheca e a República Eslovaca. 

PRAGA - PRAHA: capital da Rep. Tcheca 

Ponte Carlos, com suas estátuas de santos

Na manhã seguinte fomos direto à capital, Praha (ou Praga), onde após estacionarmos num P por 2 horas (acabamos ficando umas 3h!) pagando 100 CZK, passeamos sem rumo certo pela lindíssima cidade natal de minha sogra (e mãe)!! 


Igreja de São Nicolau, em estilo barroco - Praça da Cidade Velha


Praha é a capital e a maior cidade da Tchéquia, situada nas margens do rio Vltava (Moldava), antes de sua confluência no rio Elba.  Conhecida como a "cidade das cem cúpulas", está localizada sobre colinas e tem uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. 






Em qualquer site ou página na internet que se busque informações sobre Praga, sempre as pessoas dizem que é uma das cidades mais lindas da Europa! Temos de concordar!!! Realmente, a capital da Tchéquia é surpreendente e apaixonante! 

                           


Às margens do rio Moldava (Vltava) observamos a ponte Carlos, também vagamos pelo bairro judaico e tiramos centenas de fotos de lugares e construções lindas! 

Escultura em uma praça da capital


Sinagoga no bairro judaico


Outra sinagoga


Praça da Cidade Velha - vista da Catedral Týn

A Praça da Cidade Velha é o coração de Praha, onde milhares de visitantes e turistas vêm todos os anos para conhecer e fotografar as construções em estilos diferentes que se observam aqui. Este ano, de 2020, foi atípico, pois com o Covid-19 muitas pessoas deixaram de viajar e nós, do Viagem Familia, pudemos curtir o local com tranquilidade. 
                            

Orloj - relógio astronômico

O Orloj é um relógio astronômico medieval, montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha. Construído no séc. XV, foi reparado muitas vezes ao longo do tempo e foram acrescentados estátuas e outros detalhes. Durante a 2ª Guerra Mundial foi bombardeado e queimado, tendo sido restaurado e só voltando a funcionar após ter sido consertado em 1948.

Estátua de Jan Hus 

O pensador e reformador religioso Jan Hus foi executado em 1415, quando foi queimado vivo por suas crenças. A estátua em sua homenagem foi inaugurada em 1915, no marco dos 500 anos de sua execução. 


Ponte Carlos


A Ponte Carlos é a mais antiga de Praga (e a segunda mais antiga da Tchéquia) e une a Cidade Velha a Cidade Pequena, sobre o rio Moldava. Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV e só foi concluída no início do séc. XV. 
Ela tem 516m de comprimento, largura de quase 10m e 16 arcos de sustentação. Está protegida por três torres, mas a mais famosa e considerada uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica é aquela onde estão expostas as estátuas de 30 santos (hoje apenas réplicas. As originais estão expostas no Museu Nacional). 

Teatro Nacional




Teatro Nacional

O rio Moldava é utilizado para atividades náuticas

Nosso objetivo aqui, além de visitar as principais atrações turísticas de Praha, era de ver onde d. Jana viveu antes de seguir para o Brasil. Tínhamos o endereço e seguimos para lá! Foi muito emocionante ver o prédio onde ela, sua mãe e irmã moraram antes de terem sido bombardeados e perderem tudo! A história é longa, mas apenas para título de curiosidade, Praga foi duramente bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial e o prédio onde elas moravam não foi poupado. Após perderem tudo, vaguearam sem rumo e destino indo de uma cidade para outra, de um país para outro (passaram pela Alemanha, Áustria, Suíça, França) até que, finalmente, quando chegaram na Itália, surgiu a oportunidade de mudar radicalmente de vida. E foi o que fizeram!!! 

Apartamento onde vivia a d. Jana


Produtos diversos com Cannabis são vendidos abertamente na Rep. Tcheca


Entre Praga e Plsen, acabamos optando por Autoestrada, sem no entanto, sabermos que havia a necessidade de se usar a vignette (pedágio). Como curiosidade, fica a dica: na Rep. Tcheca a vignette é vendida apenas pela internet, onde se preenche um cadastro e se possui apenas um selo virtual. Caso a polícia venha a parar seu veículo, você mostrará o comprovante de pagamento do pedágio (apenas para rodar em auto estradas!) virtual. Não fomos abordados nenhuma vez e acabamos por trafegar alguns km sem pagar o pedágio! Paciência!!! A ignorância é uma bênção rsrsrsrsr 

PLSEN

"Na zdraví" (Saúde!)

A cidade de Plsen é o berço da cerveja Pilsen!!! Além disso, possui também uma arquitetura lindíssima e muita história medieval! Diferentemente de Praga, Plsen não tem aquele apelo turístico, apesar de seus encantos. Passeamos pelo seu centro histórico e acabamos fazendo um tour pelos túneis subterrâneos da cidade! Um show! 

Estação central de trem/metrô e ônibus 


A 4ª maior cidade da Rep. Tcheca, Plsen possui pouco mais de 175 mil habitantes. Fundada por Venceslau II, em 1295, foi citada pela primeira vez em 976, como castelo durante uma batalha entre o Duque Boleslaus II (da Bohemia) e o Imperador Otto II. 
A cidade possuía um sistema de defesa muito bom e túneis que percorriam 14 km subterrâneos do centro da cidade, incluindo cisternas para armazenamento de água, o que acabava sendo uma importante alternativa para a população se resguardar durante ataques inimigos. 
No séc. XIX a segunda maior fonte de renda do país vinha através das ferrovias. A National Railways empregava mais de 2000 pessoas na manutenção e confecção de peças para o funcionamento dos trens que operavam entre a Áustria e a Hungria. 


Parque linear da cidade, ao lado da Cervejaria Pilsner Urquell (1842)


Torre d'água (Water Tower)


Construída em 1532, a Torre da Água era integrada à muralha de fortificação da cidade, destruída posteriormente. 


A independência da Tchecoslováquia, em 1918, trouxe muita insatisfação para aqueles moradores de Plsen que falavam alemão e quando se deu a 2ª Guerra Mundial, muitos acabaram se aliando aos nazis. A população judaica da cidade, que ultrapassava 2 mil pessoas, foi transferida para o Campo de Concentração localizado na cidade de Terezín, na divisa da Boêmia, ao norte. 
Com a ocupação soviética a partir de 1948 e a incorformidade da população com este regime, em 1953 mais de 20 mil trabalhadores da Skoda (marca de automóveis) se rebelaram e jogaram pelas janelas símbolos comunistas na rua, havendo com isto, retaliações e destruição de alguns símbolos da cidade por parte do governo soviético. 

Casario do centro histórico, com influência barroca

Prefeitura de Plsen: construída nos anos 1500, em estilo renascentista

As belezas se escondem a cada quadra

A Catedral de São Bartolomeu, gótica, fica no meio da cidade antiga, numa linda e grande praça, em frente à Prefeitura. Construída no séc. XIII, com uma torre de 102 m de altura (cuja visitação estava fechada para reforma: 301 degraus) é a mais alta da Tchéquia. 

Catedral de São Bartolomeu


Personagens na praça

Entrada do Museu Histórico dos Subterrâneos de Plsen


Nossos ingressos davam direito à degustação gratuita de um copo de chopp!!! Obaaaaaa!




Dentro dos túneis, que percorrem 12 km no subsolo da cidade velha.
Hoje estão abertos à visitação, apenas 700m

Peças de artilharia usados na Idade Média

Utensílios utilizados pela população medieval

A "passagem da fechadura"

Casal de brasileiros de União da Vitória, Gustavo e Luciane e nosso guia, Millan

A cerveja Pilsen ou Pilsener é um tipo de cerveja Lager, originária da cidade de Plsen, por volta de 1840. Fabricada com o mais puro malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza (as águas da Europa são extremamente calcárias - duras - em sua grande maioria) e fermentados por levedo de baixa fermentação, a fórmula gera uma cerveja clara, dourada, encorpada e deliciosa! 

Nosso "lanchinho": salsichão com mostarda escura e krem (raiz forte), acompanhado de pão preto e um copo generoso de cerveja Pilsner Urquell

Versão mais econômica e também muito saborosa


Nossa passagem pelo país foi muito rápida e acabamos ficando com "gostinho de quero mais"! Quem sabe, daqui a alguns meses, não retornamos para a Rep. Tcheca e exploramos mais um pouco suas belezas e encantos¨!







2 comentários:

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO