Viagem Família______________________________________

.

domingo, 10 de novembro de 2019

EUA 5 - Costa Leste: New York, Washington DC, Maryland, Virginia


Niagara on the Lake (Canadá), do outro lado das quedas 
Finalmente alcançamos a Costa Leste dos EUA!! Deixamos o lado canadense, nas Niagaras Falls, para atravessar para as Niagara Falls do lado norte-americano! 


ADUANA
Como sempre, quando se sai do Canadá, no lado canadense não é necessário apresentar documentação e no estado de New York, já nos EUA, os trâmites foram rápidos. Assim como nas outras divisas, foi perguntado se tínhamos armas de fogo ou drogas (ao que respondemos negativamente) e depois de verificado que nosso visto se estendia até março de 2020, rapidamente o agente aduaneiro nos liberou.

NEW YORK STATE: Niagara State Park, New York (Nova Iorque) + NEW JERSEY: Harrison 

O trânsito estava meio confuso, pois havia obras viárias sendo realizadas. Depois de umas duas voltas achamos o Niagara State Park (achávamos que era parque nacional) e optamos por estacionar na rua próxima, pois o valor do estacionamento pago do parque era bem salgado! A entrada neste lado das cataratas também é gratuita e seguimos até o Visitor Center, onde pegamos informações de trilhas e passeios que podem ser feitos para visualizar as quedas. 




O rio Niágara liga os lagos Erie (173msnm) ao Ontario (74msnm), que é o mais baixo dos Grandes Lagos. 




Minha (da Mari) sandália Havaianas (de 10 anos!!) arrebentou e fiz as trilhas descalça, o que acabou impedindo de fazermos algo mais radical! 
O parque estava meio abandonado e relaxado, comparativamente ao lado canadense. Ainda assim, as paisagens são bonitas pra caramba.



Estátua em homenagem a Nikola Tesla (1856 - 1943)


Curiosidade: existe um canal navegável que foi construído para unir os lagos Erie ao Ontario, chamado Welland. Quando estávamos no lado canadense, conhecemos este canal e vimos um grande navio passando por ele. Os 5 lagos (Huron, Ontario, Michigan, Erie e Superior) são navegáveis e utilizados como via para transporte de cargas.  

Lamb Gyro w/Pita foi nosso pedido!! Estava gostoso e picante!!
Deixamos o parque e aproveitamos para saborear uma comidinha indiana (usando os últimos dólares canadenses que tínhamos). No dia seguinte saímos do estado de New York e atravessamos uma pontinha da Pennsylvania, e dali, entrando em New Jersey, onde visitamos os amigos brasileiros Ana e Flavius,  com sua filhota Aninha. 

Com Ana, Flavius e Aninha: ser recebido pelos amigos não tem preço!!  

Parque Municipal, em Harrison

Vista de New York, do lado da baía

Caminhando pelas ruas de Harrison

Na estação de trem, em Harrison
Apesar de nossa estadia aqui em Harrison ser relâmpago, aproveitamos o dia para pegar o trem e conhecer "o arroz de festa" de Nova Iorque (ou New York), ou ainda, Big Apple!! Estava chovendo, mas mesmo assim passeamos pela 5th Avenue, Empire State Building, Broadway, Times Square, Grand Central Station e depois, retornamos até o World Trade Center Memorial Museum, onde buscamos o Memorial do 11 de Setembro!!  





BIG APPLE: a cidade de New York é a mais populosa dos Estados Unidos e possui mais de 800 idiomas diferentes falados em seu território, sendo a cidade com a maior diversidade linguística no mundo. Não se sabe ao certo o porquê de seu apelido - Big Apple - porém acredita-se que a expressão está relacionada a uma coluna de jornal que falava sobre corridas de cavalo que aconteciam em 1921. Porém a expressão popularizou-se nos anos 1970! 

Empire State Building



Ela tem suas raízes em 1624, quando era um posto de comércio neerlandês e seu nome era Nova Amsterdã. Em 1664 foi tomada pelo Império Britânico e passou a chamar-se New York, em homenagem ao irmão do Rei Carlos II, da Inglaterra, Duque de York (que depois passou a ser Rei Jaime II). 

Times Square




O turismo é uma grande (senão a maior) fonte de renda da cidade, onde mais de 60 milhões de visitantes vêm à cidade e fazem girar U$ 60 bilhões de dólares anuais! A Quinta Avenida detém as maiores rendas do mercado imobiliário do mundo, onde o metro quadrado está custando U$ 32 mil.

Grand Central Station 





World Trade Center Station



Reencontrando a família Lizca, surpresa inesperada!
Nossa maior surpresa foi reencontrar a família Lisbeka, argentinos de Buenos Aires, que conhecemos na Colômbia (Cartagena) e com quem cruzamos algumas vezes durante nossa viagem no World Trade Center Memorial.


As rosas são colocadas diariamente nas vítimas/aniversariantes da data
MARYLAND: Acookeek, Piscataway Park, Rio Potomac, Waldorf 

Com Maxi

Com os amigos/parentes, Milena e Rob
Muitas estradas da Costa Leste são pedagiadas. No nosso caminho para Maryland pegamos algumas e gastamos um bom valor nelas (quase U$ 20)... Em Acookeek fomos visitar parentes/amigos brasileiros, Milena e Rob, com suas filhas Ashley e  Haley, além do cachorrinho Maxi. Nos arredores, aproveitamos para conhecer o Piscataway Park

Às margens do Rio Potomac, no Piscataway Park

Casa do George Washington, do outro lado do rio
O nome deste parque é uma homenagem a uma tribo nativa americana. Ele está localizado às margens do Rio Potomac, na propriedade de Mount Vernon, de onde vimos a casa do ex-presidente George Washington.  


Com Rob, depois do trabalho em auxiliar na colocação dos porcos dentro do chiqueiro

Silo de fumo

Plantação de fumo


Trabalhamos alguns dias na casa dos amigos, aproveitando o QG (quartel general) para escrever mais alguns capítulos do livro, organizar o blog etc e tal. 



VIRGINIA: Arrigton, Overland Expo

Nosso objetivo na Costa Leste era ir à Overland Expo, entre os dias 11 e 13 de outubro, na cidade de Arrigton, na Virginia. 
A feira foi muito interessante e tivemos a oportunidade de conversar com muitos viajantes, tirando dúvidas e pegando dicas legais. Aproveitamos para ver projetos de Campers e Vans... de quebra fizemos amigos e nos divertimos bastante. 



Havia centenas (milhares) de viajantes, visitantes e curiosos na feira
Criatividade é tudo! Roof tend bem estilosa!

Caminhão à venda! Alguém se habilita??

Palestra sobre "Mulheres Overlanders!"

Palestra sobre dicas de viagem à Ásia
Com Oriel e sua camper feita em casa!! 

Área de banheiros químicos na feira
Com Sam (Saurabh), indiano que mora em New York e vizinho de acampamento. Na segunda-feira, estávamos sozinhos!!
Durante uma das palestras, conhecemos o Alan Barlow, que durante muitos anos trabalhou com envios de container para a África. Ele nos convidou para ficarmos em sua casa, em Washington DC, enquanto providenciávamos o embarque de nosso carro para a Europa. Aceitamos o convite e na fim da feira, seguimos para Washington, onde chegamos no fim da tarde e fomos super bem recebidos! 

WASHINGTON D.C. 


Jardins atrás da Casa Branca

Memorial dedicado aos militares que combateram na Guerra da Coreia
A capital federal é uma cidade muito bonita e organizada. Seu sistema planejado de nomear ruas é simples e prático: sempre seguindo a ordem alfabética (A, B, C,...) ou numérica (1st St, 2nd, 3th St,...) e depois nomes em ordem alfabética com duas sílabas (Adams St, Bryant St,...), depois 3 sílabas (Allison St, Buchanan St,...), além da divisão em setores: N, NE, NO, SE, SO,... o que facilita imensamente a localização, mesmo sem GPS!!! Recebemos uma aula bem didática do Alan quando chegamos em sua casa e que nos mostrou no mapa físico como se localizar na cidade! 
George Washington contratou o  engenheiro francês Pierre Charles L'Enfant para criar uma cidade planejada.
Os planos e desenhos de Pierre Charles L'Enfant previam uma cidade centralizada no Capitólio dos Estados Unidos cruzada por avenidas diagonais nomeadas com nomes dos Estados do país. Os cruzamentos destas avenidas com ruas correndo num sentido norte-sul e leste-oeste seriam efetuados mediante rotatórias cujos nomes homenageariam grandes personalidades americanas. 





O D.C. que se coloca ao lado do nome da cidade/capital significa "District of Columbia" que é o local  (distrito) onde está localizada, e é uma homenagem a Cristóvão Colombo, descobridor das Américas. O distrito e a cidade são uma só coisa, governados por um só governo, porém nem sempre foi assim! O Distrito de Colúmbia foi fundado em 1790, conforme previsto na Constituição. Washington D.C. foi formada a partir de terras cedidas de Maryland e Virginia, e em 1792 foi iniciada a sua construção, sendo inaugurada em 1800 e recebendo o nome que homenageia o primeiro presidente dos EUA, George Washington.

Espelho d'água e Monumento a Washington, ao fundo


Capitólio em frente
Em agosto de 1814, os ingleses invadiram a capital federal, durante a "Guerra de 1812", vindos do Canadá. O Congresso e o Presidente já haviam abandonado a cidade e as tropas americanas responsáveis pela sua defesa também a abandonaram, deixando-a à mercê dos invasores, que destruíram e queimaram boa parte da cidade. Após o fim da guerra, Washington D.C. foi reconstruída (1819) e as paredes externas da Mansão Presidencial foram pintadas de branco, para encobrir as manchas negras das paredes queimadas nos ataques sofridos. Não é por acaso que a casa se chama Casa Branca!



Com o objetivo de defender a capital federal durante a Guerra Civil Americana (1861 e 1865), a população de Washington foi aumentando rapidamente e junto deste aumento, vieram também os problemas com saneamento básico, mobilidade e segurança! Com 60 mil habitantes no início da Guerra Civil, Washington chegou a 120 mil ao final da guerra, pois milhares de pessoas de outras regiões do país e também afro-descendentes fugindo da escravidão no sul, se mudaram para a cidade. Foi necessário readaptar o plano diretor da cidade de modo a contemplar todo o novo perfil que se fazia necessário.

Memorial ao AB (Abraham Lincoln)



Abraham Lincoln (Abe, como é chamado carinhosamente), considerado um dos 3 maiores presidentes dos EUA, foi o presidente durante a Guerra da Secessão (Civil). Ele foi assassinado pelo ator principal (e espião confederado), John Wilkes Booth, durante uma peça de teatro, em 14 de abril de 1865, após ter discursado a favor do direito de voto para os negros e de outras medidas consideradas impopulares.

Espelho d'água e Monumento a Washington, ao fundo

Monumento a Washington visto do Capitólio
O Monumento a Washington é um obelisco de 170 m de altura, construído entre 1848 e 1885. Construído em granito, mármore e arenito. O reflexo do Monumento pode ser visto no Espelho d'água, uma piscina retangular localizada no National Mall (Constitution Gardens), que se estende até o Lincoln Memorial.


Castelo do Smithsonian Institution
Também localizados no National Mall estão os principais museus da capital federal, que fazem parte do Smithsonian Institution. Criado em 1846 com a fortuna deixada pelo cientista britânico James Smithson, o complexo é considerado o maior museu do mundo.

National Museum of  Natural History



O mais legal de tudo é que eles são todos gratuitos!! Quem não assistiu "Uma Noite no Museu"? Pois ele está lá, National Museum of Natural History, com toda a sua beleza e riqueza, à disposição para os visitantes poderem aprender e se surpreender com a história do país e do mundo... As personagens do filme estão lá, bem como os bonequinhos do Albert Einstein (na loja de souvenir no Air and Space Museum)!!


Fundado em 1910 e tendo um acervo de mais de 126 milhões de espécimes e artefatos é um dos locais mais visitados pelos turistas de todos os lugares. A quantidade de informação é tão grande que é impossível você visitar todas as alas e ler os informativos de tudo que existe no local. Dividido em sessões, o negócio é escolher sua prioridade e curtir: animais e ecossistemas,  história fóssil, diversidade humana e ciências terrestres são algumas das áreas expostas.





Air and Space Museum 





Este museu mantém a maior coleção de aeronaves e naves espaciais do mundo, sendo um dos mais visitados do grupo Smithsonian. Entre os modelos mais famosos expostos aqui, todos originais, temos o X-15, avião foguete utilizado para pesquisa de voos supersônicos, a réplica do Pioneer 10, a cápsula do Gemini IV, um míssil Pershing, o módulo de comando Columbia da Apollo 11,...
Uma parte do museu estava fechada para reforma, ainda assim foi uma visita muito produtiva e interessante!



Protótipo dos Irmãos Wright... Nenhuma linha sobre Alberto Santos Dumont: "Pai da Aviação"!!

"Lembra dos bonequinhos do Einstein, no filme??"
Jardim Botânico

Já estamos em pleno outono (outubro) e muitas flores já morreram. Ainda assim, dentro das estufas é possível se deslumbrar com a coleção de plantas que ali vivem.


Olhe quem está lá do outro lado...




Outra opção dentro do Smithsonian Institute e que é gratuito é o Zoológico da cidade, distante do centro! O valor do estacionamento é de U$ 25, mas paramos o Garça num free parking a uns 2 km de distância (dentro do Rock Creek Park) e fomos caminhando pela ciclovia (compartilhada)!!! Um passeio bacana em meio à National Forest urbana de Washington.

National Zoo

Ocupando uma área de 0,7 km² dentro do Rock Creek Park, o Zoo é um local para educação de seus visitantes. Fundado em 1889, possui cerca de 400 espécies em exposição.












Estamos em época de Halloween e o Zoo está enfeitado para um evento alusivo à data festiva



Depois de umas duas horas e meia caminhando e vendo animais, retornamos para casa. De maneira geral, o olhar dos bichinhos é bem triste... mesmo sendo bem alimentados e tendo espaço, percebe-se o fenômeno de todo o zoológico! A solidão e a falta de liberdade deixam os bichos depressivos.

Capitólio e Biblioteca do Congresso




O Capitólio é um dos ícones de Washington. Quem nunca viu algum filme ou série que se passa ali dentro, ou onde este prédio imponente é destruído, levanta a mão!




Sendo a Casa do Congresso dos EUA, é dividida em duas partes: o Senado e a Câmara. Entramos na fila (como é baixa temporada, não foi necessário agendamento prévio), recebemos orientação sobre o que não se pode levar lá para dentro (garrafas de água, por exemplo) e rapidamente fomos encaminhados para as inúmeras revistas; em cada setor que se passa há uma revista. Em muitos lugares não são permitidas fotos. Assistimos um pedaço de sessão do Senado... assim como no Brasil, havia 3 ou 4 senadores presentes e o discurso de um republicano foi observado por algumas pessoas que por lá passavam.


Existe um túnel que une o Capitólio à Biblioteca do Congresso... a arquitetura do lugar é lindíssima!!



Sala de leitura, num domo de 48 m de altura

Além da beleza imponente do local, é importante destacar que se trata da Biblioteca com o maior acervo do mundo, abrigando cerca de 150 milhões de itens. A Biblioteca foi inaugurada no mesmo ano da cidade, 1800, com apenas 740 livros, porém estes foram queimados durante a invasão britânica. Quando a cidade foi reconstruída, Thomas Jefferson cedeu seu acervo pessoal de 6487 livros, por U$23 mil.





Fonte da entrada da Biblioteca do Congresso
Outro ponto turístico bem interessante da cidade é a Catedral Nacional de Washington.

Dedicada à São Pedro e São Paulo, é uma Catedral anglicana, construída a partir 1907 em estilo neogótico e demorou 83 anos para ser concluída.



A visitação a essa igreja não é gratuita. O ingresso custa U$ 12 por pessoa. Acabamos não entrando, pelo alto custo! Ainda assim, a beleza externa da construção, com particularidades e especificidades vale a pena. Tem até uma gárgula do Darth Vader... não a encontramos, mas tiramos boas fotos.





Ficamos quase um mês na Capital Federal e acabamos participando intensamente da vida do Allan e sua família. Foram muitas compras de mercado, alguns restaurantes, assistimos a muitos filmes e montamos alguns quebra-cabeças, além de terminarmos nosso livro e escrevermos alguns textos do blog.
Trabalhando no livro

Mais trabalho, agora na sala da lareira

Descansando, montando quebra-cabeça

Terminado...
Cozinhando para a família... foram muitas as refeições deliciosas

Acompanhando o Alan nas compras
Por ser período de Halloween tivemos a oportunidade de ver como os americanos festejam e enfeitam suas casas para esta data. Também presenciamos o hábito de crianças virem às casas em busca de "doces ou travessuras"! Aquele morador que deseja participar da brincadeira deixa as luzes do quintal ligadas... Nos supermercados, tudo gira em torno da data!!









Tivemos a felicidade de participarmos de uma Fiesta de Los Muertos (02 de novembro) na casa dos vizinhos do Allan, Cristina e Alberto, naturais de Puerto Rico.


Foram contratados Mariachis, do grupo Mariachi Los Amigos para animar a festa

Todos à caráter

Com os anfitriões, Alberto e Cristina



A festa foi animadíssima e multicultural: havia brasileiros, costa-riquenhos, portugueses, argentinos, eslovenos,... Tudo muito enfeitado e temático! Nós fomos fantasiados de Viagem Família rsrsrsrsr

Outra oportunidade única que tivemos durante o período que passamos em Washington foi de assistir a final do Baseball no estádio dos Nats!!! Mesmo com a chuva intensa, foi divertidíssimo e... "ganhamos" depois de 30 anos de jejum!!!! Havíamos assistido algumas partidas pela TV (são 7 jogos na final, disputadas nos dois estádios) e a disputa estava empatada em 3 x 3, contra os Astros de Houston (Texas)!


Pegando o metrô para ir ao estádio,com Taylor e Megan, filhas do Allan



Muita chuva... o jogo está emocionante (a final foi no Texas); assistimos pelo telão! Com Taylor

Campeões após 30 anos!!! A final foi disputada contra o Astros (Houston - Texas) e ficou em 4 x 3
Nos últimos dias em Washington, já com nosso embarque programado para a Europa partindo de Newark (New Jersey), ainda festejamos o aniversário da Taylor e da Megan (20 dias de diferença) junto com a família reunida!!


Jantar em restaurante espanhol, Jaleo

Com nosso "anjo" de Washington, Allan
Aproveitamos nossa estadia para resolvermos pendências na Embaixada do Brasil, mas descobrimos que para problemas pessoais devemos nos encaminhar ao Consulado do Brasil, que fica em outro endereço, também na cidade. O prédio da Embaixada foi projetado por Oscar Niemayer e fica na Massachussets Avenue, local escolhido por muitos países para estabelecer as embaixadas de seus países. Já o Consulado fica em Downtown (centro), na 15th Street.

Ainda existem muitas atrações para serem conhecidas na capital federal! Mas ficarão para uma próxima visita... Nossa despedida foi com coração apertado!

NEW JERSEY: Harrison, Aeroporto de Newark 

Marcos voltando pra Washington, depois de embarcar o carro para a Europa
O Marcos levou o Garça para Newark (New Jersey), no dia marcado pela empresa que realizou nosso embarque e dali em diante ficamos a pé. Ainda permanecemos uns 10 dias nos EUA, e nos deslocamos para Harrison, também em New Jersey, onde ficamos esperando nosso embarque de avião para a Europa na casa da Ana e do Flavius, onde já havíamos ficado uns dias anteriormente.

Deixando Washington para seguir até New Jersey, de onde embarcaremos para a Europa

Em Harrison, New Jersey... últimos dias de EUA

Aeroporto de Boston... Bye bye, USA

Deixando os EUA depois de 7 meses intensos e maravilhosos!



Esta etapa do Projeto Acqua Mundi termina aqui. Mas nossa aventura continua...

E que venha o Velho Continente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO