terça-feira, 21 de novembro de 2017

Garopaba e região 2ª Parte-Siriú e Acampando na Pinheira

Praia do Siriú e saída da Lagoa do Macacu-Garopaba-SC.
      Acordamos cedo depois de uma noite com muita chuva com direito a relâmpagos e trovões. A curiosidade era abrir logo a janela para saber como estava o clima e a temperatura. Nesse momento muitas nuvens escuras mas nenhuma chuva o que já é animador.
     Despedimos-nos da gentil acolhida do casal Edmundo e Mônica e decidimos tomar nosso café a beira do mar bem pertinho. A praia escolhida foi a Praia do Siriú, a poucos minutos de onde estávamos hospedados e onde tomamos um gostoso café-da-manhã a beira mar com temperatura agradável.
     Sentir a suave brisa da manhã num lugar tão tranquilo e bonito tomando um gostoso café com a pessoa que a gente ama não tem preço.

Nada melhor do que um gostoso café a beira da praia.

A Praia do Siriú é a mais extensa de Garopaba. Ela tem um amplo leque de atrações que permitem você passar muitas horas ou até dias no local. Dunas, riachos, cachoeiras, lagoa, morros, para todos os gostos. A parte mais ao norte tem boa infraestrutura de pousadas e restaurantes com ótima qualidade e atendimento diferenciado.
     Para ajudar na digestão do café aproveitamos para caminhar em parte das dunas de areia que hoje estão relativamente fáceis de serem percorridas pois a chuva da noite anterior deixou a areia mais firme. Pode-se alugar e praticar sandboard (prancha de areia) nas mais altas. Essas mesmas dunas estão invadindo as ruas e casas do local o que nos leva a reflexão sobre a ocupação humana nos espaços da natureza.

Subindo para as dunas do Siriú

Muita PAZ!

As dunas quase engolindo a rua e as casas
     A imensidão e o silêncio das dunas é um lugar perfeito para meditar e contemplar sem pressa. De qualquer forma seguimos adiante para a extremidade mais ao norte da Praia do Siriú e lá chegando, ouvidos um chamado... .... que surpresa!! Era o Fernando Nascimento vizinho do Edmundo onde estivemos hospedados nesta noite passada.
     Ele é o proprietário do simpático Restaurante Siriú Norte situado bem pertinho do costão e da praia. Fomos lá conversar e acabamos conhecendo o Fábio Brito que é professor, historiador, escritor e nas horas vagas, rsrsrsrsrsrsrs, gerente do Restaurante do Fernando! Sentar para conversar com essa galera é tema para horas de conversa boa.

Fábio mostrando sua revista

Da esquerda: Fernando, Fábio, Mari,  Álvaro e eu.
     O Fábio também adora viajar e nos contou de sua recente viagem com a esposa para a Grécia. Foi o máximo! O Fernando em comparação além de dono do restaurante é também sócio numa cervejaria artersanal chamada Siriú Artesanal (siriuartesanal@gmail.com) (facebook.com/siriucervejaartesanal).
     Claro que não poderíamos ir embora sem antes comprarmos umas cervejas do Fernando e acabamos sendo presenteados com 4 edições da Revista Pluss Santa Catarina - do Fábio. (revistaplussc@gmail.com) Mais um pouco e acabávamos acampando ali mesmo de tantas histórias para ouvir e contar. As aventuras do Álvaro um cara descolado que está ajudando na divulgação do lugar também são dignas de um livro! Essa gente é como nós, adora uma aventura!!

Adesivo do Viagem Familia colocado-recomendamos o local!(facebook.com/Siriunorterestaurante)

Nós com o Fernando e as cervejas artesanais Siriú

Costão da praia do Siriú

Lagoa do Macacu
     Fazia um friozinho de uns 15 °C e decidimos dar uma caminhada pela praia e também pelo costão para esquentar. A paisagem é muito linda aqui e vale a pena conhecer o lugar e aproveitar para degustar uma boa comida acompanhada pela cerveja artesanal local. Recomendamos!
     O tempo está ficando fechado novamente e uma fina garoa insiste em aparecer. Temos sempre um plano B mas nossa vontade é de passar o dia por aqui mesmo. Logo a frente fomos então conhecer a Praia da Gamboa. Mais uma das belas praias do circuito Garopaba, mas sem muita estrutura. Não tem acessos bem sinalizados e está se transformando num grande loteamento de casas de veranistas.

Praia da Gamboa-Garopaba-SC
Chorão da praia (Carpobrotus edulis)
       Aqui na Praia da Gamboa acaba o limite do município de Garopaba. As próximas praias que queremos conhecer como a Pinheira e Guarda do Embaú já pertencem ao município de Palhoça. Dessa forma voltamos pela SC 434 até a BR 101 onde ainda paramos para abastecer com preços mais razoáveis. Também aproveitamos para vestir agasalhos pois a garoa e o vento esfriaram e a temperatura está ao redor dos 13°C! Mais 11 km para o norte e chega-se ao trevo de acesso para as Praias da Pinheira e Guarda do Embaú. A Estrada de Morretes tem poucos quilômetros de bom asfalto e em poucos minutos chegamos à Pinheira.

São quase 16h e ainda não almoçamos e dessa forma decidimos procurar um camping para pernoitarmos e também preparar uma boa refeição. Estou querendo comer um belo prato de camarões, que não encontramos na região de Garopaba. Então agora é procurar camping e procurar pescador ou peixaria.
     Diversos campings visitados todos na mesma faixa de preços ao redor do R$ 35,00 a R$ 40,00 por pessoa. Achamos relativamente caro visto que as estruturas oferecidas são básicas com chuveiros, banheiros e pontos de energia. Alguns tem pequenas cozinhas e churrasqueiras à disposição. Área sombreada tem em todos os lugares.
     Como estamos procurando camarão, acabamos achando uma peixaria que tinha o produto de bom tamanho ao preço de R$ 35,00 o quilo. Então seguimos até achar o Camping Pinheira (48-3283-1155) onde fomos gentilmente atendidos pela Jéssica que nos informou o preço de ... R$ 35,00 por pessoa!! Parece que tudo por aqui custa esse preço, hehehehehe...

Degustando "aquele" camarão delícia!

Aqui dormimos muito bem.

Área das churrasqueiras
     De qualquer forma a infraestrutura oferecida por este camping é a melhor de todos que visitamos até agora nessa região. Tem vasta área para barracas, estacionamento, local para motor-home, churrasqueiras, fogão à gás, fogão a lenha, área de alimentação coberta, banheiros amplos e limpos e acesso direto para a praia a poucos metros.
     Agora é hora de preparar nosso camarão para a almojanta, afinal são quase 18h!! Delícia!!! Camarão, macarrãozinho básico, salada regados a cervejinha gelada e sucos! Encerramos o dia caminhando na praia e no costão e ainda fizemos novos amigos no camping e na praia. Conhecemos o casal Preto, Fábia com a sua filha Luna do Projeto Brasil Especial (www.brasilespecial.com.br) (facebook.com/BrasilEspecial) que mostra como é possível fazer viagens e conhecer todos os lugares mesmo quando se tem alguma limitação. Exemplos de vida e superação. Muito legal conhecer gente como a gente! Tudo de bom para os novos amigos.

Praia da Pinheira-Ponta sul

Brincando de planos e perspectivas com as rochas

Formações de rochas metamórficas bem interessantes

Pontão da Pinheira na parte norte da praia

Segurando a rocha para não ser "esmagado", hehehehehe

Soninho na pedra
     Mais uma vez, para fazer a digestão e aproveitar o resto de claridade do fim do dia vamos passear pela praia e costão da Pinheira também chamado de Pontão.  É uma praia muito bonita com pedras bem interessantes que formam figuras geométricas ou bem diversificadas. Águas tranquilas e limpas sem ondas. Parece um verdadeiro paraíso. Mais um dia está acabando e depois de muitas fotos voltamos para o camping para um gostoso banho e sono.
     Já volta a chover bem forte mas estamos bem abrigados na nossa barraca no teto do nosso companheiro Garça. Bons sonhos!