______________________________________

.

.

.

sábado, 19 de setembro de 2015

Barracas - Uma Forma de Hospedagem


Historicamente, desde a antiguidade o ser humano já se utilizava de habitações construídas de forma simples e que em certas ocasiões pudesse ser desmontada e transportada para posteriormente ser remontada em outro local. Essa utilidade era imperiosa pois então os povos eram nômades e assim sendo a reutilização dessa forma de habitação facilitaria a remontagem por já estar semi-pronta diminuindo o tempo de que um abrigo estivesse à disposição.
Nosso acampamento em Morro dos Conventos-Santa Catarina-1990
Posteriormente a utilização de barracas foi impulsionada por exércitos quando em deslocamento e combate se utilizavam dessa forma de abrigo pela velocidade de montagem e desmontagem possibilitando conforto e proteção contra chuvas, ventos, pó e umidade. 
O verdadeiro impulso aconteceu mesmo em 1908 quando Baden Powel concebeu o escotismo ou escoteirismo no pré- e pós Guerra Mundial com o objetivo das pessoas fugirem dos grandes centros urbanos, alvos naturais de ataques, e se refugiarem em locais com grande contato com a natureza.
As hoje nossas conhecidas barracas possuem denominações em quase todos idiomas do mundo, como tent (inglês), Zelt (alemão), tienda ou carpa (espanhol), entre muitos outros.
Acampando na Reserva Natural do Salto Morato-Guaraqueçaba-Pr. 2004


Com o passar do tempo o campismo ou camping passa a ser uma atividade essencialmente turística e de lazer onde se utilizam as tão famosas barracas como opções de acomodações com relativo conforto longe de facilidades urbanas.
A evolução desses equipamentos acontece naturalmente com a evolução dos materiais utilizados na sua confecção, bem como na sua estrutura e disposição de acessórios e divisões.
Existe a disposição no mercado mundial, barracas de todos os tamanhos e formatos. Os modelos mais comuns são as barracas tipo iglu que imitam o seu original construído em gelo, os tipos canadense, com dois panos e uma barra central e os tipo família, com diversos panos e quartos. Mais recentemente começaram a ser fabricadas barracas que podem ser montadas diretamente em cima de veículos, popularmente conhecidas como barracas de teto ou automotivas.

Essas barracas automotivas ou "de teto" são uma alternativa bem acessível e prática à opção dos caros motorhomes que são verdadeiras casas sobre rodas.
As barracas automotivas unem a praticidade de se montar uma barraca em poucos minutos com o conforto, limpeza, segurança e agilidade em deslocamentos durante uma expedição rodoviária por locais onde não haja a necessária estrutura para o merecido e necessário descanso.
A higiene proporcionada por esse tipo de acomodação é outro ponto a se ressaltar pois o fato dessa estrutura ser armada sobre o veículo que a transporta permite um natural afastamento de umidade do solo e de córregos de chuva, evita a entrada de terra ou areia por não estar em contato com o solo, bem como afastamento de insetos, répteis e demais animais que possam estar presentes no local de acampamento.
Acampamento na Cachoeira da Formiga- Jalapão-To 2010

Acampamento selvagem no Jalapão- Cachoeira da Sussuapara-Jalapão-2010
O Viagem Família já utilizou barracas de diversos tipos em viagens anteriores como forma de acomodação, principalmente em locais de difícil acesso e desprovidas de alojamentos. Com o passar do tempo, o conforto e praticidade tornam-se imperativos em expedições e longos deslocamentos onde não há pousadas e hotéis. Muitas vezes nesses estabelecimentos não existe higiene e nem conforto para um necessário descanso e assim buscamos uma forma adequada de pernoite que privilegie a privacidade e tranquilidade em locais adequados.
Acampamento selvagem no Rio Novo-Cachoeira da Velha-Jalapão-To.

Nesta semana o Viagem Família (Garças) esteve na cidade de Blumenau-S.C. para adquirir sua barraca automotiva. O primeiro objetivo é dar continuidade ao programa de viagens que temos feito objetivando adquirir e compartilhar conhecimentos culturais e socioambientais interagindo pelos locais por onde passamos.
Com a gradual diminuição dos campings estruturados no Brasil, a tendência natural é utilização do equipamento em acampamentos ditos selvagens, pelo interior do Brasil, bem como a sua utilização como sharing(compartilhamento) ao lado de pousadas, casas de moradores, postos de combustível entre outros locais. Posteriormente será utilizada em deslocamentos fora do Brasil pelas Américas do Sul, Central e do Norte em futuras expedições.
Mari com o Ninho, nossa nova barraca

A empresa escolhida foi a Blue Camping (www.bluecamping.com.br) após pesquisas entre outros fabricantes e possibilidades no Brasil. A proximidade, a qualidade e as condições da negociação foram determinantes para o fechamento do negócio.
Adquirimos a barraca modelo Adventure com medidas de L 1,40m x C 1,20m x A 0,30m(fechada) e L 1,40m x C 2,40m x A 1,25m(aberta). Respectivamente, Largura(L), Comprimento(C) e altura(A).
Existem mais modelos e acessórios a disposição que podem ser consultados em www.bluecamping.com.br . Preços e condições também a cargo dos nossos parceiros Júlio e Natan da Blue Camping. Para qualquer esclarecimento o Viagem Família também está a disposição com o objetivo de auxiliar e assessorar na escolha do seu melhor equipamento para auxiliá-lo no lazer ou futura expedição. Basta nos contactar. Boas viagens e aventuras!
Contate-nos através do www.viagemfamilia.com.br ou no Facebook página ViagemFamilia.

O Ninho em cima do Garça





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO