______________________________________

.

.

.

domingo, 2 de novembro de 2014

Morro das Antenas - Jaraguá do Sul - SC.


Aproveitando que estávamos participando do Seminário de Gestão de Desastres Ambientais na cidade de Jaraguá do Sul, decidimos assim, sem nenhum planejamento, subir e conhecer o famoso Morro das Antenas nesta cidade catarinense.

Aproveitei o intervalo do almoço (não almocei) e tendo aproximadamente 2 horas vagas, decidi conhecer Jaraguá do Sul lá do alto. O Morro das Antenas chama a atenção já de longe, pois junto com o Morro do Meio e o Pico Jaraguá compõe o Conjunto Boa Vista.
O Morro das Antenas possui altitude de 896 msnm. O Morro do Meio tem 824 msnm e o culminante Pico do Jaraguá com 926 msnm.

O acesso acontece pelo Bairro Ilha da Figueira sendo possível subir o Morro das Antenas até o seu cume de carro. O detalhe é que o carro deve ser um bom 4x4, pois na parte superior a trilha é de cascalho ondulado e solto com inclinações que chegam a 45°.  A parte mais abaixo é bem tranquila podendo ser percorrida por qualquer veículo até a chegada na porteira de acesso propriamente dita.
Se quiser pode fazer a subida a pé, mas recomendo estar com o preparo físico em dia, pois a subida é bem puxada e pode chegar a mais de 1 hora somente a partir da porteira.
Esta porteira existe, pois o Morro está localizado em uma propriedade particular, mas o acesso é livre, bastando que o visitante tome algumas precauções e siga as instruções.



Para se conhecer com tranquilidade essa linda vista do alto de Jaraguá do Sul, recomendamos separar aproximadamente 2 a 3 horas. Leve água e demais necessidades pessoais, pois não há recursos por todo o trajeto. A estradinha avança sinuosa por entre as casas na parte inferior e quanto mais se sobe, mais raras ficas as construções. Ao meio do caminho está sendo construída uma igreja e a partir dela, mais acima, é que o passeio começa a ficar emocionante com subidas bem íngremes, curvas fechadas e trilha bem estreita, com a passagem somente para um carro. Não recomento a subida com veículos maiores mesmo que tracionados, pois em alguns trechos a largura da trilha não permite a passagem de veículos como caminhões.



No alto do Morro das Antenas existe uma pista/rampa de decolagem de voo livre que é bastante utilizada. Dessa forma pode haver problemas de trânsito em dias de competição, pois a estreita estradinha de terra não permite o cruzamento de veículos no seu percurso. Tome bastante cuidado em dias de vento, pois as rajadas podem derrubar uma pessoa em alguma escarpa. Também não recomendamos a subida em dias de chuva, não só pela dificuldade de subida em estrada de terra, mas principalmente pela possibilidade de acontecimento de descargas elétricas, pois há no alto do morro muitas  antenas de retransmissão de dados, telefonia e televisão.


 

 

No alto, aproveite para admirar a cidade de Jaraguá do Sul e respirar o ar puro. Respeite o meio ambiente, relaxe e ao voltar tome bastante cuidado com a forte inclinação da via, mantendo sempre seu veículo engatado e tracionado para poupar os freios e manter a sua segurança. Bom passeio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO