Viagem Família______________________________________

.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nossa Participação na 2ª Conferência Estadual de Defesa Civil


Como muitos amigos já sabem, o Viagem Família além de ser um grupo de amigos e irmãos que tem como afinidade o turismo cultural e sustentável, também é uma ONG-(Organização Não Governamental) legalmente registrada e atuando fortemente na divulgação  Cultural, Eco-Ambiental e é claro no Turismo.
Dessa forma o Viagem Família tem se engajado, juntamente com novos associados voluntários e parceiros em atividades que bem representem a sociedade civil organizada, sempre buscando as melhores formas de divulgação e atuação em projetos que possam de alguma forma auxiliar a todos e beneficiem muitas pessoas indiscriminadamente.
Marcos Junghans com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus
Nesta semana que passou, no fim de março de 2014, estivemos participando da 2ª Conferência Estadual de Defesa Civil, na cidade de Lages, no planalto catarinense. Esta participação é uma continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela ONG Viagem Família ao longo dos anos no sentido de conhecer melhor e ajudar a preservar o meio ambiente e a todos que nele habitam. No ano passado fomos eleitos Delegados do Meio-Ambiente pelo estado de Santa Catarina perante o Ministério do Meio Ambiente em Brasília, e dessa vez novamente fomos eleitos como Delegados da Defesa Civil por Santa Catarina, perante o Ministério da Integração Nacional em Brasília.

Esse processo de participação e eleição se deu em diversas etapas das quais participamos, onde sucessivamente são eleitos os representantes municipais, regionais, estaduais e nacionais, sempre buscando propostas e ações que beneficiem a coletividade. As etapas aconteceram em Barra Velha, Joinville, Lages, e finalmente culminam com a Conferência Nacional em Brasília, onde são organizadas, melhoradas e agregadas as principais propostas de todo o país para o tema norteador, que nesse caso específico é a Defesa Civil.
Muitas pessoas podem estranhar o que a Defesa Civil tem com o Meio Ambiente, e podemos garantir que os dois estão tão entrelaçados e próximos como nunca. O cuidado com o meio ambiente reflete diretamente em enormes transformações no nosso planeta e consequentemente em como o clima tem reagido a essas transformações. desmatamentos, construções, emissão de poluentes, enfim tudo isso norteia muitas ações da Defesa Civil em todo o mundo. Quanto mais entendermos sobre o assunto, mais poderemos transformar os maus hábitos e ações em soluções corretas e definitivas que evitem a degradação e poupem vidas e recursos.


Após passar pelas etapas iniciais onde foram montadas as principais e básicas propostas, o Viagem Família conseguiu ter sua representatividade eleita com a escolha de três (03) membros que representarão a cidade e o estado perante o Governo Federal. Foram eleitos a associada Liziane Tamara Téo pela Comunidade Científica, e os representantes Sérgio Luis Kassner e Marcos Andreas Junghans pela Sociedade Civil, todos integrantes da ONG Viagem Familia, num universo de 50 pessoas que foram eleitas de todo o estado de Santa Catarina,  englobando todos os 295 municípios. Estiveram presentes e participando dos debates aproximadamente 500 Delegados Regionais de todo o estado representando todos os municípios, e somente de Barra Velha o grupo foi composto por oito (8) integrantes. São eles: Karla de Fátima Patitucci, Marianne Kollarz Junghans, Elton Cunha, Marcos Andreas Junghans, Liziane Tamara Téo, Sergio Luis Kassner, Roberto Hernan Molina de Andrade e Mariley D'Cruz.
As propostas intensamente debatidas e defendidas são baseadas na Lei 12.608/2012 e agora serão levadas a capital do país onde junto com Delegados de todo o Brasil serão montadas as propostas de leis complementares que serão encaminhadas ao Congresso Nacional e para a  Presidência de República para aprovação final. Todas contemplam os bons hábitos da prevenção, cumprimento de normas básicas de habitabilidade com respeito ao meio ambiente e também de processos de ação e reação em resposta a casos de desastres e ocorrências sejam eles causados pela natureza ou pelo próprio ser humano.
Grupo de Barra Velha na Conferência
Delegados eleitos por Santa Catarina
Os cuidados com a prevenção e cuidado com o meio ambiente temos visto em diversos países que temos visitado e notamos que no Brasil ainda é incipiente e pouco divulgada a cultura da sustentabilidade e prevenção, principalmente quando se trata de desastres naturais. Países como o Chile e Perú tem uma cultura de proteção, alerta e prevenção muito maiores que os nossos e precisamos aprender muito aperfeiçoando nossas ações para que possamos ter uma vida mais tranquila e segura. O Viagem Família tem se engajado nesse sentido com bastante força, e agradecemos a todos os parceiros e associados voluntários que de alguma forma tem participado e ajudado a executar esse trabalho.
Aquecedor de água solar feito com manta isolante de alumínio.
Estufa de mudas de chás, temperos e ervas aromáticas.
Canteiro vertical feito com garrafas PET.
Substrato reciclado em decomposição para futuro plantio.
Horta de legumes e vegetais.
Pomar
Paralelamente ao evento, cumpre citar que a Conferência realizou-se no Hotel SESC Rural-Lages, onde há interessantes projetos de manejo e cultivo de alimentos e plantas ornamentais, bem como algumas engenhosas soluções que preservam o meio ambiente. A horta fornece todos os vegetais e temperos utilizados nas refeições do hotel, utilizando-se de substratos com matérias em decomposição de diversas procedências e espécies.
Também há pomar com muitas frutas nativas em geral, tudo cultivado sem agrotóxicos de forma muito natural. Ótima iniciativa executada pelo SESC nesse Hotel Fazenda onde se vê a possibilidade de execução de sustentabilidade no universo do turismo com práticas fáceis e muito baratas.

" A gente não pode mudar o passado, mas pode proteger o futuro"
                                                                                                                      (Milton Hobus-2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO