______________________________________

.

.

.

domingo, 24 de março de 2013

EVENTO - O Rio Itajuba Pede Socorro



O Grupo Viagem Família, que já existe de forma oficial desde 2007, mas em 1° de outubro de 2011, de forma legal e organizada, transformou-se em uma ONG (Organização Não Governamental) com objetivos claros e definidos conforme sua composição estatutária e organizacional. O principal objetivo do (VF) Viagem Família é a divulgação e defesa de bons hábitos culturais, ecológicos e turísticos, bem como atuar em ações positivas que levem à valorização de valores que são importantes para toda a sociedade.




Dessa forma, além das viagem que o Viagem Família realiza de forma a adquirir conhecimento e posteriormente podê-lo dividir com todos, o grupo também tem atuado em ações oficiais de defesa dos direitos e deveres de toda a sociedade. Em meados de 2012, a primeira ação pontual do VF foi na defesa da implantação do Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú (PNMCP) na cidade de Barra Velha. Nesta ocasião foi encaminhado à Promotoria Pública da cidade um pedido de averiguações sobre a correta destinação e encaminhamentos referentes aos recursos obtidos pela municipalidade para a citada implementação. Posteriormente a Promotoria, vendo a consistência do pedido, transformou-o numa denúncia que encaminhada ao MP (Ministério Público) e agora a ação tramita na justiça.




Desta vez, aproveitando a Semana das Águas que ocorre no mês de março e o Dia Mundial da Água, 22/03/2013, o Viagem Familia realizou o evento que denominamos "O Rio Itajuba pede Socorro"!
Esta mobilização popular realizada na Ponte do Rio Itajuba, no município de Barra Velha, tomou corpo pela necessidade urgente em conscientizar e tornar público os problemas ambientais e agressões que este recurso natural está sofrendo. Há anos este rio vem sendo utilizado como despejo de esgotos residenciais e comerciais, bem como tendo suas margens e matas ciliares devastadas e suprimidas. Agressões como construções irregulares, desvio de curso, tubulamentos irregulares e insuficientes, assoreamento, alvo de depósito de lixo entre outras inúmeras agressões têm sido constatadas no local. A consequência dessas ações, algumas criminosas, estão se avolumando ano a ano e sendo sentidas por todos como enchentes ou secas, cheiro insuportável águas impossíveis de serem utilizadas para lazer ou mesmo como atração turística e também com a supressão de vida.

Local onde aconteceu o evento educativo


O Rio Itajuba foi um berçário natural como muitos rios da região, pois possui em suas margens áreas de mangue onde originalmente se reproduziam espécies fluviais e marinhas visto que sua foz anteriormente natural permitia a entrada de espécies marinhas para a reprodução. Com ações desastradas como mudança do posicionamento da foz despejo de efluentes servidos e até o fechamento das margens com redes de espera, a incidência e quantidade de animais tem diminuído muito e, em alguns casos, simplesmente extinto.


Trabalhos realizados pelos alunos da Escola  Manoel A. de Freitas sobre as águas
Com esta ação inicial "O Rio Itajuba Pede Socorro", o VF deu início a uma série de trabalhos junto a comunidade local no sentido de informar, ensinar e cobrar ações corretas de gestão do curso fluvial. Isto foi transformado em um projeto de recuperação onde foram distribuídos materiais informativos sobre como deve ser feito o cuidado com o rio, bem como no ensinamento e esclarecimento junto à comunidade de que não é caro nem difícil a execução de bons hábitos no cuidado com os rios. Como gatilho deflagrador, foi montado no dia 23 de março de 2013, o evento do qual participaram muitas pessoas preocupadas com a má gestão do rio. Foi feito uma espécie de blitz educativa, com farta distribuição de material impresso e também uma significativa coleta de assinaturas num abaixo assinado. Este documento denominado "OS AMIGOS DO RIO ITAJUBA" será incluído na documentação junto com outras, para posterior encaminhamento a autoridades competentes.
Blitz educativa com entrega de materiais sobre o tema água



Durante o dia inteiro, das 9h da manhã às 17h30min da tarde, o VF com seus amigos e colaboradores esteve executando este trabalho voluntário que visa apenas a conservação e limpeza do Rio Itajuba. Neste primeiro ato, mais de 1500 assinaturas foram colhidas e, durante os próximos dias, em parceria com as escolas da cidade, comércios e amigos em geral, esperamos dobrar ou triplicar este número, que mostrará a intensa vontade popular de recuperar este importante rio para a região. Mais ações para a preservação serão deflagradas no correr do tempo e com o engajamento de todos sabemos da enorme capacidade de regeneração deste rio que além de ser uma atração turística e de lazer, poderá em futuro próximo tornar-se como alternativa a captação de água potável para consumo humano, recurso esse cada vez mais escasso e caro.
Comunidade participando na ação de coleta de assinaturas


Coletando assinaturas
Agradecemos a toda a comunidade envolvida que compareceu postando suas assinaturas e especialmente aos inúmeros amigos que nos ajudaram no sucesso deste evento. Não citaremos nomes aqui, pois corremos o risco de esquecer de alguns, mas podem ter a certeza de que todos que se envolvem numa causa justa e nobre nunca serão esquecidos. A mobilização e participação correta de todos com certeza trará bons resultados que irão beneficiar a muitos. Mais ações acontecerão em breve e serão comunicadas a todos. Muito obrigado a vocês, AMIGOS DO RIO ITAJUBA!!
Camiseta alusiva do evento

4 comentários:

  1. Foi uma honra poder participar de um movimento tão bem organizado..Esperamos de coração que as assinaturas recolhidas sejam favorecedoras de uma ação ainda maior..E o importante nós estamos fazendo...é não ficar de braços cruzados!! Parabéns a Ong Viagem Família pela atitude!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela tua participação nesse nosso evento Vera. Acreditamos que se todos fizerem a sua parte, nosso mundo poderá ser melhor e mais sustentável. Grande abraço do Viagem Familia.

    ResponderExcluir
  3. Nós, da Associação de Moradores da Praia do Grant, parabenizamos e agradecemos a ONG Viagem Família pela iniciativa e pelo belo trabalho realizado. Contem conosco para futuras ações e também, para o fortalecimento desta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados amigos da Associação de Moradores da Praia do Grant, agradecemos o carinho e com certeza estaremos avisando sobre os próximos procedimentos que fizermos. Inicialmente já distribuimos listas de abaixo assinados pelo bairro e cidade nos quais esperamos chegar a pelo menos 2500 assinaturas. Escolas e comércio estão envolvidos no projeto e logo encaminharemos a ACP para a Promotoria Pública e Ministério Público.Grande abraço.

      Excluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO