Viagem Família______________________________________

.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Perito Moreno - Cueva de las manos - El Chalten

Perito Moreno – Cueva de las manos – El Chalten
05 de Janeiro

Saída do Hotel em Perito Moreno (a cidade)
 Combinamos o café bem cedo, às 07h30min, pois tinhamos mais ou menos 600km de rípio pela frente (ruta 40).
Na saída da cidade fomos surpreendidos, pois a Ruta 40 estava asfaltada – ao menos os 50 primeiros km. Depois rípio do bom e muito chão pela frente, até “Bajo Caracoles”, onde pegamos um acesso ao Sítio Arqueológico Natural Cueva de las Manos.


Chegando ao centro de visitantes - lá embaixo!!!
 Chegando ao centro de visitantes, compramos os tiquetes ($50 pesos por adulto - maior de 12 anos) e esperamos completar a hora cheia (faltavam 5 minutos) para iniciar a visita.

Cânion que leva até a Cueva de Las Manos

Vale do Rio Pinturas
Nossa guia Nanci, explicou-nos sobre as épocas das pinturas, os possíveis significados, a confirmação da idade das pinturas (as mais antigas de 9500 anos atrás) pelo carbono 14, etc.
Foi muito interessante… afinal, nossos ancestrais nos deixaram marcas e histórias para que possamos nos lembrar de nossas origens!

Inúmeras marcas deixadas ao longo do tempo

Centro de visitantes - lanchinho antes de seguir viagem!
 Dali, seguimos em direção à El Chalten! Que susto, encontramos uma caminhonete Hilux SW 4 branca capotada na beira da estrada; ainda bem que nada aconteceu com seus ocupantes!


A carretera de rípio estava bastante concorrida, resultado: um pará-brisa marcado no Garça – terá que ser trocado oportunamente, pois a pedrada foi forte e provocou uma rachadura de uns 15 cm de diâmetro. Mais para frente o Garça atropelou um tatu peludo!

Aliás, não custa nada comentar que havia dezenas de lebres atropeladas pela estrada… vimos bandos de guanacos, emas e um texugo/gambá parecido com os de desenho animado!

21h - O sol ainda está alto!!!
Chegado próximo de El Chailten (que na língua indígena significa “aquele que fuma”), fomos brindados com a vista magestosa da montanha Fitz Roy, o campo de gelo “Sur” - a geleira Viedma cai no lago de mesmo nome, e a cidadezinha no meio da cadeia de montanhas.

Fit Roy ao fundo - desbravado pela 1ª vez em 1979, pelo italiano Renato Casarotto

Vista da cidadezinha de El Chaltén

Nuvens impressionantes da Patagônia
Como não tínhamos reserva, ficamos na 1ª. Estância que havia pelo caminho! O Alfredo, da Estancia “La Quinta”, nos recebeu hiper bem, já providenciando um jantar a base de ravioli para todo mundo ( e um bom vinho é claro!) O local não é barato, mas foi show!

5 comentários:

  1. Eu já li algumas pesquisas na faculdade a respeito dessas pinturas!! É muito interessante!!
    R.I.P. para o tatu.. Tadinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá , poderia me informar a distancia entre Bajo Caracoles e a Cueva de las manos ?? como é a condição de estrada ? existe sinalização indicando o sitio arqueologico ??
    Obrigado

    Andre

    ResponderExcluir
  3. Olá, André:
    A distância de Bajo Caracoles a Cueva de Las Manos é de, aproximadamente, 45 km. A estrada é de rípio, boa, mas traiçoeira.
    A entrada pra Cueva está bem sinalizada, com placas indicando, inclusive, o preço da entrada. A estrutura no local é boa e para fazer o passeio há sempre um guia para efetuar as explicações necessárias.
    Qualquer outra dúvida, entre em contato conosco, direto, pelo amigosdeitajuba@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Prezados Macajones: A distância entre Bajo Caracoles e Cueva é de aproximadamente 50 km. A estrada é de rípio em relativo bom estado, mas vá devagar, pois é traiçoeira com curvas e desníveis na pista. Há placas indicativas(pequenas) com as distâncias. Preste bastante atenção para não perder a entrada.

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Adorei o site de vocês e tem me ajudado muito na programação da minha viagem. Mas como todos que visitam, tenho também uma pergunta.
    Estarei atravessando a estrada de El Chaltén para Cueva de Las Manos, porém estou na dúvida se é possível fazer em um dia esta viagem? Olhei no site Ruta0 e eles me deram 13 hs de estimativa.
    Desde já agradeço pela atenção de vocês.
    Rafael Cisne ----- rafael.cisne@gmail.com

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO