Viagem Família______________________________________

.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Jaciara - Nobres (MT)

30 de dezembro de 2012
Saída de Jaciara, passando por Chapada dos Guimarães, Bom Jardim e Nobres

Hotel Toquinho - Jaciara (MT)
Saímos cedo de Jaciara e seguimos em direção à Chapada dos Guimarães. A estrada estava bastante esburacada nos primeiros 50 km, a partir de Campo Verde a rodovia ficou melhor e chegamos à Chapada por volta do meio-dia. A cidade estava simplesmente cheia!!!! Havia milhares de pessoas andando por todos os lugares e encontramos apenas uma agência de turismo aberta (Eco Turismo), onde pegamos algumas informações com a Júnia  já antevendo nossa estadia dali a dois dias.
Recebemos a dica importante de que as atrações principais de Nobres, na verdade, ficam no distrito de Bom Jardim (pertencente à Nobres) e cuja distância da Chapada é de 170 km em estrada boa asfaltada. Assim, chegamos à Bom Jardim por volta das 16 h, passando pela agência Rota das Águas, onde a Maria nos orientou a seguir até o Reino Encantado, onde poderíamos fazer a flutuação. Descobrimos que a informação recebida de um amigo de Curitiba, Anselmo, que nos havia dito para procurarmos a "Pousada do Clebinho", era exatamente o mesmo local que a agência acabava de nos orientar!!!!
Chegando ao Reino Encantado/Lagoa Azul, tivemos a grata surpresa de sermos muito bem recebidos e orientados pelo Cleber, proprietário do local, sobre os procedimentos e melhor maneira de aproveitar os passeios, sem perda de tempo, visto que temos certa restrição nesse sentido!
Mari, Marcos, Cleber, Luiz e Edu no Reino Encantado
Assim, seguimos em direção à Nobres, por 55 km de estrada de terra esburacada (em função das chuvas e falta de manutenção) e, ao final da tarde, entramos na cidade propriamente dita. Pois é: não sabíamos onde era a casa do Anselmo! Então, ligamos para o nosso contato, Fernando, que trouxe a chave da casa! E que casa!!! Muito bonita e confortável, o lar de nosso amigo foi nosso lar durante dois dias intensos e maravilhosos!
Abutre, Mari e Marcos em frente à casa do Anselmo/Célia!!! Valeu, amigos!!!
Os MMDN aproveitaram para lavar umas roupinhas e decidimos comer pasteis feitos na hora de uma vizinha do Anselmo/Célia. Cada um pediu 4 pasteis!!! Um exagero delicioso!!!! Nos fartamos e fomos dormir, pois o dia seguinte seria cheio de atividades e aventuras!!!

Ah! É bom saber que Nobres (MT) é uma cidade com, aproximadamente, 15 mil habitantes e que era habitado pelos índios Bakairí, que vivem por lá até hoje (e podem ser visitados em sua tribo). Por estar localizada na Serra do Tombador e ser rica em calcários, há inúmeras grutas e cavernas (muitas delas não podem ser visitadas, pois o plano de manejo ainda não está pronto!) com espeleotemas elaborados e diversos. Existem, também, na região sítios arqueológicos onde há pinturas e inscrições rupestres.
Ela foi ponto de passagem do movimento garimpeiro mato-grossense (1747) e  o povoado era chamado de Seis Marias, por serem sesmarias. Posteriormente chamou-se de Bananal. Foi emancipada em 1965.
Rua principal da cidade de Nobres, ao entardecer.


3 comentários:

  1. boa noite,
    minha familia é eu vimos vc,s la em nobres vc,s todos estavão do lado da nossa mesa no bar alo brasil na virada do ano..
    nos tbm gostamos muito de viajar ...otimas viagens a todos vc,s...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Novo ano a você Marcos Campos e família!! Viajar é tudo de bom. Nossa felicidade é estar sempre conhecendo novos lugares e pessoas, bem como culturas e costumes locais. Grande abraço da Turma do Viagem Familia.

      Excluir
  2. obrigado,não conheçemos tantos lugares como vc,s mas sempre tamos vijando e conheçendo novas pessoas
    mas curto muito viagens em familia como á de vc,s..abrço é tudo de bom a todos vc..

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO