Viagem Família______________________________________

.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Chapada dos Guimarães a Barra do Garças (MT)


04 de janeiro de 2013
Chapada dos Guimarães a Barra do Garças (MT)

            Acordamos cedo e fizemos ainda, um último passeio pela Chapada. A Nelma, nossa guia de ontem, nos deu a dica para irmos até a Casa do Mel, onde começa a Trilha do Mel, também conhecida como Trilha dos Dinossauros e tentarmos entrar pelo menos num pedaço da mesma, de modo a andar pelos paredões.

Lá chegando, conversamos com a Judite que prontamente nos explicou onde pegar a trilha e nos orientou que a caminhada inteira é de, aproximadamente, 3 horas, ida e volta, tempo do qual não dispúnhamos. Assim, os casais, sem filhos, seguimos pela trilha rapidamente, subindo e observando a vegetação de cerrado e centenas de pés de pequi. Chegando no alto, depois de uns 20min de caminhada, já subimos em alguns rochedos e tivemos vistas lindas. Andamos por mais algum tempo, até que completamos 1 hora de caminhada. Muitas fotos tiradas, retornamos rapidamente, sem paradas, totalizando 2 horas de passeio relâmpago. Mas valeu a pena! A região é linda! Pena não termos tido de fazê-lo completo! Assim, esse também ficará pra próxima !

Pequizeiro no meio do caminho

Igreja de N. Sra. de Santana do Sacramento (1779) - estilo barroco português
Praça Dom Wunibaldo Talleur - Chapada dos Guimarães (MT)


Curiosidades: 
- O município de Chapada dos Guimarães já foi o maior município do mundo, pois englobava Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, entre outros. Foi fundado em 1751, sob a denominação de Sant'Ana  da Chapada, nome de uma antiga missão jesuítica. Mais tarde, passou a chamar-se de Chapada de Cuiabá e, posteriormente, Sant'Ana da Chapada de Guimarães.  Possui uma população de, aproximadamente, 19 mil habitantes e está a mais de 800 m de altitude, sendo o segundo município mais alto do Mato Grosso. 
- O nome da cidade, segundo nossa guia Camila, se deve ao fato de os portugueses terem homenageado a cidade de Guimarães (em Portugal), pois na época o Tratado de Tordesilhas passava bem próximo e havia a possibilidade de os espanhóis tomarem conta da região.
- Há 500 milhões de anos, a região era fundo de oceano. Há 50 anos, durante escavações, encontrou-se fósseis de dinossauro (espécie Pycnonemosaurus nevesi) apelidado de "Grande Caçador". Possuía aproximadamente 7 a 8 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 toneladas de massa. Era carnívoro e viveu na região no período Cretáceo, há aproximadamente, 80 milhões de anos atrás.
- O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989, para proteger esse importante bioma brasileiro: o cerrado e a bacia hidrográfica do Rio Cuiabá, importante fonte de vida do pantanal e localiza-se na área dos municípios de Cuiabá e na cidade de Chapada dos Guimarães.

Centro da cidade
Como já está perto do meio-dia, precisamos nos apressar, pois ainda temos 420 km pela frente, até Barra do Garças, ainda no Mato Grosso. No caminho, paramos pra experimentar pão de queijo frito! Muito gostoso, se parece com a chipa – espécie de pão de polvilho com queijo típico do Paraguai!



Chegamos à cidade ali pelas 19h30min, já procurando hotel. Na beira da estrada havia o Hotel Boa Viagem (hotelboaviagem_bg@hotmail.com) cujo pernoite para quatro ficou a R$ 150,00 e o triplo a R$ 130,00. Fechamos e seguimos para o Buteco do Bicudo, no centro da cidade, onde jantamos pintado ensopado, pintado a belle munière, iscas de jacaré como entrada (petisco) e ventrecha de pacu. Tudo estava uma delícia e o Suerlan nos atendeu com bom humor, rapidez e precisão.

Amanhã, seguimos até a cidade de Goiás, também chamada de Goiás Velha, já no estado de Goiás e com uma hora a mais – fuso horário de Brasília.

Um comentário:

  1. Segura o Garça, primo!!! Não deixa ele ficar por aí não, senão vocês voltam a pé!!!!

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO