Viagem Família______________________________________

.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

San Pedro de Atacama - Chile

SAN PEDRO DE ATACAMA - Chile
Cordilheira do Sal
Acordamos prequiçosamente, aí pelas 8h30min, e tomamos nosso desayuno: como ainda tínhamos queijo, café, Toddy, margarina, doce de leite e leite, compramos apenas o pão e o suco e nos deliciamos com um café da manhã de verdade!!!


Nosso primeiro passeio foi até a Cordilheira do Sal, que fica no trajeto para Calama a uns 10 km de San Pedro. Muitas fotos tiradas e muitas pedras arremessadas pelos meninos, seguimos até o Valle de la Muerte. Caminhamos pelas dunas e avistamos uns rapazes fazendo sand board e outras pessoas caminhando. O local é muito bonito, árido e selvagem. Para se perder é muito fácil... daí o seu nome!
Pessoas fazendo passeio a cavalo - desfiladeiro para o Vale da Morte

O "povo" espalhado pelas dunas

Já perto do meio-dia, seguimos até a Pucara del Quitor, ruínas de um antigo povo que deu origem aos atacamenhos. Sua datação é de, aproximadamente, 1000 anos antes de Cristo. Esta Pucara(Fortaleza em Quéchua)  fica a 4km da cidade de San Pedro, às margens do rio de mesmo nome. Para ter acesso ao Sítio Arqueológico, paga-se uma taxa de P$ 3000 para cada adulto e P$ 1500 para menores. Tivemos o acompanhamento de uma guia, Elizabeth, que é estudante e está fazendo seu estágio como guia.



Como o calor estava intenso, seguimos rumo às Lagunas Cejas, que ficam em direção ao Paso Sico (direção oposta a que estávamos). Há indicações de sua localização com placas e as estradas que chegam até o local são de muito pó e sal. Mas o visual compensa!



Pode-se tomar banho numa das lagoas... a única recomendação é que se evite molhar a cabeça e se leve água doce para retirar o excesso de sal que fica no corpo. Assim, cada família levou 10 litros de água doce para se "limpar".

Tomando banho no "Mar Morto" do Salar do Atacama
A alta concentração de sal na laguna faz com que a gente bóie, sem esforço algum... a sensação é muito boa!
Luiz lendo prospecto "sentado" na água

A próxima parada era em Ojos del Salar, que são dois grandes buracos, com aproximadamente 30 m de diâmetro, e com grande profundidade! Sua água é salobra! Luiz, Marcos, Nati, Pedro e Douglas entraram para curtir mais um pouco...

Praticamente enxaguados de todo o sal, retomamos o caminho até o nosso último passeio do dia: a Laguna Tebinquiche!!!
Que local maravilhoso! Lá não se pode banhar, mas caminhar e molhar os pés, sim! E foi o que fizemos, além de tirar MUITAS fotos mais!

Vai um salzinho aí?



Nati e Pedro - catchup e mostarda - caminhando sobre as águas

Turma reunida curtindo o local no final da tarde
Assim, já no finzinho da tarde, encerramos um dos dias mais agitados e bem aproveitados da viagem...
Voltamos "para casa" loucos de fome! Já em San Pedro, a Calle Caracoles (peatonal) é o point para restaurantes; dessa forma, fomos até lá e entramos noutro restaurante onde havia o menú promocional! Que fria! As porções eram diminutas e tivemos de pedir mais um prato!

Em San Pedro se tem o hábito de colocar nas portas dos estabelecimentos o menú do dia e os preços! Isso economiza um pouco do trabalho em escolher o que se quer e quanto se quer gastar! Apenas cuidado com a quantidade e o que se apresenta no prato... perguntar bem para não ter surpresas é fundamental!

Amanhã tem mais... o casal Abutre irá fazer o passeio, de madrugada, até os Gêiseres del Tatio!

2 comentários:

  1. ESTOU AMAAAAAAAAAAAAAAANDO AS FOTOS, OS RELATOS, AS CURIOSIDADES, A CORAGEM DE VCS,,,ENFIM, TUDO !!!!!...BEIJOS A TODOS VCS, AVENTUREIROS EM FAMÍLIA !!! <3

    ResponderExcluir
  2. Amigos!!
    Que lugar insólito! Lindas fotos!!! Continuem seguindo com a viagem e nós daqui seguindo as postagens!!
    Boa Viagem e um Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO