Viagem Família______________________________________

.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Novamente Equador: La Mitad del Mundo! - desta vez só de passagem!

Deixamos a Colômbia com um aperto no coração... quando chegamos à aduana equatoriana, recebemos a notícia de que precisaríamos fazer um PCR, pois não tínhamos o certificado de vacinação. Eles permitiram nossa entrada no país até a cidade mais próxima, Lago Agrio (também chamada de Nueva Loja), distante uns 30 km da aduana, e também já indicaram o laboratório onde deveríamos fazer o teste (até falando o preço: U$45 rsrsrsr).

Afluente do rio Napo

Sem outra saída, fomos até a cidade (E45) e logo encontramos o laboratório! Negociamos o valor e conseguimos um desconto de 5 dólares em cada PCR!!! O resultado iria levar umas 5 horas e tínhamos o dia para passear na cidade!

Já estamos acostumando com o PCR 

Fomos até o Parque Natural Turístico Nueva Loja (indicação da moça do laboratório) e passeamos por lá, curtindo a floresta amazônica e a sombra, bem vinda! 

Localizado na área central da cidade, o parque ocupa uma área de 30,9ha 



Inaugurado em maio de 2015, recebe gratuitamente, aproximadamente, 13000 turistas mensalmente. Suas trilhas, em decks, têm 1,8km de extensão e o circuito leva, em média, 45 minutos. Ao longo da trilha, pode-se observar os animais em seu habitat, bem como visitar o serpentário. Todos os animais aqui expostos foram resgatados ou encontrados em situação de risco.

O parque conta com 60 espécies distintas de aves (21 famílias e 36 espécies); mamíferos com 4 famílias e 7 espécies; répteis e anfíbios, que se subdividem em quelônios, ofídios, saurios e crocodilianos

Jiboia dando um "alô"

O parque registra 82 espécies de vegetais, 90% nativas e 10% introduzidas, além de mais de 500 espécimes endêmicos amazônicos




Maloca

Dentro da área do parque há uma maloca que abriga diferentes etnias indígenas amazônicas, a citar: Shuar, Cofán, Siona, Siekopai, Kichwa, bem como uma tribo afrodescendente. Ali eles expõem aspectos de sua cultura, além de oferecer artesanato e medicina. 




Após este passeio, ainda tentamos visitar o Lago Agrio, que está localizado dentro de uma área particular (parque), porém o sentinela não permitiu nossa entrada, pois faltavam 5 minutos para encerrar (o parque fecha as 16h para entradas e funciona até as 18h, para quem já está lá dentro). O ingresso era de 5 dólares por pessoa e perguntamos se não poderíamos dormir/acampar na área do estacionamento. Também não é permitido! Só queríamos tirar uma foto do lago, porém também não pudemos... ok, saímos meio chateados com a intransigência do rapaz, mas ele está seguindo ordens! 

Voltamos para o centro da cidade, localizada na província de Sucumbíos, com uma população de aproximadamente 67 mil habitantes, e fomos buscar o resultado de nosso PCR: negativo para COVID-19! Sabíamos que o horário de funcionamento da aduana era até às 18h! Teoricamente, conseguiríamos chegar em tempo, então retornamos até a divisa... os portões tinham sido fechados havia 5 minutos!!! 

VAI -VOLTA - VAI- VOLTA

Droga! Ali não dava para acamparmos, apesar do guarda dizer que podíamos ficar em frente ao portão da aduana e usar o banheiro! Resolvemos retornar até a cidade e buscar um hotelzinho... Na segunda ou terceira tentativa, já noite fechada, encontramos o Gran Hotel D'àvila, onde a Sra. Zoila negociou o pernoite por U$28. Saímos a pé em busca da praça de alimentação sugerida por ela, onde encontraríamos uma comida boa e barata (U$ 9,30). 

Show noturno na cidade, com música dos povos tradicionais

Ao encomendarmos nosso jantar, descobrimos que naquele local era proibido o consumo de bebidas alcoólicas.... ah! Naquele calor, uma cervejinha ia muito bem! Então saímos e fomos até a esquina onde havia um kiosko, e compramos uma cerveja estupidamente gelada, que foi colocada dentro de uma sacola opaca, com copos descartáveis, e voltamos pra jantar (nossa comida já estava pronta)! O fiscal da entrada da praça de alimentação ficou nos encarando... o cumprimentamos alegremente e seguimos, na maior cara de pau! Tomamos nossa cerveja escondida na sacola e também um suco que tinha a mesma cor da cerveja!!! Tudo resolvido!!!!

Lago Agrio, fundada em 1979, é o local onde foi perfurado o primeiro poço de petróleo do Equador - Lago Agrio 1 - tornando-a a capital petrolífera do país. Nos anos 60 se descobriu o ouro negro e a Texaco foi uma das companhias a operar na região, degradando o solo e o meio ambiente, desmatando a floresta e poluindo as águas. Em 1993, os advogados da população local buscaram a justiça processando a atual Chevron Corporation a limpar a área e ressarcir os danos para os afetados. 


Na manhã seguinte, toca voltar novamente para a aduana, carimbar o passaporte, fazer a importação temporária do carro (que é obrigatória e gratuita) e seguir viagem. Nossa intenção era seguir pela E45 até Baeza, e dali ou ir em direção à Quito (pela E20), ou continuar até Puyo, onde pegaríamos a E30, em direção à Ambato, já na PanAmericana (E35). 

A ESTAÇÃO DE CHUVAS JÁ COMEÇOU...

Na metade do caminho, próximo de El Chaco, a chuva começou a engrossar! Vimos pequenas quedas de barreira, mas seguimos em frente, pois não havia nenhum sinal ou placa indicando que a pista estava interrompida! 

Sem chance de prosseguir

De repente, as pedras caídas na estrada começaram a aumentar de tamanho e em quantidade... ficamos preocupados e diminuímos a velocidade ainda mais! No meio daquela chuvarada, a pista simplesmente desapareceu!!! Uma montanha de pedras e barro ocupava todo a asfalto, impedindo o trânsito. Não teve jeito, tivemos de retornar de ré, pois ali não era possível fazer a volta.

Havíamos visto um acampamento de trabalhadores que estão asfaltando a pista uns 2 km antes e retornamos para lá, em busca de informações.

Conversando com a engenheira responsável pela obra, ela falou sobre um desvio/rota alternativa

A rota alternativa passava por uma propriedade privada. Havia uma cancela, na qual cobrava-se um pedágio de U$10 por veículo

Como a chuva estava muito intensa, mesmo este caminho alternativo estava interrompido

Paramos na cancela, iniciando uma fila de carros que também iriam pegar "o atalho"! Porém, resolvemos aproveitar a espera  - com o grande volume de chuva ninguém estava passando, visto que a "estrada" cruzava pelo leito do rio! - para dar uma olhada nas condições da estrada!!!

O atalho/estrada é aquela à direita, subindo a montanha... observe que já há muitos veículos esperando lá no alto

Quando o Marcos viu o tipo da estrada, abortou nosso trajeto na hora... com o Garça pesado com está, a pista super estreita e a subida íngreme, não conseguiríamos fazer o caminho proposto. Nosso 4 x 4, está funcionando 4 x 3 (o dianteiro esquerdo não está funcionando) e em caso do motor aquecer, pelo esforço excessivo, não teríamos lugar para parar e esperar! 

Então, não nos restou outra alternativa, que não fosse retornar novamente a Nueva Loja (Lago Agrio), 120km, e de lá, pegar a ruta E45A e E20, fazendo uma volta pela planície, deixando a área de montanha mais para frente! 

No caminho de volta, a chuva foi amainando e chegamos à cidade ao entardecer... Sabendo que os preços de pernoite estão bastante altos por ali, acabamos parando num hotelzinho (Hotel Dubai) que tinha estacionamento. A proprietária, Alicia, muito gentil, permitiu que acampássemos ali, nos fundos, e deixou usarmos o banheiro de serviço. Nosso jantar foi pastel!!! 

Encontramos massa de pastel no mercado... não resistimos!


Achamos choclo para comprar... hum! Delícia!

Hora de secar tudo antes de seguir viagem! 

DESTA VEZ, VAMOS...

Finalmente conseguimos deixar Lago Agrio e seguir pela 45A até a cidade Francisco de Orellana. Puerto Francisco de Orellana, também conhecida com El Coca, é a capital da província de Orellana, localizada na Floresta Amazônica. O explorador Francisco Orellana, nascido em 1511 na cidade de Trujillo, Espanha, foi o primeiro a desbravar o rio Amazonas. Quando passamos pela Espanha fomos conhecer a sua casa e também a de seu contemporâneo e conterrâneo, Francisco Pizarro... mas esta já é outra história!!!







Cânion del Huataraco

Próximo de San José de Payamino - em Archidona, na E20, paramos num condomínio em construção, próximo de uma ponte pênsil. Ali aproveitamos para tomar banho no rio Misahualli, relaxar e acampar.
 


Delicioso banho no rio Misahualli, na localidade de Archidona




Rio Misahualli

Este foi nosso adeus do calor e do clima úmido da Amazônia! Seguimos, agora já começando a subir as montanhas (E30), passando por túneis e reencontramos o trajeto previsto há dias, já na Cordilheira dos Andes Orientais. De Puyo a Baños, e dali, a Riobamba. Já na PanAmericana (E35) - localidade de La Moya, paramos próximos do rio Guasuntos, num local top! Tivemos a companhia de ovelhas, porcos, galinhas e alguns campesinos!! 

Este vinho foi presente de nosso amigo/vizinho alemão, Rainer, de Illingen

Trocando o calor dos últimos dias (30°C), por friozinho de 10°C


Nossa próxima parada no Equador foi na linda Cuenca! Já havíamos estado ali e desta vez a passagem foi rápida, apenas para pernoite. O Alojamiento Hostal Rest House foi o local escolhido (Oscar nos atendeu), onde pagamos U$ 16 o pernoite. Nossa janta foi um frango crocante no Max Chicken, por U$ 10,75.

Caso tenha interesse em dicas de Cuenca e outras localidades do Equador, acesse o link abaixo, que relata nossa experiência anterior neste país (onde estivemos há 3,5 anos).

https://www.viagemfamilia.com.br/search?q=equador

https://www.viagemfamilia.com.br/2019/02/equador-la-mitad-del-mundo.html

Especialidade da região de Cuenca e região: cerdo tostado

Acompanhamentos

A cozinheira usa um maçarico para tostar o couro e pururucá-lo!

Ainda dormimos mais uma noite no Equador, na localidade de Catamayo, no mesmo parque temático onde dormimos há 4 anos atrás, quando estávamos começando nossa aventura rumo ao Alaska. 

Após uma semana, chegamos à divisa com o Peru! E que venham as próximas aventuras!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO