Viagem Família______________________________________

.

sábado, 23 de agosto de 2025

Expedição Transamazônica 6 - Rondônia de passagem

 

Monolitos interessantíssimos na estrada para Machadinho d'Oeste

Passagem rápida por RO


O estado de Rondônia será novamente apenas uma passagem. Já percorremos a BR 364 algumas vezes quando nos deslocamos para o Peru, via Acre. Na nossa última vez por aqui fomos conhecer o Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, divisa com a Bolívia. Este relato vocês encontram em nosso blog na postagem:

V i a g e m F a m í l i a: Dia da Partida - Atravessando o Brasil - Rumo ao Peru

Enfim, desta vez cruzamos o Rio Ji-paraná em balsa (= R$30,00 ou U$ 5,70) chegando a Machadinho d’Oeste, onde aproveitamos para lavar o Garça, retirando alguns kg de terra e pó! Com o carro “mais limpinho”, optamos por percorrer um trecho de 50/60km a mais para alcançar a BR 364, via Ariquemes, uma vez que a estrada mais curta seria de chão!




Rio Ji-paraná

Lavando uns kg de terra e pó do Garça

A cidade de Machadinho d’Oeste, assim como Ariquemes, possui muitas atrações (cachoeiras: Cascata do Tigre, Invernada dos Macacos, São José, 2 de Novembro), e até termas!?! Mas nosso objetivo era chegar à BR 230 – Transamazônica, então seguimos em frente!

Parada no posto de combustíveis na BR 364, em Ariquemes - em companhia da Redonda (está prenha e nas últimas!)

Escolhemos um cantinho no posto, perto da grama e longe da muvuca


Após um pernoite em posto de combustíveis, chegamos a Porto Velho perto do almoço, uma vez que a estrada estava em mau estado de conservação, com muito movimento e algumas barreiras, por conta das obras de recuperação que estão sendo realizadas.

Troca de óleo, filtros e ajuste no rolamento da tração dianteiro

A manutenção preventiva faz toda a diferença: arrumar uma quebra sai sempre mais caro!

Fabiano fez um trabalho top! 

O primeiro compromisso foi encontrar um local para troca de óleo, pois já rodamos mais de 6mil km desde nossa saída e necessitamos trocar os filtros, também, além de ajustes no rolamento de tração dianteiro (por que será?)

Porto Velho já é nossa velha conhecida e já visitamos suas principais atrações turísticas nas outras vezes que passamos por aqui. O único local que finalmente foi transformado em Museu e foi inaugurado recentemente é o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A entrada é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 13h30min! Adivinhem... já passava das 14h50min quando saímos da oficina! Então, esta visita ficará para a próxima! Mas temos informações interessantes sobre a cidade no nosso blog. Clique nos links abaixo:

V i a g e m F a m í l i a: Peru - Cordilheira Blanca - De Santa Catarina até o Acre - Etapa 1

V i a g e m F a m í l i a: A Amazônia é incrível, gigante e surpreendente!! (RO e AM)

Já estava chegando a hora de buscarmos um local para pernoite, então verifiquei que existe um Balneário do Toninho, distante 10km da cidade, no caminho que estamos percorrendo – direção Humaitá, BR 319. Atravessamos a ponte Rondon-Roosevelt sobre o Rio Madeira e uns 5km a frente pegamos um caminho meio estranho, não pavimentado, cheio de quebradinhas, chegando ao tal balneário! Os últimos visitantes estavam deixando o local e não havia ninguém por lá! Tudo estava fechado e as galinhas (alguns galos, marrecos e angolas), 3 cachorros e 2 gatos faziam “a guarda”! (Se tivesse um burrico iria ser a história dos Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm! rsrsr)

Acampamento no Balneário do Toninho, em companhia da bicharada!

Estacionamos o Garça e exploramos o local, aproveitando para tomar um banho de rio e de chuveiro. Como ninguém apareceu, mudamos o carro de local e fizemos nosso almojanta em companhia da bicharada!

Surucuá-grande-de-barriga-amarela

Estávamos dormindo tranquilamente quando à meia-noite, aproximadamente, alguém chegou de moto (era conhecido, pois os cães não latiram), ligou a luz do pátio e entrou na casa! O silêncio que se seguiu indicou que o cidadão não nos viu e foi dormir! Então fizemos o mesmo...

No dia seguinte fomos acordados pelo canto dos passarinhos e uma galinha que resolveu se empoleirar no aerofólio do Garça!! O vigia veio bater papo e explicamos o que havia acontecido. Ele nos falou que estava tudo bem e que os proprietários estariam chegando em pouco tempo! Entendemos o recado e levantamos acampamento, deixando o local e encontrando os donos na estradinha!!

Este trecho da BR319 está um tapete!! Há dois pontos de apoio neste trecho que liga a Humaitá (restaurantes) e após passarmos a divisa com o Amazonas, finalmente chegamos ao começo de nossa aventura!!! 

 

BR 319

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO