Viagem Família______________________________________

.

sábado, 5 de janeiro de 2019

PROJETO ACQUA MUNDI - 2019

PROJETO ACQUA MUNDI - O que é? Quais os objetivos?


Como Tudo Começou

        Desde crianças sempre viajamos para lugares próximos, normalmente não mais do que algumas dezenas de quilômetros de distância de nossas casas. Com diversos carros, como Fusca e Opala, usados em viagens cada vez mais ousadas, as distâncias foram gradualmente aumentando até que, de repente, sem nenhum motivo especial, escolhemos ir ao Mato Grosso do Sul conhecer a região perto da cidade de Bonito. Estou falando ao redor do ano de 2004 quando, em duas famílias (MMDN e CLAM), decidimos viajar de carro para lá.
         Viagem sem muitas pretensões, com muitas expectativas, mas com quase nenhum planejamento além dos passeios agendados por empresas de turismo. Seguimos com carros comuns (com uma Ipanema GM 1995 - que temos até hoje -  e uma Scénic), 2 famílias com 4 pessoas cada uma, unidas para desbravar as portas do pantanal mato-grossense.  Pouco mais de 1200 km separam as cidades de Curitiba - onde tudo começou e onde nascemos, da cidade de Bonito-MS.
          Assim descobrimos, com diversos perrengues, que não basta querer viajar, mas é preciso saber como. Planejamento é, com certeza, a parte mais importante de uma viagem. Sem ele, mesmo a mais bonita cidade ou paisagem podem se transformar num pesadelo.
        Na volta dessa bela viagem onde começamos a aprender a viajar distâncias maiores, começamos a projetar um passo bem maior. Decidimos viajar ao Peru e conhecer Macchu Pichu. Mais 2 anos se passaram, agora com alguns meses de preparação até essa realização, pois essa seria nossa primeira viagem verdadeiramente internacional de carro para fora do Brasil. Que fique bem claro que as pequenas e tímidas incursões ao Paraguai, Uruguai e a Argentina, na região fronteiriça, não podem ser consideradas viagens internacionais.
          Nossa expedição ainda teve mais um integrante de última hora e mais uma família (LEP) participou do projeto há menos de dois meses da partida para acompanhar-nos nessa aventura pelas terras peruanas. Mais de doze anos se passaram depois dessa primeira aventura sul-americana. Todas as viagens pelo continente sul americano ficavam concentrados mais ao sul. Dessa forma, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil foram intensamente visitados ao longo de anos e nos quais percorremos 400.000 km em estradas de todo tipo e pavimento. 
Macchu Pichu - dez2007/jan2008

Ushuaia - dez2009/jan2010

Alta Patagônia - dez2014/jan2015- Frutillar-Chile

Viagem Família – quem somos?

Esse grupo, inicialmente composto por 3 famílias, deu origem ao Viagem Família, que posteriormente se transformou em uma ONG, cujos objetivos estão relacionados à preservação do meio ambiente, uso sustentável de nossos recursos e apoio à defesa civil como agente de prevenção e cidadania. Realizamos muitos eventos e ações relacionadas ao cuidado e conservação de nosso meio ambiente, além de participarmos de diversos conselhos municipais em nossa cidade, Barra Velha no estado de Santa Catarina-Brasil sempre atuando em prol de uma vida melhor e mais sustentável.
Agora é outra etapa do Viagem Família que agora está alçando voo solo. 
Nós, Marcos e Mari, da família MMDN, estaremos a partir de janeiro de 2019, viajando ao redor do mundo, desenvolvendo o Projeto Acqua Mundi. 

Projeto Acqua Mundi

Como já fomos ao extremo sul do nosso continente, nosso destino agora será o extremo norte das Américas. Em parceria com a Univali, esse nosso engajamento eco sustentável transformou-se no Projeto Acqua Mundi, no qual o Viagem Família irá conhecer e vivenciar localmente como está sendo feito o cuidado e uso da água pelo mundo. Além disso, iremos fazer a análise da água oferecida à população, verificando a sua origem (poço, água da chuva, água tratada, manancial, rio...) e potabilidade. Para isso, adquirimos um aparelho que nos dá a quantidade de partículas em suspensão que há na água. 
A primeira etapa desse projeto que abrangerá todas as Américas será transformada em um livro relatando as realidades cotidianas observadas, incluindo nossas vivências no dia a dia a bordo de nosso carro. Este livro chama-se "Águas das Américas"!



Para transformar esse projeto em realidade, precisamos contar com apoiadores e colaboradores que possam nos ajudar a materializar esse sonho. Todos que se dispuserem a vir conosco nessa aventura serão lembrados, citados e agraciados por suas colaborações. Quem colaborar com R$ 100,00 será bonificado com um kit composto de copo, camiseta, adesivos e o livro (quando finalizado) incluindo seu nome em agradecimento.


Estaremos divulgando em nosso blog, a partir de agora, as experiências vividas durante essa viagem.
Faremos cada publicação relacionada a um país visitado, com dicas, curiosidades, fatos históricos relevantes e dicas, semelhantemente ao que já vínhamos fazendo... Continuem nos acompanhando, dando sugestões, enviando suas perguntas!! Sempre que possível responderemos, afinal, estamos na estrada e nem sempre a conexão é possível!! 
Boas viagens e boa vida para todos!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO