Viagem Família______________________________________

.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Paso Roballos (divisa de Chile com Argentina) a El Calafate (Argentina) - Janeiro de 2018


Ruta 41 - já na Argentina, seguindo para a Ruta 40, próximo de Bajo Caracoles
 Acordamos cedo, pois estávamos dentro da área do Parque Nacional Patagônia e não queríamos ser surpreendidos pelos rangers... Seguimos até a aduana e os trâmites foram um pouco mais lentos, pois não há sistema de internet por aqui. Então toda a documentação teve que ser feita no papel e caneta. O policial aduaneiro foi bem bacana e mostrou-se bastante interessado pela viagem de nossos companheiros, Joselle e Amândio, www.viajandonos4x4.com.br, que estão há bastante tempo na estrada e pelas nossas aventuras, visto que esta é a 13ª vez que visitamos a Argentina! Feito isso, seguimos pela rua 41, de rípio, com um visual lindão até encontrarmos a Ruta 40!!
Acampamento dentro da área do Parque, próximo da aduana


Cavalos selvagens na pradaria

Vista das montanhas e rios da Patagônia argentina



Finalmente encontramos a Ruta 40!!! Foi um choque!!! Ela está toda asfaltada!!! A última vez que percorremos esse trecho (há 8 anos) ela era de rípio, daqueles bem pesados e com muito pó! Resolvemos visitar o Cânion de Sal fica fica ao lado da Cueva de las Manos, pois já conhecíamos o sítio arqueológico (lindo e muito interessante!) e assim, nos separamos do outro casal de viajantes (que foi visitar a Cueva) e por algumas horas fizemos um programa só nosso! 
Confira nossa postagem anterior sobre este tema: http://www.viagemfamilia.com.br/2010/01/perito-moreno-cueva-de-las-manos-el.html

Reencontrando a Ruta 40!!! Toda asfaltada, agora!!
Quando seguíamos pelo rípio da estrada para a Cueva e o Cânion, encontramos um motociclista de Guaramirim (SC) no sentido contrário... Esta coincidência iria acontecer algumas horas mais tarde novamente, quando conhecemos o Alfredo que está dando a volta ao mundo numa moto Honda Biz: http://www.diariodemotochileiro.com.br/!!! É isso mesmo!!! E ainda tem gente que diz que pra viajar é preciso um carrão... Sabem nada...




Havíamos combinado com o casal de amigos de nos reencontrarmos em Bajo Caracoles, para abastecer, visto que é o único lugar onde se encontra combustível por estas bandas. O posto continua do mesmo jeito que há 8 anos... Ficamos por lá, dando um tempo e esperando pelo diesel, que só viria algumas horas mais tarde. A fila de motoristas buscando combustível só aumentava... É incrível observar que mesmo com o asfalto, essa porção da Patagônia continua atrasada e esquecida! 
Bajo Caracoles: posto perdido no meio do nada!

Local para dormir hoje: posto de combustível, protegido do vento, que é implacável 
Como estava ficando tarde, resolvemos buscar pouso e acabamos optando por um posto de combustíveis onde os carros pudessem ficar abrigados do vento, que é implacável na Patagônia! Encontramos em Tres Lagos, onde acabamos pedindo uma pizza. 
No dia seguinte, nosso objetivo era El Chaltén, cidade incrivelmente bonita e paraíso do trekking e da escalada profissional, por possuir picos de dificuldade média para grande... o Fitz Roy é o mais famoso e difícil de ser escalado! 
Confira: http://www.viagemfamilia.com.br/2010/01/el-chalten-el-calafate.html


Muito felizes em voltar pra este lugar lindo!!!

Estrada para El Chaltén - Ruta 23. Ao fundo, em destaque, Pico Fitz Roy (3405msnm)

Foto clássica no portal!


A ideia hoje é relaxar e buscar o camping municipal free da cidade... ao chegarmos lá, havia dezenas de outros viajantes com seus motorhomes e carros adaptados, além de outro carro com roof tend  (barraca de teto) como o nosso. O local fica em frente ao Centro de Visitantes antes de cruzar a ponte e chegar à cidade. Fomos logo fazendo amizade e descobrimos outro casal de brasileiros, Cláudia e Lucas, além de dois casais de alemães, um rapaz de Fairbanks (Alaska- USA), outro casal de franceses e outro de ingleses. Combinamos de fazer uma comida compartilhada e ficamos conversando, quando de repente chega uma moto Biz... Era o Alfredo, de Guaramirim, já citado acima!! 
Ele acampou debaixo do toldo do Amândio, entre nossos dois carros para ficar mais protegido. Foi bem bacana a troca de experiências com todos os viajantes e aproveitei para passar dicas sobre o Brasil para o casal inglês, inclusive dando um mapa do nosso país com as marcações. Temos que divulgar nosso país de maneira positiva, destacando o turismo em lugares que não são tão "arroz de festa"! A visão do estrangeiro sobre nosso país é muito negativa, pois as desgraças que vendem jornal são sempre o que eles leem e isso os afasta. 

Comidinha brasuca com estilo!


Bate papo multicultural: ao meu lado, o americano do Alaska, depois o casal brasileiro (Cláudia e Lucas), seguido do casal alemão (Perry e Hellen) finalizando com o Amândio e Joselle (de costas).


Depois de passearmos pela cidade e fazermos algumas compras, voltamos ao acampamento e fomos dormir. Amanhã iremos fazer um trekking básico. 
El Chaltén é uma cidade extremamente nova, fundada em 1985 para manter a soberania da Argentina sobre os territórios da Patagônia disputados com o Chile. Porém, desde os anos 1940 é local de montanhismo e escalada técnica. 
Chaltén vem do idioma Tehuelche e significa "montanha que fuma", por acreditarem se tratar de um vulcão, pois seus picos sempre estão com nuvens sobre eles. 
Despedida dos amigos viajantes, logo depois do café da manhã



Vista superior da cidade de El Chaltén
 Saímos em direção a El Calafate no meio da tarde. Chegamos à cidade, distante 215 km, rodando por asfalto e paisagens estonteantes.
A cidade de El Calafate é bem maior que El Chaltén e possui uma infraestrutura ótima para atender o visitante. Buscamos uma laundry (lavanderia) para lavar nossas roupas e achamos a mesma que havíamos usado da outra vez que estivemos aqui, há 8 anos. Depois de bater perna pela cidade, analisando o custo dos pacotes para fazer minitrekking (U$150 por pessoa, aproximadamente) no gelo e outras coisas, voltamos para o lugar onde acampamos: atrás do posto, próximo do camping onde tomamos banho, por P$20 por pessoa.



No dia seguinte saímos em direção ao Parque Nacional Los Glaciares - criado em 1937, onde fica o famoso e lindíssimo Glaciar Perito Moreno, além de outras 355 geleiras. Este parque fica a pouco menos de 50 km de distância da cidade e o clima, quando estávamos chegando perto, mudou bastante, iniciando uma chuva e afastando a ideia de fazermos este passeio novamente, visto que o ingresso para o mesmo não é barato, algo em torno de P$500 por pessoa . 
O Glaciar Perito Moreno possui 5 km de comprimento e 60 m de altura, tendo sido chamado de 8ª maravilha do mundo devido à vista imponente de seu glaciar. Se tiver interesse, dê uma olhada nas nossas aventuras pelo Parque Nacional de Los Glaciares há 8 anos, pelo link abaixo:
http://www.viagemfamilia.com.br/2010/01/el-calafate-glaciar-perito-moreno.html

Desta forma, seguimos em direção à baía de onde saem os passeios a barco e ficamos lá, dando um tempo pra ver se melhorava... como não mudou, voltamos pra cidade e curtimos o parque Sendero Laguna Nimez, bem bonito e com uma trilha fácil para observação de pássaros e outros pequenos animais. 


Parque dentro da cidade de El Calafate

Flamingos se alimentando no lago



Centro da cidade de El Calafate
Depois de reencontrarmos Joselle e Amândio, seguimos adiante, em direção à divisa com o Chile, pois o objetivo de amanhã é conhecermos o Parque Nacional Torres del Paine. 

Parando para dormir, atrás de um posto de combustíveis, em Esperanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO