Viagem Família______________________________________

.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Última etapa-Fiambalá-Argentina até Santa Catarina-Brasil

 
 Bom dia Fiambalá!

     Ontem chegamos já ao anoitecer no Camping Fiambalá. Simples mas com estrutura suficiente para ficarmos bem acomodados embaixo de árvores aproveitando a natureza e tranquilidade. Melhor ainda foi descobrir que o camping é cheio de árvores frutíferas e logo nos vimos cercados de uvas madurinhas por todos os lados.
     A proprietária do camping também fabrica pães caseiros assados na hora e claro que o café da manhã foi caprichado, acompanhado das dezenas de passarinhos e papagaios que faziam um barulho digno de acordar qualquer um, rsrsrsrsrsrs
   
Verificando o Garça em meio a parreiras de uvas madurinhas

Papagaios madrugueiros
     Fiambalá é a última cidade a oeste da Província de Catamarca pela Ruta RN 60 antes do Chile de onde viemos. Localizada a 1600 msnm tem uma população de aproximadamente 5.000 habitantes e sua economia está baseada no cultivo do vinho, estando integrada a Ruta del Vino da Argentina. O turismo também é fonte de renda da cidadezinha já que é ponto de apoio para viajantes que cruzam para o Chile neste local atingindo o famoso Paso de San Francisco.

     Tudo guardado após o café, agora vamos abastecer o Garça e seguir em direção a cidade de Tafi del Valle pouco mais de 380 km ao leste. Já conhecemos a cidade de Tafí como é conhecida por aqui pois estivemos nessa região no ano de 2012. Veja postagem: http://www.viagemfamilia.com.br/2012/01/cafayate-santiago-del-estero-argentina.html

Vejam os nomes das cidades

Mais um trecho da RN 40 percorrida

Almoço a beira da estrada debaixo de uma sombra- 38°C
      Para nossa surpresa dessa vez, diferentemente da anterior, Tafi del Valle estava lotada!!! Simplesmente impossível de ficar pois as ruas congestionadas de veículos, restaurantes com filas de espera, hotéis e pousadas lotados e o camping municipal que é enorme estava abarrotado de gente.
Não haveria as mínimas condições de conforto para dormir ou permanecer nessa simpática cidade.
     Claro que vale lembrar que Tafi del Valle é ponto de destino turístico muito famoso e conhecido na Província pois oferece clima agradável e ameno em contrapartida ao calorão que faz na região circunvizinha. A sua altitude de 2.014 msnm e boa infraestrutura turística é uma ótima opção para moradores da capital provincial San Miguel de Tucumán localizada a 126 km daqui. Dessa forma Tafí é como a "Bariloche" da região.
     Não podemos esquecer que estamos no período de férias escolares e hoje é fim de semana. Tudo isso contribui para deixar a cidade cheia de gente. Se fosse no meio da semana com certeza seria mais tranquilo.

Chuva chegando

Pertinho de Tafi del Valle
      Depois de conseguirmos nos desvencilhar do caótico trânsito da cidade optamos então para fazer o caminho e sentido inverso ao que todos faziam! Nós vamos a San Miguel de Tucumán já que todos de lá vem a Tafí!! A distância é de 110 km percorridos pelas Ruta RN 307 e RN 38,estradas com dezenas de curvas e que exigem muita atenção pois são estreitas e situadas nas encostas de serra que separam os Andes da planície de Tucumán.

   
Descendo a serra em direção a Tucumán
      San Miguel de Tucumán é uma cidade grande! Possui população superior a 1.100.000 habitantes sendo a 5ª maior aglomeração urbana da Argentina.
     Realmente a cidade estava vazia! Claro, todos sairam do intenso calor que aqui chega a 35°C e subiram a serra em direção à Tafi del Valle com seus 18°C!
     Claro que aqui as opções de pousada seriam mais difíceis em algum camping. Então usando o GPS rapidamente achamos o Hostel Tucumán pertinho do centro a P$ 880,00 ( R$ 170,00 p/ quatro) com café da manhã e diversas cervejas que tomamos ao lado da piscina! Nada melhor do que isso para espantar um pouco o calor que faz por aqui.

Aqui deixamos o Garça na rua sem nenhum problema

Instalações do Hostel Tucumán

Piscina só para nós!!!
     Na manhã seguinte partimos cedo, não antes de passear pelo centro da cidade que está muito tranquilo já que é um domingo!  Hoje será nosso último dia com pernoite na Argentina e queremos chegar até Corrientes que fica a 790 km daqui, o que nos dará um dia inteiro de estrada!
     San Miguel de Tucumán é conhecida como " O Jardim da República" e é a cidade onde foi assinada a Declaração da Independência da Argentina em 9 de julho de 1816. Fundada em 31 de maio de 1535 numa localidade a 60 km ao sudoeste daqui, teve sua sede transferida em 1685 para a atual posição devido aos intensos ataques dos índios Solcos descendentes da Cultura Calchaqui.
     Sua altitude média é de 450 msnm e no ano de 2000 o Governo Nacional declarou a cidade como patrimônio histórico nacional devido a sua arquitetura e patrimônio urbanístico. Tivemos a oportunidade de passear e conhecer alguns prédios históricos no centro e também o Teatro Mercedes Sosa, cantora reconhecida internacionalmente e que é Tucumenha.

Passeando pela cidade vazia nessa manhã de domingo

Casa de Gobierno de Tucumán

Teatro Mercedes Sosa
     Dia inteiro de viagem até alcançarmos Corrientes. Corrientes já é nossa velha conhecida pois a cada viagem que fazemos ela é quase roteiro obrigatório para o caminho de volta. Dessa vez ficamos hospedados no Hotel Astro. Conhecemos meia-dúzia de hotéis na cidade dentre as dezenas que existem. Sempre buscamos bom custo benefício apesar de sabermos que é uma cidade com custo de vida um pouco mais elevado.
     Em Corrientes também já virou hábito de jantarmos uma parilla. Tem locais onde servem apenas a parillada argentina completa, mas nós preferimos a mista onde podemos escolher as carnes servidas. Nessa viagem não foi diferente e a parilla El Tio encaixou-se perfeitamente nos nossos planos.
     Quando você volta de uma viagem longa e começa a chegar perto de casa a gente busca um pouco mais de conforto, até porque as distâncias percorridas acabam sendo um pouco maiores. Conforto, boa alimentação e dormir bem são essenciais nesses casos.



Nosso quarto com café da manhã servido no próprio quarto.


     Na manhã seguinte até Posadas, uns 320 km pela RN 12 e uma passada "rápida" em Encarnacion no Paraguai onde chegamos perto do meio-dia. Essa visita ao Paraguai foi para trocar os pneus dianteiros do Garça que já estão carecas, e os preços praticados são infinitamente menores dos no Brasil, coisas de país que não respeita seus cidadãos. Disse passada "rápida" porque o que demora mesmo são as imensas filas de argentinos indo e vindo ao Paraguai para fazer suas compras. Acabamos voltando e passando a aduana Paraguai/Argentina somente perto das 17h e isso acabou por definir nosso plano de cruzar a divisa com o Brasil
     Inicialmente iríamos via balsa em San Javier ou Alba Posse, mas esse serviço somente funciona até às 17 h . Então seguimos mais 50 km ao sul de San Javier para realizar os trâmites em Santo Tomé que faz divisa com a cidade de São Borja já no Rio Grande do Sul/Brasil.

Voltando para Posadas 

Filas imensas sobre a Ponte Internacional Beato Roque Gonzales de Santa Cruz-Encarnacion/Par-Posadas/Arg
      Os trâmites demoraram um pouco pois tivemos que carimbar os passaportes na aduana brasileira comprovando nossa entrada no Brasil. Isso se deu pelo fato de que pela primeira vez os passaportes foram carimbados quando saímos do país através da aduana em Assis Brasil no Acre. Até então nunca foi feito nenhum carimbo para sair do Brasil em todas as viagens que já fizemos pela América do Sul. Também demorou um pouco a falta de boa vontade e treinamento do funcionário da Receita Federal que reteve-nos por quase uma hora apenas para verificação das bagagens.
      Finalmente estamos no Brasil após 30 dias de viagem. Noite bem dormida em São Borja-RS. e 13.991 km rodados e chegamos em casa na cidade de Barra Velha-SC.
     A você amigo que nos acompanhou nessa aventura agradecemos a companhia e desejamos um grande abraço e se tiver alguma dúvida pode nos contactar pelo Facebook ViagemFamilia ou aqui mesmo no nosso blog.
                                 
                                                BOAS VIAGENS e SEJAM FELIZES!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO