Viagem Família______________________________________

.

sábado, 19 de dezembro de 2015

O Maior Museu Oceanográfico da América Latina




Santa Catarina é mesmo um estado privilegiado. Localizado no sul do Brasil possui uma costa marítima de 561 km de extensão, recortada com belíssimas praias, cidades acolhedoras e opções turísticas das mais diversificadas.



Cerimônia de inauguração do MOVI com presença do prefeito de Piçarras e o Reitor da Univali





Conchas raras e exóticas
Neste último dia 14 de dezembro de 2015, Santa Catarina foi premiada com mais uma importante atração turístico-cultural. Trata-se do Museu Oceanográfico  Univali, localizado no município de Balneário Piçarras no litoral norte do estado.
O Museu Oceanográfico  Univali-MOVI é o maior da América Latina no segmento e também o segundo maior do planeta sobre o tema da Oceanografia.
Na verdade a história desse museu começou há muitos anos atrás, precisamente em 1987 ainda no estado vizinho do Rio Grande do Sul, através da execução de um sonho idealizado por seu atual fundador e curador o Prof. Jules Marcelo Rosa Soto. Apenas no ano de 1993 com o apoio e fomento da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) que o projeto tomou corpo e no ano seguinte, 1994, o MOVI integrou o ICOM- International Concil of Museus (www.icom.museum) junto aos museus de história natural (NATHIST) onde atua até hoje.

Corais e anêmonas
Esqueletos naturais de baleias
Raias no piso
Fósseis de animais marinhos pré-históricos
Sala das estrelas do mar
Como o Professor Soto mesmo nos contou a história no dia da inauguração, ele começou a colecionar espécies e espécimes ainda garoto, e não tendo onde guardá-las, armazenava-as na casa de sua mãe, da sua tia e de amigos, chegando a perfazer mais de 130.000 espécimes. A imensa coleção está abrigada numa construção de 4.000 m² e a exposição de Oceanografia ocupa uma área de 1.000 metros quadrados divididos em diversas alas. Os números da coleção realizada pelo Prof. Jules Soto são realmente impressionantes!
  • a maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (9.900 espécimes);
  • a maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (400 espécimes);
  • a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (600 espécimes);
  • a segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil (650 espécimes)
  • a maior coleção de peixes marinhos do sul do Brasil (7.300 espécimes);
  • a maior coleção de invertebrados marinhos do sul do Brasil (8.000 espécimes);
  • a maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina (90.000 espécimes).
Conchas gigantes
Tubarões em seu estado natural
Peixes multicoloridos.
Sala dos tubarões
O Viagem Família esteve presente à inauguração dessa importante realização e agora, alguns dias depois dela esteve novamente visitando as instalações do MOVI, pois no dia inaugural, a quantidade de público presente foi tamanha que não seria possível visitar e admirar a coleção com o devido tempo e atenção.
Tivemos a imensa felicidade de encontrar o Prof. Jules nos corredores do museu e com ele conversamos sobre essa obra de extrema importância para a divulgação cultural oceanográfica principalmente quando falamos de um país com essa imensa costa que possui.
A ludicidade e a integração que o circuito percorrido pelos corredores proporciona aos visitantes de todas as idades e níveis de conhecimento chamou nossa atenção de forma extremamente positiva.
Vimos garotinhos felizes vendo peixes multicoloridos junto com seus avôs que de olhos arregalados admiravam os tubarões e raias expostas nas paredes e no chão!
Com o Prof, Jules Soto-Fundador e Curador do MOVI

Recomendamos a todos que visitem as instalações do Museu Oceanográfico Univali com bastante atenção, afinal não é sempre que se tem a oportunidade de conhecer a segunda maior coleção do mundo de tubarões e raias, a maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina e a maior coleção de mamíferos marinhos (golfinhos, leões e lobos marinhos, baleias) do Brasil, além da segunda maior coleção de conchas da América Latina.
Com o TUBA-Mascote do Museu
O MOVI funciona de terça-feira à sexta-feira das 14h às 20h e nos sábados e domingos das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20,00. Meia entrada para menores de 12 anos, idosos acima de 60 anos, professores e estudantes também.
Endereço: Avenida Sambaqui, 318 - Bairro Santo Antônio - Balneário Piçarras (ao lado da BR 101)
Telefones: 47-3261-1287
                   47-3261-1403





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO