Viagem Família______________________________________

.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Cambará do Sul RS a Laguna SC

26 de julho de 2014



O dia amanheceu muuuiiito gelado... tudo estava branquinho, mas com um sol maravilhoso! Agasalhamo-nos bem e subimos até a casa-sede para tomarmos um gostoso café da manhã quentinho com pão caseiro e outras delícias preparadas pela Dona Ieda que estava toda animada e ficamos conversando enquanto nos alimentávamos. A conversa estava boa e havia um outro casal que estava seguindo para Praia Grande-SC  Dessa forma já passamos as dicas da descida e dos passeios do dia e nos organizamos pra "levantar acampamento".


Conta paga, seguimos em direção ao Cânion Fortaleza, distante uns 15 km do centro da cidade percorridos em asfalto quase em sua totalidade! Foi uma surpresa para nós, visto que da última vez que estivemos aqui (há pelo menos uns 6 anos) a estrada era toda de chão batido! Dessa forma agora apenas os últimos 3,6 km ainda não foram pavimentados e o trecho está bastante ruim, porém a possibilidade de vislumbrar o paredão de rocha não desanima o aventureiro que para lá se encaminha. A vista do Fortaleza é d e s l u m b r a n t e!!!!!!!!

Eu (Marcos) bem na borda do Cânion

Trilha do Fortaleza
Encontramos muitos outros visitantes e iniciamos a subida da montanha às 10h, debaixo de sol quente e pouco vento. A medida que íamos subindo, o visual ia ficando cada vez mais bonito o vento ia aumentando e a sensação térmica diminuindo. Indispensável roupas adequadas para se proteger do vento forte, bem como um bom protetor solar, pois o sol estava inclemente. A caminhada leva pouco mais de 30 minutos e é relativamente fácil. Chegando ao topo, novamente fomos surpreendidos pela beleza e pela boa visibilidade, visto que era possível enxergar até o Torres, no litoral gaúcho, bem como lagunas e outras praias já do litoral catarinense! Importante destacar que o paredão tem aproximadamente 700m de altura e a divisa dos estados está mais ou menos no meio dele! É maravilhoso ficar ouvindo o vento e olhando para aquela imensidão toda! Tiramos muitas fotos e ficamos um tempo lá em cima. Ao descermos, pegamos uma trilha lateral que vai margeando a borda do cânion. Há locais onde se deve tomar bastante cuidado, pois um passo em falso ou uma lufada de vento mais forte pode desequilibrar o visitante, visto que uma queda ali seria fatal. Mais algumas fotos e voltamos ao estacionamento onde reencontramos uma raposa que há alguns anos era bastante arisca e agora caminha tranquilamente entre os visitantes do parque. Hoje a vida selvagem lentamente está se acostumando com o ser humano, infelizmente.
Vista da praia ao longe
Na beirinha do precipício
De pés pro ar...
Raposa do Campo (Pseudalopex vetulus)
Retornamos a cidade e fizemos um lanche rápido (pastel de carne, suco natural e o sanduíche que havíamos feito pela manhã, na pousada) e resolvemos descer a serra, pela estrada Rota do Sol, que hoje está toda asfaltada e é uma opção interessante para aqueles turistas que não possuem veículo mais robusto para enfrentar as estradas irregulares não pavimentadas da região!
Mirante na RS 453 - Rota do Sol
Túnel na Rota do Sol
A descida da RS 453 fica a pouco mais de 30km de distância de Cambará do Sul, em direção a Tainhas e 56 km depois da descida da Serra do Pinto, ela se encontra com a BR 101, já no município de Três Forquilhas RS. No meio dessa serra existem refúgios com toda a infraestrutura de alimentação e descanso e ótimos lugares para visualizar a bela paisagem.
Seguimos a Norte até a cidade de Laguna SC, onde pernoitamos. (Novamente tivemos o desconforto de ficarmos mais de 1 hora no congestionamento da Lagoa do Imaruí). As longas e demoradas filas são causadas pelas obras de construção da nova ponte sobre a Lagoa.
Amanhã voltamos pra casa, mas não sem antes revermos o Farol de Santa Marta. Mas esta já é outra história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO