Viagem Família______________________________________

.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Familia LEP na Serra Gaucha - 12-Set-2011

Acordamos cedo para poder conhecer Antônio Prado. O objetivo inicial era partir para Curitiba no máximo às 11:00. Então tratamos de tomar um café rápido e bater perna.

Portal de Antonio Prado - RS
Antônio Prado foi a última colônia italiana instalada no Rio Grande do Sul. Atualmente é considerada a cidade mais italiana do Brasil e seu nome é uma homenagem ao idealizador da imigração italiana no Brasil.
A cidade é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Histórico Nacional por possuir o maior e mais completo conjunto arquitetônico, em madeira, da Imigração Italiana no Brasil.
Antonio Prado e seu casario - em amarelo "Casa da Neni"
É só andar um pouquinho pela rua principal da cidade para perceber a beleza das 48 edificações tombadas em 1989. Mas o mais legal não são as casas e sim os Pradenses, todos são muito simpáticos e excelentes de prosa. Nós que queríamos sair as 11:00 não saímos de lá antes das 14:00 !!! Brava gente !!!
Edu na Praça Central
Logo que saímos para bater perna paramos na recepção do Hotel Piemonte que possui um quadro de fotos das filmagens do filme "O Quatrilho". A Mari, gerente da casa mostrou fotos de sua participação como "figurante" das filmagens. Muito Legal ! A cidade foi um dos principais locais da filmagem do filme, que é o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar. Algumas ruas do centro tiveram os paralelepípedos cobertos de terra e os postes de iluminação retirados para que fossem recriadas as ruas da cidade de Caxias do Sul no início do século XX. 
Manoela e seu pai Bento Bernardi
Na sequência conhecemos o centro de turismo, aonde assistimos um pequeno video sobre a cidade e as filmagens do Quatrilho, e recebemos algumas informações importantes. A cidade possui cascatas próximas e uma bela gruta para visitação. Depois fomos na casa da "Neni" uma das mais bonitas do centro histórico. Lá a Lucia mostrou vários artesanatos da região. Também conhecemos a Tia Odete, uma senhora muito simpática, que conhece tudo e todos. Foi muito divertido conversar com ela. Por último, passamos na loja de fotografias do Sr.Bento Bernadi, que junto com sua filha Manoela, contaram estórias dos filmagens realizadas no seu casarão, mostraram belíssimas fotos e telefonaram para a Belony, dona da "Pousada de Rossi", que próxima dali. Ele insistiu que fossemos visitá-la com a possibilidade de almoçar uma bela polenta na chapa.
Tia Odete e a "sobrinha" Edu
Chegamos na Pousada Colonial De Rossi rapidamente a partir de uma estrada de terra que vai para a cidade Nova Roma do Sul. Fomos calorosamente recebidos pela "Belô" como se fossemos velhos conhecidos. O nosso amigo Benfato de Curitiba também já havia nos recomendado conhecê-la e valeu muito a pena. A Belô é uma pessoa muito animada, italianíssima, a pousada é muito boa, com ótimos chalés e um restaurante que lembra uma velha cantina italiana. Almoçamos junto com a Belô, muito queijo, muito vinho de colônia, polenta frita, pão, suco de amora, e um salame e uma copa muuuuito gostosos....
Pedro, Luiz e a Belony na Cantina da Pousada
Resumo, vamos voltar um dia lá com certeza. De preferência na época da vindima para colher uva, e principalmente maça que por lá se cultiva. Quem sabe no centenário da Vovó Maria não consigo convencer a família de fazer a festa por lá. Seria muito legal.
Viagem em Familia na Pousada Belony
Depois disso, pegamos a estrada para Vacaria (RS-122) e de lá pegamos a BR-116. O dia estava maravilhoso e doeu o coração deixar o Rio Grande do Sul. Chegamos em Curitiba por volta das 20:30. Foram 1750 km rodados em 6 dias. Até a próxima !


Rio Grande do Sul - Divisa com SC - Rio Pelotas - Até a próxima !!!

Um comentário:

  1. Bela viagem amigos/irmãos "Abutres". Muitas histórias e experiências a contar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Grato por visitar o ViagemFamilia. Críticas, elogios e quaisquer comentários são desejados, desde que feitos em terminologia ética e adequada.

SE FIZER QUESTIONAMENTOS POR FAVOR DEIXE ALGUMA FORMA DE CONTATO PARA POSSIBILITAR A RESPOSTA, COMO E-MAIL, POR EXEMPLO